As vantagens dos serviços em nuvem para gerenciar startups
As vantagens dos serviços em nuvem para gerenciar startups - Ecotelecom Vivo Empresas

As vantagens dos serviços em nuvem para gerenciar startups

A digitalização  de empresas às pressas marcou o ano de 2020. Isso principalmente para soluções de tecnologia, que viram sua demanda aumentar exponencialmente em serviços de nuvem, por exemplo. Com ela, também vieram mudanças que afetaram hábitos de consumo, rotinas de estudo, a forma de trabalhar e até de conduzir os negócios, como gerenciar startups.

O trabalho remoto se tornou possível, de forma geral, por meio de recursos de Cloud. E ganhou destaque como uma opção à suspensão das atividades de companhias.

Apesar de não ser uma prática habitual no país até então, o modelo trouxe bom retorno para os negócios e colaboradores.

Essa foi uma das transformações que abriu caminho a novas oportunidades de negócio, em especial para empresas com um rápido crescimento e capital focado, como é o caso das startups.

Neste artigo, você verá como os serviços em nuvem podem ajudar a gerenciar startups de forma eficiente e com custos reduzidos. E, ainda, como  auxiliam até mesmo na adaptação ao novo cenário do mercado, como a implementação de um modelo de trabalho híbrido com qualidade e segurança.

O cenário das startups

As startups brasileiras são um exemplo de negócios que se adaptaram e cresceram, apesar da crise global vivida em 2020.

Presentes em diversos setores como educação, saúde, finanças, logística e agricultura, essas companhias tiveram papel especial durante a pandemia.

Só para exemplificar esse sucesso, segundo um estudo realizado pela Distrito, tais empresas atingiram um marco histórico, arrecadando US$ 3,5 bilhões em 2020. Isso representa um crescimento de 17% em relação a 2019.

Além disso, houve outros recordes como o volume de transações, que atingiu 469 aportes. E também o número de fusões e aquisições, que chegou a 163, comparado a 64 em 2019.

Outro fato interessante é que as startups estão bastante ligadas à tecnologia. E as focadas em Inteligência Artificial também se destacaram no ano anterior com uma captação de US$ 365 milhões, de acordo com a Distrito Dataminer.

Dessa forma, fica claro que, no Brasil, gerenciar startups é um desafio, mas também é um campo crescente de oportunidades.

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Novo modelo de trabalho também é atrativo para startups

Muitas empresas adotaram o home office pela primeira vez no Brasil durante a pandemia. E esse processo foi realizado de forma bastante rápida, a fim de acarretar menor prejuízo às empresas.

Para se ter uma ideia, até abril de 2020, 46% das companhias brasileiras já recorriam ao modelo, de acordo com um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Após a implementação, que muitas vezes foi feita de forma imperfeita, priorizando velocidade ao invés de segurança, muitos negócios entenderam que essa transformação perduraria mesmo sem períodos de contingência.

Para ilustrar, uma pesquisa feita pelo Google Customer Survey mostrou que um em cada cinco brasileiros já acredita que o hábito de trabalhar e estudar em casa será incorporado na nova rotina.

Aliás, segundo um estudo conduzido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP em 2020, 7 em cada 10 pessoas gostariam de seguir trabalhando de forma remota após a pandemia.

Além disso, o estudo Predictions 2021, da Forrester Research, prevê que Com isso, inegavelmente, é necessário se preparar para fornecer estrutura aos colaboradores que optarem pelo modelo, seja ele integral ou híbrido.

Afinal, há uma série de benefícios aos funcionários, como a redução do tempo gasto com locomoção ao local do trabalho até uma melhor qualidade de vida e tempo familiar. Inclusive, o mercado imobiliário já está sentindo os efeitos dessa transição.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios indicou que os novos negócios caíram para 30% da média anterior à pandemia.

Contudo, a mudança também é positiva para as companhias, que podem diminuir espaços em escritórios e, assim, reduzir custos operacionais.

E nesse fator, o modelo de trabalho híbrido se torna bastante vantajoso para  gerenciar startups.

Para gerenciar startups de forma segura, uma boa implementação do trabalho remoto é fundamental

Como vimos, o trabalho híbrido, quando o funcionário alterna entre escritório e a casa (ou qualquer outro lugar) durante a semana, é benéfico para empresas e colaboradores.

Porém, há ressalvas: precisa ser planejado e contar com uma estrutura tecnológica adequada para suportar as necessidades do seu negócio.

Somente dessa maneira será possível manter um colaborador exercendo suas atividades remotamente com a qualidade e a segurança que ele teria no escritório.

Inclusive, esse modelo foi nomeado pelo Gartner como “Anywhere Operations” e listado como uma das tendências tecnológicas estratégicas para 2021.

Por outro lado, uma migração feita às pressas pode transformar tal vantagem em um problema, pois impasses como conectividade instável, dificuldade para acessar documentos e aplicações podem afetar a eficiência.

Outra questão crucial é a segurança dessas operações, bem como dos dados armazenados no ambiente virtual.

Com um maior uso corporativo do meio digital, houve um considerável aumento nos incidentes de segurança cibernétca. Entre fevereiro e abril de 2020, por exemplo, os ataques com foco em ferramentas de acesso remoto cresceram 333% no Brasil, de acordo com dados da Kapersky.

Essa evolução nas ameaças durante a pandemia mudou também a visão dos gestores. No relatório Future of Secure Remote Work, da Cisco, 85% das organizações afirmaram que a segurança cibernética agora é extremamente importante ou mais importante do que antes da COVID-19.

Nesse sentido, a fim de ter a opção do home office, a melhor saída para gerenciar startups são os serviços em nuvem. Dessa forma, é possível adicionar soluções de segurança e contar com a flexibilidade necessária para a evolução do negócio.

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