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Como criar um e-commerce e aproveitar os benefícios do mundo digital - Ecotelecom Vivo Empresas

Como criar um e-commerce e aproveitar os benefícios do mundo digital

Cada vez mais, as marcas recorrem ao comércio eletrônico como uma alternativa para atender clientes e atrair novos compradores em potencial. Assim, o processo de criar um e-commerce começou a ser simplificado, popularizando esse canal de venda.

Entretanto, apesar de simples, atuar comercialmente nesse ambiente é muito mais do que apenas ter uma página de acesso. A estrutura virtual exige o planejamento de diversas etapas, assim como uma loja física precisaria.

Entre os sistemas que devem ser definidos e bem implementados para não impactar a experiência de compra do usuário, estão, prioritariamente, os de pagamento, de logística e os de distribuição de produtos.

Acima de tudo, é preciso garantir a segurança da sua loja online, uma vez que a incidência de ameaças cibernéticas cresce diariamente em intensidade, complexidade e quantidade.

Para aproveitar as oportunidades que o e-commerce oferece e se aproximar ainda mais dos clientes, vale investir em um ecossistema tecnológico resiliente, que atenda às expectativas de performance e capacidade do negócio.

Breve panorama do comércio eletrônico

Com a pandemia do coronavírus, o e-commerce ganhou destaque tanto como um caminho alternativo para quem estava com as lojas fechadas, quanto como uma nova oportunidade para quem busca empreender. Aliás, até quem nunca havia se aventurado nas compras pela internet virou consumidor digital.

No Brasil, por exemplo, havia ainda muita desconfiança quanto ao comércio eletrônico e, assim, a cultura ainda não era tão ampla. Entretanto, durante o primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira transação em e-commerce, segundo um levantamento da Ebit/Nielsen.

Consequentemente, o próprio faturamento das lojas online foi impactado, pois houve um crescimento de 47% nas vendas, que chegaram a R$ 38,8 bilhões. Essa foi a maior alta do setor em 20 anos.

Aliás, uma pesquisa do SEBRAE sobre as consequências da pandemia mostra que 43% dos empreendedores que ampliaram as vendas até julho de 2020 haviam começado a vender digitalmente.

Em outras palavras, criar um e-commerce aparece como uma saída lucrativa para o varejo, oferecendo aos clientes uma forma de comprar sem sair de casa e que, inclusive, deve continuar se destacando nos próximos anos.

Contudo, vale lembrar que nesse ambiente de amplas oportunidades, existem milhares de concorrentes que estão há apenas alguns cliques de distância.

Então, para se diferenciar no mercado, é crucial planejar e oferecer uma experiência de qualidade que seja clara, intuitiva, rápida, eficiente e customizável a partir das necessidades e preferências do cliente.

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Definindo estruturas para criar um e-commerce: planejamento é essencial

Assim como em qualquer negócio, o primeiro passo para criar um e-commerce é estabelecer suas dimensões, como:

  • Segmento de atuação;
  • Público-alvo desejado;
  • Concorrentes que atuam no nicho;
  • Objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Investimento disponível.

Dessa forma, é possível entender o cenário no qual a empresa irá se inserir, incluindo uma análise dos concorrentes que mostre, por exemplo, quais os benefícios oferecidos aos clientes pelas demais companhias e o que atrai esse consumidor.

Nesse sentido, conhecer o público, o que ele busca e quais suas necessidades é fundamental para desenhar a jornada de compra e até mesmo para definir a capacidade do sistema que será contratado.

Para casos como esses, provedores especializados como a Vivo Empresas oferecem soluções de Big Data que ajudam na avaliação de tendências e hábitos de consumo do público. Esse serviço é feito a partir de uma base de 77 milhões de consumidores que já está adequada às diretrizes de privacidade da LGPD. Aliás, essa solução pode ainda ser combinada com equipamentos de IoT nas lojas físicas, para criar um panorama ainda mais assertivo.

A partir dessas definições, é possível partir para a escolha de cada especificidade desse ambiente virtual, tais como os meios de pagamento, sistemas de segurança, logística e a própria plataforma, que engloba os demais.

Meios de pagamento e cuidados antifraude

Uma importante decisão na hora de criar um e-commerce são os sistemas de pagamento. Eles definem qual o caminho que o dinheiro irá fazer e o quanto de responsabilidade nesse processo será do próprio empreendedor. Em geral, existem três alternativas:

  • Intermediador de pagamento: uma plataforma independente que realiza a gestão entre consumidores, adquirentes e varejistas a partir do checkout na loja e conta com sistema antifraude;
  • Gateway de pagamento: conecta os lojistas diretamente às operadoras e a própria rede do cartão fica responsável por liberar ou não o pagamento;
  • Integração direta com adquirente: o empreendimento faz um contrato direto com a adquirente a fim de conseguir as melhores taxas, porém, a princípio, a responsabilidade antifraude é do lojista.

Vale lembrar que essas escolhas podem impactar não apenas a lucratividade dda operação, mas também a experiência do cliente e a segurança das transações.

Além disso, é a partir daí que se estabelecem os meios disponibilizados para o cliente pagar, como boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, carteiras digitais (PicPay, Google Pay, Apple Pay) e o pagamento instantâneo PIX. E, muitas vezes, essa pode ser a diferença entre a conclusão de uma compra ou o abandono do carrinho.

Por fim, ainda na área de cobrança, há uma série de benefícios que podem ser oferecidos aos consumidores.

Alguns exemplos são o desconto progressivo para liquidar estoque, a carteira de fidelidade que oferece uma recompensa ao cliente que retorna à loja e até mesmo o cashback, que já vem sendo utilizado por grandes varejistas.

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