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Veja o impacto do atendimento telefônico na retenção de clientes!

Você já parou para pensar que, na maioria das vezes, o primeiro contato de um cliente com uma empresa é por meio de um atendimento telefônico? Quantas vezes pesquisamos uma marca na internet ou lemos um anúncio, e quando nos interessamos pelo serviço ou produto, optamos pelo contato telefônico para obter mais informações, não é mesmo?

Mesmo diante de tantas possibilidades comunicativas decorrentes de novas tecnologias, o telefone continua sendo um dos primeiros elos entre a empresa e o cliente, o que o torna um forte instrumento de relacionamento.

Por isso, preparamos este post com alguns erros comuns no atendimento telefônico e dicas para que você ofereça um atendimento de qualidade na sua empresa. Confira e boa leitura!

Qual é a importância de um bom atendimento telefônico?

O atendimento ao cliente pelo telefone é um grande diferencial no relacionamento com o público, seja em um escritório, em um call center ou em qualquer empresa que ofereça esse meio de comunicação.

A forma como o consumidor é tratado influencia diretamente a sua percepção em relação à marca contatada. Portanto, quanto melhor for o atendimento, melhor será a imagem da empresa diante dos seus clientes.

Dessa forma, é fundamental ter consciência de que, por meio desse contato, a primeira impressão do público em relação à empresa será formada. Inclusive, é nesse momento que o profissional precisa encantar o potencial comprador.

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Veja o impacto do atendimento telefônico na retenção de clientes - Ecotelecom

Quais são os erros que podem afastar os clientes?

Longas esperas

O erro mais comum cometido pelos atendentes é deixar o cliente esperando um longo tempo na linha, sem ao menos “dar um sinal de vida”. De fato, ninguém gosta de muita espera quando tem pressa para solucionar um problema.

Transferência excessiva de chamadas

E quando você liga para um atendimento e tem a impressão de que ninguém consegue resolver o seu problema, e ficam transferindo de departamento? Esse é outro erro que os clientes não aprovam em um atendimento telefônico, uma vez que precisam repetir as informações várias vezes.

Interferências externas na ligação

Todos sabem que o ambiente em centrais de atendimento telefônico pode ser muito barulhento e caótico. Se por um lado toda essa energia tende a ser positiva para a equipe, por outro ela pode deixar o atendimento desagradável para o cliente. Ruídos, barulhos, risadas, músicas e conversas paralelas deixam a ligação ruim e o cliente insatisfeito.

Falar rápido e não saber ouvir

Outro erro bastante comum é o fato de os atendentes passarem muitas informações de uma vez só e falarem muito rápido. Além disso, acabam falando muito e não abrindo espaço para que o cliente fale. Isso pode ser extremamente prejudicial no atendimento telefônico.

Quais são as dicas para fazer um bom atendimento?

Profissionalismo

Mesmo que você trabalhe em um local descontraído, é preciso manter sempre certa formalidade. Dessa forma, você será capaz de transmitir respeito e seriedade ao seu cliente, mesmo estando a quilômetros de distância dele.

Tom de voz

Os extremos devem ser evitados em um atendimento telefônico. Então, não fale nem muito baixo nem muito alto; nem rápido demais nem tão devagar. O tom de voz precisa apresentar volume e ritmo adequados. Lembre-se de que ele é capaz de transmitir doçura, raiva, irritação, preguiça etc., por isso toda a atenção nesse sentido é pouca.

Expressões

Também é preciso adequar as expressões ao falar com o cliente. Quando você se expressa de maneira certa, está demonstrando a ele profissionalismo, seriedade e competência.

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Paciência

Seja bem paciente com os clientes. Afinal, você está ali para atendê-lo da melhor forma possível, a fim de manter um relacionamento de excelência.

O atendimento telefônico deve resultar em satisfação do público, mas também precisa ser vantajoso para a empresa. Então, não perca tempo com erros que podem ser corrigidos. Seguindo essas dicas, você e a sua empresa estarão preparados para prestar um atendimento eficiente e deixar os seus clientes cada vez mais satisfeitos.

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