Descubra 5 benefícios de uma boa gestão de infraestrutura de TI

Descubra 5 benefícios de uma boa gestão de infraestrutura de TI

O setor de TI deixou de ser útil apenas para “apagar incêndios” nas empresas, assumindo um papel de protagonismo na tomada de decisões estratégicas. Para garantir a eficiência desse departamento, é cada vez mais comum que as organizações contratem ou terceirizem profissionais específicos de gestão de infraestrutura em TI.

O objetivo é manter uma gestão especializada e alinhar as estratégias de negócio ao uso de recursos tecnológicos.

A seguir, entenda porque esse setor é tão importante para o seu negócio: separamos as 5 principais vantagens de uma boa gestão em TI. Boa leitura!

1. Otimização da produção

Uma boa gestão de infraestrutura em TI é capaz de mapear situações de risco e realizar o devido controle, no intuito de evitar o desperdício de tempo e de recursos da organização, proporcionando uma melhora na produtividade da empresa como um todo.

Ao fazer uma administração mais inteligente e proativa, o gestor se torna capaz de estruturar melhor os projetos, organizar políticas, alocar recursos e distribuir os serviços de uma maneira mais eficiente e harmônica.

2. Aumento da vida útil dos equipamentos

Assim como os demais ativos de um negócio, os equipamentos e as aplicações de tecnologia têm um tempo de vida útil. Logo, quando não há uma excelente gestão de TI na empresa, eles se tornam antigos e ultrapassados rapidamente.

Por outro lado, ao contar com uma excelente gestão, é possível — a partir de métodos eficientes e revisões constantes — permitir que os equipamentos sejam utilizados na sua capacidade máxima dentro de um período de tempo aceitável.

A Ecotelecom tem a solução perfeita para manter os equipamentos sempre atualizados: o Vivo Soluciona TI.

3. Redução de custos e melhora da taxa de ROI

A gestão de infraestrutura em TI também garante às corporações um controle maior de seus investimentos tecnológicos. Ao monitorar, planejar e avaliar os recursos, é possível evitar desperdícios de dinheiro e realizar investimentos mais sustentáveis e inteligentes, o que traz a tão sonhada redução de custos.

Além disso, o ROI (Return On Investment / Retorno sobre Investimento) é capaz de melhorar consideravelmente com uma boa gestão de infraestrutura, devido ao aumento da eficiência dos profissionais e, consequentemente, à produtividade do usuário final, além da identificação de indisponibilidades e falhas que podem ser totalmente mitigadas.

4. Soluções encontradas de forma ágil

A equipe de gestão de infraestrutura em TI tem pleno conhecimento sobre os ativos de hardware encontrados no inventário da empresa.

Portanto, caso aconteça alguma falha técnica, substituição ou qualquer outro tipo de problema, a equipe de TI está totalmente preparada e habilitada para encontrar as melhores soluções em um curto período, de modo que o dano não provoque qualquer consequência mais séria a outros setores.

5. Controle sobre o uso de equipamentos

A gestão de TI eficiente faz um rígido controle sobre a política de uso de equipamentos da empresa, evitando que softwares proibidos ou indesejados sejam utilizados, além do uso inadequado de hardware.

Conforme o negócio se desenvolve, mais e mais recursos tecnológicos precisam ser incorporados à sua rotina operacional. Por isso, é importante que o setor de TI garanta total controle de seus recursos, para evitar gargalos, indisponibilidades, vulnerabilidades e demais problemas que podem surgir com o tempo.

Neste artigo, você viu que as vantagens de uma boa gestão de infraestrutura em TI não se resumem à otimização da receita e redução de custos. Um setor de TI eficiente aumenta a produtividade dos profissionais e melhora a busca por bons resultados, tornando a empresa ainda mais competitiva no mercado.

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir a nossa página do Facebook e continuar aprendendo mais sobre os serviços de TI.

Deixe uma resposta

Fechar Menu