Conheça os principais tipos de backup para sua empresa

Conheça os principais tipos de backup para sua empresa

Existem vários tipos de backup, mas será que você sabe qual é o ideal para a sua empresa? Confira aqui!

Um temporal inesperado, um assalto ou uma falha no disco rígido. De repente, os dados da sua empresa são danificados de forma irrecuperável. Conhecer e implantar alguns dos principais tipos de backup é uma das melhores soluções para se proteger de acidentes desse tipo. E assim garantir o pleno funcionamento da empresa.

Para apresentar os detalhes a respeito dos tipos de backup e explicar as vantagens desse procedimento para o pequeno e médio empresário, conversamos com James Lanning, consultor da Information Security Forum, uma organização focada na segurança de dados empresariais. Continue a leitura e veja como agir nesse momento.

Rotinas de backup protegem sua empresa

Você consegue medir o impacto que a perda de dados importantes teria na sua empresa? Para Lanning, negligenciar esse risco pode ter sérias consequências. “A escolha entre fazer backup regularmente ou não pode ser a diferença entre a vida e a morte para a empresa de pequeno porte”, salienta. “No mundo dos negócios, perder dados significa perder dinheiro e desperdiçar recursos. O que é especialmente nocivo para quem está começando”.

Além disso, ele lembra que a simples sensação de segurança pode ser benéfica para quem investiu dinheiro do próprio bolso na empresa. E tem tantos problemas com os quais se preocupar no dia a dia. “Saber que as informações e os dados críticos para o funcionamento do negócio estão a salvo pode garantir paz de espírito ao proprietário”, aponta.

Backup permite proteger os dados da empresa contra falhas de software ou hardware.

Entre os principais riscos para a segurança dos dados da sua empresa, é possível apontar:

  • Erros humanos;
  • Ataques virtuais;
  • Falhas técnicas (software ou hardware)
  • Acidentes (incêndios, alagamentos, etc.)
  • Assaltos.

Avanço da tecnologia tornou os backups mais acessíveis

Para Lenning, investir em backups está mais fácil e barato do que nunca. Ele explica que a realidade do setor mudou de duas formas significativas nos últimos anos. “Em primeiro lugar, o armazenamento de dados tornou-se mais barato. Com o preço baixo, é possível fornecer recursos de armazenamento em tamanhos que seriam inimagináveis há dez anos”, explica.

Em segundo lugar, o especialista aponta que os avanços tecnológicos da internet revolucionaram a estrutura do mercado. “A proliferação da conexão de internet de banda larga transformou o backup em um procedimento automático e em tempo real, além de torná-lo mais acessível para os pequenos empresários. Tudo isso seria impensável no passado”, avalia.

Principais tipos de backup

Falando de forma simplificada, existem três principais tipos de backup:

Completos

backup completo, também conhecido como backup normal, copia e armazena todos os itens selecionados pelo usuário e os marca como arquivos que passaram por backup. Em geral, é o primeiro backup ao qual os sistemas são submetidos.

Diferenciais

backup diferencial tem a função de copiar arquivos criados ou alterados desde o último backup completo ou incremental, mas não marca os itens como arquivos que passaram por backup. Para restaurar, é necessário o último backup diferencial e o último backup normal.

Incrementais

backup incremental copia os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e os marca como arquivos que passaram por backup. Assim, a restauração é feita com o último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais. É o mais rápido entre os tipos de backup, mas recuperar os dados pode demorar.

Por fim, o especialista lembra que todas as empresas que armazenam dados em computadores deveriam se preocupar com os riscos e investir em rotinas de backup, pois ninguém está livre do problema.

Para esclarecer a importância do processo e definir a melhor frequência para os backups, Lanning recomenda projetar cenários negativos e calcular o tamanho do prejuízo em diferentes períodos de tempo. Dessa forma, é possível trabalhar com a melhor relação de custo-benefício.

>>Conheça nossos planos de backup<<

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu