Precisando de um computador para empresa? Saiba como escolher!

Precisando de um computador para empresa? Saiba como escolher!

Escolher um bom computador para empresa pode parecer uma tarefa simples, como fazemos quando vamos comprar uma máquina para uso pessoal. Porém, para que a aquisição não se transforme em um problema, alguns quesitos devem ser analisados, tanto de performance quanto de custo-benefício.

A maioria dos gestores, que não tem TI como núcleo de seus negócios, analisam a compra apenas pelo custo. Embora trabalhar dentro de um orçamento seja saudável para uma boa gestão, a redução de custos deve vir aliada a uma análise das reais necessidades da empresa, para que o barato não saia caro e você tenha gastos contínuos com upgrades e manutenção.

Para te ajudar, fizemos este post com dicas valiosos para que você acerte na escolha do computador para a sua empresa. Confira!

Quais são as necessidades de sua empresa?

Antes de pensar em orçamento, analise qual é a demanda da empresa em relação a software e hardware. É muito importante que a máquina dê conta das demandas reais de desempenho, armazenamento, mobilidade, entre outros. Você pode fazer um checklist respondendo perguntas como:

  • Minha empresa produz um grande volume de dados — alto fluxo de e-mails, vídeos em alta resolução, peças gráficas, etc?
  • Trabalhamos simultaneamente com softwares que demandam alto desempenho?
  • Necessito de portabilidade — um computador que possa transportar pela empresa?

Um computador de mesa, desktop, tem um custo benefício melhor em relação a um notebook, além de uma maior capacidade upgrade.

Se a sua empresa trabalha apenas com editores de texto, planilhas simples e softwares em nuvem, por exemplo, poderá optar por um HD de menor capacidade e investir mais em outras prioridades, que melhoram o desempenho, como a memória RAM.

A seguir exploraremos mais a fundo cada um dos itens básicos que você deverá analisar para escolher o seu PC. Continue lendo.

>>Saiba como avaliar os gastos com telefonia da sua empresa<<

Precisando de um computador para empresa? Saiba como escolher - Ecotelecom

 

Quais são os principais componentes que afetam o desempenho de um computador?

Com a lista de demandas e o seu orçamento em mãos é hora de você definir as configurações que atenderão às suas necessidades. Confira abaixo os principais itens que você deve avaliar.

HD — Hard Disk

O HD deve ter uma capacidade de armazenamento que permita um espaço extra, para que ele não fique sempre no limite e acabe prejudicando o desempenho do computador. Por isso é importante fazer a análise preditiva do volume de dados que a sua empresa produz e armazena para não ter surpresas.

Uma boa solução de manter o bom desempenho mesmo com a alta produção de dados é optar por um serviço de armazenamento em nuvem. Você economizará e ganhará em praticidade, podendo acessar os arquivos de qualquer local.

Se a demanda por desempenho for bem superior do que a de armazenamento, você poderá optar pelo SSD, que são um pouca mais caro, mas entregam mais velocidade e durabilidade.

Memória RAM

Aqui está um componente de extrema importância para o bom desempenho e produtividade do computador. É esse item contribuirá de forma determinante para que você mantenha aberto várias janela de programas de alto desempenho, sem prejudicar a velocidade do PC.

O mínimo recomendado atualmente para computadores que tem uma alta demanda são 8GB de RAM. Além disso, é importante que o computador tenha possibilidade de expansão.

>>Veja 3 motivos para você investir agora em infraestrutura de TI<<

Processador

É no processador que são gerenciadas todas as funções dos programas de um computador e um boa escolha desse equipamento é essencial. É importante que você escolha um modelo que tenha mais de um núcleo, para não perder desempenho e atrapalhar a produtividade de sua empresa.

Mesmo que você tenha as suas preferências e já vislumbre o computador para a sua empresa, é sempre importante consultar especialistas, para não dar brechas para  margens de erro que podem custar caro. Dependendo da demanda, talvez seja interessante contratar um parceiro para ajudar a gerir o TI de sua empresa.

Gostou do post sobre como escolher um computador para empresa? Quer mas dicas para modernizar o seu negócio? Então confira já 3 motivos para investir agora em infraestrutura de TI.

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu