6 vantagens da terceirização de TI para a sua empresa

6 vantagens da terceirização de TI para a sua empresa

Embora seja tendência no mundo empresarial atual, nem todos sabem o que é a terceirização de TI e seus benefícios. Como o próprio nome diz, é a ação de transferir serviços tecnológicos ou tarefas a uma empresa especializada no setor. É importante destacar que esse setor de tecnologia da informação é crucial dentro de uma empresa, uma vez que desempenha papéis estratégicos para o negócio.

Praticamente todos os processos desse setor podem ser terceirizados integral ou parcialmente. Entre eles estão: gestão de infraestrutura, automatização, desenvolvimento de softwares, manutenção, suporte e serviços de backup e segurança de dados.

Quando bem-feita, a terceirização pode levar a TI a outro patamar, com um grande aumento de produtividade dos funcionários, maior otimização de processos e garantia de continuidade das operações. Conheça, então, algumas das inúmeras vantagens de terceirizar as atividades desse setor. Boa leitura!

1. Inovação

Muitos empreendedores ainda têm trabalhado com sistemas bastante obsoletos, que tornam as operações pouco otimizadas e mais lentas. Por outro lado, há fornecedores com tantas soluções para inovar e otimizar o setor que acabam deixando os gestores confusos.

Ao decidir pela terceirização do setor, você pode contar com uma empresa parceira, que vai dar orientações sobre a adoção de novas tecnologias de acordo com as necessidades do seu negócio, a partir da avaliação de experts no assunto.

2. Redução de custos

Os servidores na nuvem são todos virtualizados, sendo assim, os custos com manutenção, equipamentos e data center passam a não ser mais obrigatórios. Dessa maneira, a empresa não precisa investir tanto em tecnologia robusta, o que leva a uma significativa redução dos custos.

Ter uma equipe de TI é muito relevante, no entanto, o seu custo nem sempre vai ser viável para as empresas, haja vista que são profissionais caros. Ao optar pela terceirização, você terá um custo bem mais acessível, pois contratação, pagamentos e encargos dos funcionários vão ficar por conta da empresa contratada.

3. Retorno do Investimento (ROI) positivo

Além de proporcionar uma grande redução de preocupações e de custos, a terceirização de TI garante um excelente retorno do investimento, tanto em médio quanto em longo prazo.

Quando o negócio pode contar com uma empresa parceira, as tecnologias utilizadas e o desempenho são avaliados constantemente, com foco no crescimento, economia de recursos e em expansão. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e a rentabilidade do empreendimento.

4. Auxílio de especialistas

Muitas empresas contam com diferentes soluções e sistemas que nem sempre trabalham de maneira sincronizada. Se esse for o seu caso, a empresa terceirizada também pode trabalhar como uma consultoria, destacando os principais pontos de melhoria e vulnerabilidades para o negócio.

Assim, pode-se trabalhar com as tecnologias mais atuais, voltadas para a otimização e automatização das atividades, mantendo a empresa sempre competitiva e moderna no mercado.

5. Garantia de um serviço de qualidade

A terceirização engloba o gerenciamento de inúmeros serviços essenciais para o negócio, como sistemas operacionais, e-mails, backups, segurança de dados, contingência etc.

Ao garantir o funcionamento e a continuidade de todos esses serviços, a empresa terceirizada garante uma SLA (Service Level Agreement, em português, Acordo de Nível de Serviço) para restabelecimento da operação, quando houver falhas, dentro de um determinado prazo. Ou seja, um compromisso com a qualidade que nem sempre é assegurado por uma equipe própria.

6. Melhoria da performance

O setor de TI terceirizado passa a trabalhar com o propósito de obter processos mais dinâmicos, automatizados e fluidos, mantendo e melhorando as operações da empresa cuja eficácia dependa do setor. Isso acaba deixando os resultados mais práticos, claros e passíveis de análise.

Todas essas vantagens da terceirização de TI que foram destacadas possibilitam que a empresa possa manter o direcionamento de seus profissionais voltado para o foco do negócio, enquanto essas atividades de tecnologia e que são rotineiras ficam a cargo da fornecedora, que trabalha como parceira, atuando em conjunto para que o negócio cresça e apresente as vantagens mais significativas no seu segmento de mercado.

E aí, ficou interessado e quer terceirizar o seu setor de TI? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Este post tem 6 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu