Como contratar bons funcionários? Veja estas 5 dicas essenciais

Como contratar bons funcionários? Veja estas 5 dicas essenciais

Um dos grandes desafios encontrados no momento de ampliar a equipe é contratar bons funcionários, que estejam dispostos a batalhar e crescer junto da empresa. Nesse contexto, muitos empreendedores se perguntam sobre qual é a melhor forma de recrutar.

É importante deixar claro que, por mais rigorosos que os critérios de avaliação sejam, não há como contratar uma pessoa com a garantia de ter feito a melhor contratação. Mas, mesmo não havendo essa fórmula mágica, você pode peneirar os talentos.

Para auxiliá-lo nessa busca, preparamos 5 dicas sobre como contratar bons funcionários. Ficou interessado? Então continue acompanhando e aumente a eficiência desse processo no seu negócio! Boa leitura!

1. Definir o perfil do profissional desejado para a função

Esse é um passo que pode parecer bastante óbvio, porém, ainda é bem esquecido por recrutadores. Mas como aplicar essa dica no processo seletivo?

Uma boa solução é analisar as seguintes perguntas:

  • que tipo de profissional eu procuro?
  • quanto de experiência deve ter?
  • qual atividade ele deve realizar?
  • que nível escolar vai ser exigido?

2. Utilizar os canais adequados para anunciar a vaga

As empresas que projetam uma excelente visibilidade para a própria marca tendem a atrair ótimos profissionais. Então, é importante saber onde anunciar a sua vaga!

Não deixe de usar as redes sociais e busque divulgar os bastidores do seu negócio, faça compartilhamento de vídeos e de fotos de eventos ou até entrevistas curtas com os colaboradores, mostrando como é trabalhar na empresa.

Divulgue nos canais onde os bons profissionais estão, lembrando que é importante ter o próprio site da empresa para divulgar vagas!

3. Valorizar as indicações

Mesmo com toda a modernidade implantada nas organizações, a antiga indicação ainda é extremamente vantajosa. Mas por que isso é importante? Bom, os colaboradores da empresa já conhecem a cultura interna e, por isso, vão poder indicar pessoas que se ajustem a ela.

Além disso, essa prática aumenta as possibilidades de contratar pessoas produtivas, já que os seus funcionários sabem que uma indicação errada, sem dúvidas, pode manchar suas reputações.

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Como contratar bons funcionários? Veja estas 5 dicas essenciais - Ecotelecom

4. Pedir referências

Mesmo que você tenha analisado o perfil do candidato no LinkedIn, por exemplo, e lido inúmeros elogios do seu trabalho por meio de chefes, é fundamental entrar em contato com um deles e solicitar informações mais detalhadas.

Durante a conversa, perguntas diretas e simples são as que vão obter resultados mais satisfatórios. Você pode perguntar, por exemplo, se o desempenho do profissional era acima ou abaixo da média dos funcionários da empresa.

Além disso, também é indicado questionar em quais áreas ele se destacava e o motivo de ter se desligado da organização. São perguntas que vão fazer o gestor oferecer informações mais precisas sobre o candidato.

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5. Ter um processo de recrutamento bem definido

Uma dica muito valiosa é fazer um planejamento minucioso de como vai ser feito o processo de recrutamento. Afinal, a falta dessa elaboração certamente vai afetar a reputação da marca perante os candidatos, tornando mais difícil a tarefa de contratar funcionários adequados.

Para tanto, há vários métodos de seleção e recrutamento, como testes escritos, entrevistas, dinâmicas em grupo, entre outros. E, no momento de escolher uma dessas formas de recrutamento, busque fazer uma análise a fim de verificar se o método escolhido se encontra em conformidade com o objetivo da contratação.

Por exemplo, será que os testes escritos vão ajudar o recrutador a escolher um bom programador para sua empresa? Não seria melhor fazer uma avaliação prática, capaz de detectar os conhecimentos do profissional?

Além disso, pense naquilo que você pretende extrair do candidato. Talvez deseje um profissional que tenha mais entusiasmo, por exemplo. Logo, nesse caso, uma dinâmica de grupo vai poder auxiliar você na identificação dessa habilidade entre os avaliados.

Enfim, como você pode ver, há diversas práticas que podem ser usadas para contratar bons funcionários para a sua empresa. Ao adotá-las, você vai ter a oportunidade de obter uma equipe confiável e que vai contribuir para melhorar os resultados do seu negócio!

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