Com a presença cada vez maior dos smartphones corporativos nas mesas de trabalho, a logística de gerenciamento das contas telefônicas tornou-se frequente nas rotinas das corporações. É exatamente aí que entra a atividade de uma consultoria telecom.
Afinal, é preciso gerenciar de maneira eficiente esse fator, já que ele pode colocar o faturamento do negócio em risco. Nesse cenário, contar com o trabalho de profissionais qualificados é indispensável.
E qual é a hora certa para contratar uma consultoria empresarial de telecom? Essa não é uma tarefa simples e, na maioria dos casos, a dificuldade ocorre em razão da falta de conhecimento sobre como é o trabalho de uma consultoria.
Neste post, sanamos as dúvidas sobre a consultoria telecom. Quer entendê-la melhor? Confira!
Qual é a importância da consultoria telecom?
Contratar uma consultoria telecom traz para a empresa experiências, práticas e conhecimentos que aceleram o alcance dos objetivos da companhia. Esses serviços atuam como gerenciadores e orientadores das contas de telefone da empresa.
Seu foco, então, é melhorar o acompanhamento dos contratos e reduzir os custos desnecessários. Para isso, tem, em sua equipe, profissionais especializados em otimizar a utilização dos telefones na rotina das organizações.
Quais são os benefícios de contratá-la?
Rapidez no alcance de resultados
Em muitos casos, é preciso saber esperar para conquistar o que se deseja. Muitas vezes, entretanto, o tempo necessário para alcançar uma meta está mais relacionado ao conhecimento, à experiência e aos recursos disponíveis.
Assim, é possível que uma pessoa com poucos recursos e preparo insuficiente alcance o mesmo resultado que outra mais preparada e com recursos melhores, mas em um intervalo de tempo diferente.
Dessa forma, contratar uma consultoria telecom permite que a empresa atinja os resultados almejados mais rapidamente, pois traz consigo recursos importantes, principalmente a experiência e o conhecimento da equipe.
Novos conhecimentos para a empresa
O trabalho de consultoria não é feito de maneira isolada, mas em parceria com os profissionais de tecnologia da informação (TI) da contratante. Nessa relação, há naturalmente uma troca de conhecimento e, claro, uma maior competência para a execução das tarefas e a atualização dos profissionais.
Ao contratar uma consultoria telecom, a empresa obtém algo muito valioso: conhecimento atualizado e adequado para atingir os melhores resultados.
>> Você conhece os principais erros na gestão telecom? Veja aqui! <<
Suporte para tomadas de decisão
De fato, ter informação é indispensável para as tomadas de decisão, mas, muitas vezes, não é o bastante. É fundamental ter uma visão holística que vá além da realidade da empresa e enxergue tanto o que é vivido em outros setores quanto as tendências e a situação econômica.
O papel de um consultor vai muito além de apenas trabalhar em benefício de um determinado resultado. Afinal, ele atua como conselheiro para ajudar os gestores a tomarem decisões mais vantajosas para a companhia.
A contratação de uma consultoria telecom, portanto, inclui também o suporte para tomadas de decisão táticas, estratégicas e operacionais. Isso aumenta significativamente as chances de sucesso do negócio.
Melhoria do desempenho em geral
Quando o assunto são os objetivos empresariais, é comum que eles sejam divididos em curto, médio e longo prazos. Ou seja, em geral há um caminho a ser percorrido.
No entanto, além de saber aonde quer chegar e qual caminho deve ser percorrido, é necessário ter uma estratégia de crescimento. Afinal, é preciso que haja melhoria do desempenho. A empresa deve, então, aprimorar sua eficiência em todas as tarefas diariamente.
Contratar uma consultoria telecom não está apenas relacionado a resultados futuros, mas também à melhoria cotidiana. Os consultores atuam e têm estratégias eficientes para que a empresa chegue aonde deseja.
Atualização de contratos
As pessoas, o mercado e os produtos e serviços estão em contínua evolução e atualização. Para que as organizações se mantenham competitivas, é preciso que acompanhem essas mudanças.
Na prática, isso significa que os processos devem ser revisados e a estratégia, executada. Além disso, a empresa deve estar disposta e preparada para passar por mudanças e até revisar os contratos vigentes.
Ou seja, toda a organização deve se atualizar continuamente para crescer e sobreviver no mercado. Investir em uma consultoria telecom é, portanto, adotar a postura de atualização e economia constantes, bem como trabalhar em parceria com os consultores para tornar a empresa mais preparada.
O que deve ser observado?
Otimização do serviço de telecomunicações
O negócio tem recebido os serviços necessários? Os profissionais criam promoções constantemente, mas é difícil saber se elas são benéficas para a empresa?
As chances de que a companhia tenha pagado caro por alguns serviços, em razão de erros ocultos, são bastante altas. Com o auxílio de um consultor de telecom, a companhia tem todas as faturas analisadas por especialistas que verificam os erros e as oportunidades de economia.
Dessa forma, tem-se a certeza de obter o que realmente precisa e de que as mudanças necessárias serão implementadas. Assim, as despesas com telecom passam a ser gerenciadas de forma mais eficiente.
Realização de uma revisão de tecnologia
A indústria de telecomunicações muda rapidamente e a empresa deve estar ciente disso. Assim, o que funcionou no ano passado pode não ser a melhor opção para atender às necessidades atuais. O trabalho da consultoria, então, assegura que as decisões de TI sejam do interesse da companhia.
>>Saiba como avaliar os gastos com telefonia da sua empresa<<
Negociação de contratos de telecomunicações
Quando se trata de serviços e equipamentos de telecomunicações, dificilmente a empresa sabe exatamente o que paga. Muitas gastam recursos e tempo para compreender os termos e as condições dos contratos e como eles equivalem a despesas mensais reais.
Isso torna a negociação bastante difícil. Um consultor, então, desempenha uma função muito valiosa nesse processo. Além disso, uma investigação aprofundada permite garantir os melhores preços e planos para a companhia.
Apesar de, no início, parecer um investimento que vai pesar no orçamento, a consultoria telecom mostra seu valor ao garantir excelentes retornos de investimento. Assim, equilibra as contas enquanto permite que a companhia usufrua das vantagens do uso dessa tecnologia em sua rotina.
Quer economizar dinheiro nas despesas de telecomunicações da sua empresa? Então continue com a gente e saiba como escolher uma consultoria de telefonia.
Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!
Sobre a Ecotelecom
Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e Notebooks, Internet Móvel e também Office 365
Pingback: Melhores práticas para o bom atendimento no helpdesk - Ecotelecom – O maior representante Vivo Empresas
Pingback: Como encontrar bons planos de telefonia para a empresa? - Ecotelecom – O maior representante Vivo Empresas
Pingback: Como unificar serviços de telecomunicação da sua empresa?
Pingback: Entenda como o mapeamento de processos pode ajudar a sua empresa
Pingback: Phishing: saiba o que é e como proteger o seu negócio - Ecotelecom