O que é VPN? Tire suas dúvidas sobre as redes privadas

O que é VPN? Tire suas dúvidas sobre as redes privadas

As ferramentas tecnológicas estão em constante evolução e aproveitar bem as potencialidades das telecomunicações pode ser um diferencial para a sua empresa. Apesar de sua utilização ter se tornado significativamente crescente nos últimos anos, ainda há pessoas que não sabem o que é VPN.

Então, preparamos este post com informações básicas sobre a Virtual Private Network (ou Rede Virtual Privada em português) e como ela pode incrementar as atividades da sua empresa.

O que é VPN?

A rede virtual particular interconecta dispositivos por meio das redes públicas. É uma solução de internet bastante utilizada pelas empresas que precisam se comunicar com as suas sedes e filiais, principalmente por ser mais barata se comparada com linhas privadas, cabos de redes, links de rádio e equipamentos wireless.

Ou seja, implantar uma VPN pode ser interessante para o seu negócio visto que é uma alternativa segura e de baixo custo.

Quais são as vantagens de usar a VPN?

Confira agora como as principais funcionalidades das VPN e como podem agregar valor para o seu negócio.

Conectividade

Como são mais baratas do que os links dedicados, a rede virtual pode aumentar progressivamente a conectividade da empresa. A internet possui pontos de acesso difundidos pelo mundo todo, circunstância que viabiliza a adoção da VPN por empresas de qualquer segmento ou porte.

Consequentemente, os negócios se tornaram mais dinâmicos e os seus colaboradores têm a possibilidade de trabalhar remotamente, pois podem se conectar à infraestrutura interna da empresa mesmo quando estão longe.

Segurança

Outro grande trunfo das VPN é permitir o tráfego de dados pela internet de forma segura, oferecendo proteção extra às informações confidenciais e sensíveis.

Por meio dos algoritmos criptográficos, os dados transmitidos pela rede são autenticados e, portanto, não adulterados. Depois da cifragem, as informações são encaminhadas para os destinatários através dos protocolos de tunelamento.

E você sabe que investir em segurança é essencial para garantir a continuidade do seu negócio. Afinal, de nada adianta ter uma infraestrutura operacional bem equipada, se os seus dados forem indevidamente expostos indevidamente aos seus clientes e até mesmo a potenciais aproveitadores. Pense nisso.

Túneis

O IPSec possui uma série de protocolos para túneis seguros de redes de intranet e de internet. Trata-se de um mecanismo que permite que as informações trafeguem pelo gateway e sejam criptografados antes de chegarem aos hosts destinatários ou sejam decifrados antes de serem baixados.

Compreender o funcionamento dos algoritmos de tunelamento é interessante para a segurança das informações da sua empresa. E é sempre válido relembrar que os vazamentos de dados podem causar prejuízos irreparáveis para o seu negócio.

Mascaramento de IP

Dependendo do país (ou países) onde estão os seus clientes, pode ser necessário mascarar os IP da sua rede interna a fim de evitar problemas com os governos locais. Para isso, são utilizados os algoritmos Masquerade de IP.

Isso permite a troca do seu endereço pelos endereços do provedor de VPN, de modo que os seus clientes possam acessar sem obstáculos os produtos e serviços do seu negócio.

Bem. Aqui está a explicação sobre o que é VPN e sobre suas principais funcionalidades. Gostou do artigo? Então, que tal nos seguir nas redes sociais — estamos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube — e ficar sempre por dentro das novidades de telecomunicações.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu