3 dicas para escolher o melhor antivírus para sua empresa!

3 dicas para escolher o melhor antivírus para sua empresa!

Investir no melhor antivírus é fundamental para qualquer organização, independentemente do porte. No entanto, muitos empresários têm dúvidas na hora de fazer a escolha: diferentes marcas, versão paga ou gratuita, entre outros aspectos.

Para auxiliar você a por fim nesse dilema, preparamos 3 dicas que vão lhe ajudar a identificar a melhor opção, de acordo com as demandas específicas do seu negócio.

Continue a leitura e descubra!

O que considerar ao escolher o melhor antivírus

Avaliar qual é o antivírus mais adequado é relativo, pois isso pode variar conforme o ambiente no qual está instalado e o critério de definição. Mais importante que o valor pago pela proteção, é a confiabilidade.

Portanto, escolha softwares de empresas sempre ativas em pesquisas e por dentro de todos os assuntos de segurança, vazamentos e falhas exploradas por hackers que chegam na imprensa do mundo todo.

No entanto, oferecer mais proteção à sua máquina, por si só, não é suficiente para dizer se um antivírus é o melhor. É preciso considerar também outros fatores sobre o programa, como:

  • o quanto consegue proteger seu computador sem gerar sobrecarga (performance);
  • o quanto é fácil de ser interpretado e configurado (usabilidade).

Para quem possui uma máquina poderosa, focar apenas na proteção pode ser satisfatório, já que dificilmente o funcionamento do aparelho será limitado enquanto o antivírus trabalha. No entanto, se este não é o seu caso, encontrar um equilíbrio entre proteção e desempenho é essencial.

Agora que você já entende mais sobre o assunto, vamos às 3 dicas que ajudarão na sua escolha. Confira!

1. Opte por marcas consagradas

Quando o assunto é segurança, marcas conhecidas são as alternativas mais viáveis, uma vez que estão sendo testadas por usuários e especialistas há anos, o que permite uma comprovação de seu desempenho.

Além disso, não é difícil encontrar softwares falsos na internet, com nomes e ícones bem parecidos. Então, se surgir qualquer dúvida, faça uma pesquisa aprofundada no Google e vá direto ao site do fabricante.

Serviços online como o VirusTotal também podem ajudar a identificar as melhores opções. Se a empresa que você escolheu for uma das fontes que alimentam o sistema, esse é um indicador positivo. Além disso, a plataforma conta com motores de antivírus. Isto é, caso um arquivo seja enviado, várias empresas da área vão fazer um teste de verificação para checar se ele é malicioso ou não.

>>Precisando de um computador para empresa? Saiba como escolher!<<

3 dicas para escolher o melhor antivírus para sua empresa - Ecotelecom

2. Considere os resultados de testes comparativos

Utilize como referência sites de instituições que não vendem softwares e fazem análises de antivírus de vários fabricantes, pois fornecem um panorama do nível de proteção, performance e usabilidade.

Verificar se a empresa escolhida está bem posicionada nos resultados e relatórios dos institutos indicados abaixo é um parâmetro importante a ser considerado na tomada de decisão.

Conheça algumas entidades que analisam vários antivírus e divulgam os resultados na web:

3. Analise as funcionalidades de antivírus pagos e gratuitos

Enquanto as versões gratuitas trazem o básico que qualquer pessoa precisa, as pagas funcionam como sistemas completos de proteção, mas nem tudo o que vem nos pacotes é essencial para um usuário comum.

Se o foco do software é o uso doméstico, as ferramentas gratuitas disponíveis na web são suficientes. Porém, é importante ter cuidado ao navegar na rede e baixar programas apenas de fontes conhecidas.

Os antivírus pagos oferecem recursos específicos, para demandas de usuários exigentes. Os grandes diferenciais dessa modalidade são os modos específicos para ransomware, proxy maliciosos, VPN, carteira de senhas etc., variando conforme o perfil do usuário e a rotina de uso do computador.

>>Quais indicadores de qualidade podem ser usados no setor telecom?<<

Os servidores, por sua vez, necessitam de outros tipos de cuidados. Por isso, estude cuidadosamente suas necessidades antes de decidir por proteção gratuita ou pela compra do serviço.

As dicas deste artigo trazem orientações valiosas para ajudar você a identificar o melhor antivírus para o seu negócio. Agora, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam proteger os computadores de ataques maliciosos!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Deixe uma resposta

Fechar Menu