Servidor na nuvem: saiba o que é e para que serve

Servidor na nuvem: saiba o que é e para que serve

As vantagens do servidor na nuvem são cada vez mais perceptíveis para diversos modelos de negócio. Todas as informações e dados de sua empresa ficarão hospedadas em um data center sem que você precise investir em equipamentos, licenças de software, hardware, energia elétrica, dentre outros itens.

O custo-benefício é um dos maiores benefícios em migrar para a computação em nuvem. Neste post você vai descobrir o que é e por que deve aderir a essa tecnologia. Confira!

O que é um servidor na nuvem?

Um servidor na nuvem, ou um cloud server, é um grupo de maquinário trabalhando juntos, como uma só. Em vez de ter um equipamento disponível na sua empresa, você contrata as máquinas na “nuvem” com as configurações necessárias para atender as especificidades da organização.

Hospedar os dados na nuvem quer dizer colocar as suas referências em um data center gerenciado por uma empresa especializada no assunto. Essa prática também é conhecida por cloud computing.

Caso ocorra algum problema com uma das máquinas na nuvem, outra máquina assumirá a carga, impedindo que seu sistema ou sites fiquem fora do ar.

>>Virtualização de servidores: entenda o que é e como funciona!<<

Servidor na nuvem: saiba o que é e para que serve - Ecotelecom

Motivos para migrar o servidor para nuvem?

Veja abaixo bons motivos para aderir à tecnologia!

Escalabilidade

O servidor na nuvem acompanha o crescimento da empresa de acordo com o ritmo e espaço necessário. Você pode aumentar o uso do cloud computing sem precisar investir em uma nova infraestrutura ou parar as atividades de sua empresa para adaptação de softwares.

Backup

Caso ocorra alguma falha em seu desktop, por exemplo, todos os dados e informações de seu negócio são facilmente recuperados por estarem na nuvem.

Os arquivos da máquina são sincronizados para a rede automaticamente.

Acessibilidade

As informações e dados mantidos em um data center podem ser acessados online em qualquer lugar do mundo. Basta ter conexão com a internet, login e senha para ter acesso aos dados e desenvolver suas atividades.

Manutenção

É possível incluir, no momento da contratação do servidor na nuvem, manutenções preventivas tanto na base de dados quanto no servidor em si. Esse serviço é feito pela equipe de TI e normalmente é realizado de madrugada para evitar interrupções nas atividades dos clientes.

>>Backup na nuvem: o que é e quais são as suas vantagens<<

Por que o servidor na nuvem é a tecnologia indicada para você?

A computação em nuvem é algo imprescindível na estrutura das empresas. De acordo com a Convergência Digital, mais de 50% das empresas já utilizam esse recurso.

ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA) revela que o Brasil ocupa o 8° lugar entre os países que apresentam melhores condições para a computação em nuvem, depois de Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e Estados Unidos.

Hoje em dia, 77% das empresas que investem em um data center externo apontam uma redução de custos. Não há gastos com infraestrutura ou energia elétrica, apenas com a assinatura, que varia de fornecedor para fornecedor.

Sendo assim, o  servidor na nuvem é uma tendência mundial e vem ganhando cada vez mais adeptos. E você, o que achou dessa tecnologia? Deixe um comentário no post, queremos saber sua opinião sobre o tema!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu