O que é e como funciona a portabilidade entre operadoras

O que é e como funciona a portabilidade entre operadoras

A portabilidade entre operadoras surgiu em 2008 e foi um marco na relação dos clientes com as operadoras.

Ela consiste em deixar na mão do consumidor a decisão de trocar ou não de plano e de operadora, permanecendo com o mesmo número.

Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), foram realizados 45,143 milhões de portabilidades no Brasil, desde a criação da norma.

A portabilidade pode ser feita tanto com os serviços de telefonia fixa, como também de telefonia móvel, a Anatel estimou que apenas no 1° semestre de 2018 mais de 77% das portabilidades realizadas foram para os serviços de telefonia móvel, contra 22,7% para a fixa.

Dados que mostram que o consumidor está mais atento as novidades do mercado, que agora são eles que ditam o que querem e que as operadoras precisam se adequar as modernidades e oferecer o melhor serviço para deixá-lo mais satisfeito.

Preparamos mais informações sobre a portabilidade, confira!

O que é a portabilidade?

A portabilidade numérica chegou para ajudar os consumidores a terem o poder de escolha e facilitar o seu dia a dia.

Já que muitas pessoas querem mudar de operadora, mas sem perder o seu número e também ter a burocracia de passar o novo número para todos os seus contatos.

Existem três tipos de portabilidade: Portabilidade de Operadora (cliente muda de operadora e mantém o número de telefone), Portabilidade de Plano (o usuário mantém o número e pode mudar também de plano, como de pré-pago para pós-pago) e, por último, a Portabilidade de Endereço (o consumidor ao mudar de cidade poderá continuar com a mesma operada).

Hoje, a maioria das operadoras não cobram para realizar o serviço, mas segundo a lei, elas podem cobrar até R$ 4,00. Portanto, é bom ficar atento antes de realizar o serviço. Em média, o serviço é feito em até 3 dias, após a solicitação do cliente.

A linha poderá ficar até duas horas sem sinal no seu aparelho devido a transição. Não se preocupe!

>> Saiba também: Telefone celular: saiba como escolher o melhor plano para sua empresa <<

O que é e como funciona a portabilidade entre operadoras - Ecotelecom Vivo Empresas

>> Veja: Boas Práticas para o Uso do Celular no Trabalho <<

Como fazer a portabilidade?

A portabilidade é um processo muito simples e, normalmente não varia de acordo com as operadoras, confira o passo a passo mais comum, abaixo:

  1. Reúna todos os documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência (pode ser conta de luz, água ou gás), e leve para uma unidade da nova operadora.
  2. Entre em contato com a nova operadora e verifique os planos e qual se adequa com o seu perfil.
  3. Verifique todas as informações e o aguarde a transferência para a nova operadora.
  4. Geralmente, você já sai com o chip da nova operadora em mãos e quase pronto para uso.

É importante você está atento ao contrato que tem com a outra operadora, pois algumas podem colocar multa, em caso de quebra de contrato. Antes de todo o processo acima, entre em contato com ela para verificar todo o acordo.

A Ecotelecom oferece vários serviços que podem melhorar a comunicação da sua empresa, conheça todos:

Ecotelecom

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu