Datacenter na nuvem: quais são as maiores vantagens?

Datacenter na nuvem: quais são as maiores vantagens?

A tecnologia da informação (TI) é um dos setores com evolução mais acelerada, além de ser um dos fatores de maior importância estratégica para os negócios. Afinal, independentemente da TI ser a principal atividade da empresa, essa área é a responsável pelo controle e armazenamento dos dados, que são a alma do negócio.

Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessário o investimento em um datacenter que se adeque às necessidades da empresa, garantindo segurança dos dados e facilidade de acesso.

No texto de hoje, falaremos sobre um tipo de datacenter específico — o datacenter na nuvem — e quais suas vantagens para as organizações. Confira!

O que é o datacenter na nuvem?

O termo datacenter é utilizado para se referir ao centro de processamento de dados de uma empresa. É um ambiente desenvolvido para alocar servidores, sistemas ativos de rede, equipamentos de processamento, estações de armazenamento, além de informações e dados do negócio. É conhecido, também, como o sistema nervoso das organizações.

Resumindo, o datacenter reúne todos os recursos necessários para o armazenamento e gerenciamento de servidores, rede e telecomunicação e, portanto, permite que os sistemas fundamentais da empresa sigam funcionando.

Existem dois tipos de datacenter que podem ser adotados pelas empresas:

  • Datacenter no local: a própria empresa possui um ambiente físico para abrigar os equipamentos como roteadores, componentes de rede, servidores, cabeamento. Também são centralizadas as operações gerenciais e comerciais em softwares e hardwares;
  • Datacenter na nuvem: nesse caso, o espaço físico do datacenter está alocado em outro ambiente e a empresa armazena os dados por meio da internet. A parte física do datacenter é terceirizada, sendo possível monitorar e controlar os recursos online.

Como funciona?

Como citamos, as empresas que optam por utilizar um datacenter na nuvem contratam provedoras de plataformas na nuvem para disponibilizar o serviço online. A empresa provedora da plataforma assume a responsabilidade pelos processos, e é a que conta com a estrutura necessária para um datacenter no local:

  • espaço físico organizado com lugar para a passagem de cabeamento;
  • disponibilidade constante de energia;
  • climatização com circulação de ar e dissipação de calor;
  • conexão dos dispositivos com a internet;
  • segurança dos dispositivos físicos.

Isso significa que a empresa contrata toda a estrutura tecnológica de um datacenter como um serviço para os seus negócios, sem a necessidade de adquirir hardware. Normalmente, o pagamento é feito de acordo com a quantidade de recursos que a empresa utiliza, o que pode mudar ao longo do tempo.

A empresa tem a disposição um ambiente virtual para acessar seus dados em tempo real e a qualquer momento. Esse ambiente é configurado pelo provedor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Qual a diferença entre datacenter na nuvem e cloud computing?

A diferença entre datacenter na nuvem e cloud computing é que a segunda trata-se da tecnologia utilizada para transformar um datacenter tradicional em um datacenter na nuvem.

Cloud computing, também conhecida como computação em nuvem, é, basicamente, a entrega da computação como um serviço e não como um produto. A ideia principal é a de armazenar diferentes tipos de arquivos e dados em uma “entidade tecnológica”, que não requer espaço físico.

A computação em nuvem é o que permite que recursos diversos sejam compartilhados, como softwares e informações, através apenas da internet, de forma que podem ser acessados à distância e de qualquer dispositivo móvel.

O datacenter na nuvem nada mais é do que a tecnologia do cloud computing aplicada ao centro de processamentos.

Quais as vantagens do datacenter na nuvem?

Agora que você entendeu melhor o que é o datacenter na nuvem e como ele funciona, citamos as principais vantagens de adotar essa tecnologia na sua empresa.

Maior nível de segurança

O simples fato de os dados não estarem armazenados fisicamente dentro da empresa já traz maior segurança de armazenamento. Além disso, como as empresas fornecedoras são especializadas, possuem equipamentos, soluções e controles de maior qualidade, com especialistas que podem focar em soluções de segurança.

Os provedores de datacenter na nuvem possuem tecnologias específicas para aumentar a segurança, como criptografia de dados, ferramentas de backups atualizados, redes auxiliares com cópias idênticas em caso de queda do servidor, entre outras.

Maior flexibilidade e escalabilidade

Como citamos, as empresas contratam as provedoras de plataforma na nuvem de acordo com as suas necessidades e recursos utilizados. Isso significa que o pacote contratado pode ser alterado de acordo com as mudanças que acontecerem na empresa, pois todos os recursos estão disponíveis na provedora do serviço.

É possível fazer alterações de memória, poder de processamento e qualquer outro aumento ou redução dos serviços.

Redução de investimento em espaço físico

Todo o espaço físico que anteriormente seria utilizado para um datacenter tradicional é dispensado, já que o serviço é contratado à distância. E não é apenas o espaço físico que é economizado, mas também os outros recursos materiais necessários para a manutenção do datacenter no local (climatização, equipamentos, disponibilidade de energia).

Redução de custos com TI

As empresas que não são especializadas em TI costumam ter mais dificuldade para a manutenção e acompanhamento do datacenter. Muitas vezes, é preciso contratar uma equipe de TI dedicada apenas ao datacenter, em casos de empresas maiores que possuem maior volume de dados.

Quando se contrata um datacenter na nuvem, não há necessidade de contar com profissionais internos de TI. A própria empresa provedora fica responsável pela manutenção do datacenter e, em caso de problemas, pode ser acionada.

Rapidez na resolução de problemas

O armazenamento dos dados em nuvem torna muito mais fácil o acesso, seja pela organização ou à distância. Esse fato, somado ao time de especialistas da empresa provedora, faz com que qualquer problema ou falha relacionado ao datacenter seja solucionado com maior rapidez. Além disso, há maior facilidade para backup e aumento da agilidade na migração de dados.

O datacenter na nuvem pode ser a solução que seu negócio precisa. No lugar de gastar tempo, recursos e espaço com um datacenter local, essa solução tecnológica pode facilitar todos os outros processos da empresa e permitir que ela invista no seu objetivo final.

Lembre-se que toda a eficiência e segurança do datacenter na nuvem só pode ser garantido se ajuda profissional especializada for contratada. Se tem interesse em contratar o serviço para sua empresa, entre em contato e confira os nossos serviços!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu