4 dicas para fazer uma boa estratégia de backup em nuvem na empresa

4 dicas para fazer uma boa estratégia de backup em nuvem na empresa

A preservação e segurança de dados em uma empresa é vital de várias formas. Informações incorretas ou perdidas podem comprometer diversas atividades, além de prejudicar sua reputação diante do público. Uma forma de evitar esse tipo de problema é ter uma estratégia de backup em nuvem para empresas.

Como você já deve saber, a nuvem é um servidor que pode ser acessado de múltiplos pontos simultaneamente, facilitando a organização de arquivos. Além disso, ele também é um bom local para armazenar cópias dos dados da sua empresa, os backups, pois está fora de seus servidores. Isso reduz os custos de armazenamento, além de proporcionar mais segurança caso algo ocorra.

Porém, para que o backup em nuvem para empresas traga resultados você precisa ter uma estratégia. Continue a leitura deste post e conheça algumas dicas que vão ajudar nesse ponto. Boa leitura!

1. Comece com um levantamento de custos

O primeiro passo para ter uma estratégia consistente é saber quanto o serviço de backup vai custar. Você deve buscar empresas que prestem o serviço de armazenamento de dados na nuvem, descobrir se ela atende ou não ao volume que você precisa, quais são as vantagens e as condições de pagamento.

É importante buscar a melhor relação entre custo e benefício para que você possa otimizar os resultados obtidos sem ter que comprometer o seu orçamento.

2. Tenha um backup local para dados de menor volume

Quando alguém conta com um backup na nuvem, é bem comum que essa pessoa comece a ficar mais despreocupada com a criação de backups nos computadores locais. Afinal, tudo pode ser extraído de volta remotamente, não é mesmo? Infelizmente, essa não é a melhor escolha.

Primeiro, o backup em nuvem é mais difícil de acionar, devido à distância e ao volume de dados. Para conjuntos menores de informações, como dados de um setor específico, vale mais a pena ter um backup local, especialmente para áreas com maior risco de perda.

>>4 motivos para investir no setor de telecom da sua empresa<<

4 dicas para fazer uma boa estratégia de backup em nuvem na empresa - Ecotelecom

3. Faça a deduplicação antes de salvar

Deduplicar é quando você remove as cópias de arquivos de dentro de um sistema. E acredite: uma boa parte da memória ocupada no seu servidor é composta apenas por esses itens. Antes de fazer o backup em nuvem para empresas é recomendado que seja feita uma limpeza dos dados. Isso vai diminuir bastante o volume das transferências e poupar um bom espaço.

>>Conheça as vantagens da mobilidade corporativa para o seu negócio!<<

4. Crie uma ordem de prioridade para os arquivos

Em alguns casos não há tempo de transferir todos os dados. Pode ser que a energia caia ou que ocorra algum erro no processo. E, nesse momento, a última coisa que você quer é um monte de informações inúteis no seu backup. Com uma lista de prioridades, os dados mais importantes podem ser armazenados primeiro, evitando perdas tão significativas.

A qualidade da sua estratégia de backup em nuvem para empresas também depende de outros fatores, como o nível de sigilo de dados e o tamanho do seu negócio. Tenha todos esses fatores em mente na hora de fazer sua escolha.

Quer aprender como montar sua estratégia de backup com mais eficiência? Então entre em contato com a Ecotelecom e veja como podemos ajudar.

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu