Boas Práticas para o Uso do Celular no Trabalho

Boas Práticas para o Uso do Celular no Trabalho

O celular já virou um item essencial no dia a dia. Com ele, pode-se estar presente em vários lugares do mundo, com um simples toque na tela.

No meio corporativo não é diferente e tem sido importante, por facilitar o contato entre as equipes e também com os clientes. No entanto, apesar das suas inúmeras vantagens, trouxe alguns problemas no ambiente corporativo, como a queda de produtividade e o risco de acidentes.

Segundo pesquisa feita pela Agência OfficeTeam, os colaboradores de uma empresa ficam aproximadamente 56 minutos por dia usando os celulares para fins pessoais. Pessoas com idades entre 18 a 34 anos o número é alarmante, cerca de 70 minutos.

Ou seja, em média as pessoas tiram 5 horas do seu horário de trabalho em uma semana para estarem conectadas.

Números preocupantes que só evidenciam a importância de se contar com pequenas campanhas internas que ressaltem a importância do uso consciente do aparelho.

Elas podem informar os riscos que o uso muito constante desse aparelho pode trazer para o desempenho de cada, sempre visando o bem-estar e não como formas punitivas.

Não se deve proibir o uso do celular no trabalho
Com o celular as pessoas podem entrar em contato com a família e resolver pendências referentes ao trabalho de forma mais ágil, o que vem a ser muito positivo para uma empresa.

Proibir o uso, acarretaria em colaboradores até mesmo desmotivados pela perda desse contato. A ideia é conscientizar que o uso durante longos períodos poderá trazer prejuízos na entrega das suas demandas.

>>Saiba mais: Vale a pena usar um sistema de gestão de telefonia?<<

Boas Práticas para o Uso do Celular no Trabalho - Ecotelecom Vivo Empresas

Apenas em casos em que o colaborador corra riscos de acidentes de trabalho ao usá-lo que a recomendação é deixa-lo 100% de lado. Confira mais 5 dicas de boas práticas e o que fazer com o celular no ambiente de trabalho:

Manter sempre no modo silencioso
Deixar o celular no modo silencioso evita que os outros colaboradores percam o seu foco com o barulho das notificações.

Evite o uso das redes sociais
O número de mensagens que uma pessoa recebe diariamente pelos aplicativos é grande. O ideal é deixar de lado o senso de urgência para respondê-las. Assim evita-se que a todo momento você perca o foco no trabalho.

Desligue em reuniões
As reuniões são os momentos de discutir temas importantes para a empresa, por isso o uso do celular pode-se tornar incômodo na visão dos outros participantes.

Tenha um manual de ética
Uma das formas de evitar o uso constante do celular no ambiente de trabalho é a criação de um manual de ética, com simples informações como as regras básicas de acesso à internet, sites que poderão ser acessados e/ou bloqueados.

É importante que se tenha um representante de todos os departamentos para discutirem juntos a melhor forma de fazê-lo.

>>Veja também: 4 práticas para reduzir custos operacionais<<

Bom senso
Todos já sabem o quão necessário é um celular e que momentos de emergência podem surgir. Nesse caso o uso pode ser liberado.

Agora que você já conheceu algumas dicas de como utilizar o celular corporativo, que tal dar um pulinho na nossa página e tornar essa experiência ainda melhor?

Nossos Planos Smart Empresas podem aumentar a produtividade dos funcionários, com aplicativos para organizar seu dia a dia.

Além disso, temos um plano de voz ilimitada + internet sem bloqueio e uso de Apps sem descontar da franquia.

Ecotelecom

A Ecotelecom atua no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu