Saiba tudo sobre mobilidade corporativa

Saiba tudo sobre mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa está diretamente ligada às oportunidades que a era digital proporciona. As vantagens oferecidas pela tecnologia da informação já tomaram conta do cotidiano das pessoas — fazendo com que as empresas atentas a essa realidade participem de cada inovação.

A mobilidade corporativa é uma das maiores tendências entre as novas formas de trabalhar e possibilita a redução de custos para o negócio, a elevação da produtividade e uma melhor qualidade de vida para os colaboradores. Sobretudo, ela trata sobre o desenvolvimento e a implementação de soluções baseadas nas tecnologias de dispositivos móveis e cloud computing no ambiente de trabalho.

Neste post, falaremos sobre as principais vantagens da mobilidade corporativa para o seu negócio. Acompanhe!

Redução de custos

Você já está reduzindo despesas apenas pelo fato de não ter a necessidade de investir em uma infraestrutura fixa a fim de assegurar a continuidade do trabalho dos seus funcionários. O investimento em manutenção de hardware é bem menor a partir do momento em que os colaboradores podem trabalhar com os dispositivos móveis.

Você também economiza na compra de servidores e equipamentos de ponta, pagamento de aluguel de salas ou imóveis, gerência dos equipamentos, despesas com energia elétrica e água, contratação de pessoal especializado para manutenção.

Além disso, a tecnologia de cloud computing também possibilita que as despesas diminuam por causa da compra de licenças de software, por meio dos modelos de software como Platform as a Service (PaaS), Infrastructure as a Service (IaaS) e Service (SaaS)

Melhoria na comunicação

Quando os colaboradores usam dispositivos móveis, chats e redes sociais para se comunicarem, eles estão lidando com as plataformas e os meios mais familiares a eles. Isso cria um impacto positivo na qualidade dos contatos e reduz os índices de falhas de comunicação na organização.

Na verdade, a mobilidade corporativa colabora com reuniões, conversas e treinamentos mesmo a distância, por meio de vídeos, recursos de texto e voz. Outra questão é que seus funcionários podem oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado devido ao fato de todos os dados sobre o cliente serem acessíveis sempre que for necessário.

Hoje em dia, a comunicação de ponta a ponta no processo não passa por ruídos. Com a mobilidade corporativa é totalmente possível enviar mensagens e funções sem precisar explicar, minimamente, o que está ocorrendo em tempo real – seja na ausência dos líderes de equipes ou em um PDV.

É possível integrar a comunicação desde o diretor do empreendimento até a parte operacional por meio de aplicativos modernos para dispositivos móveis — reduzindo os processos comunicativos que antes se constituíam hierarquicamente.

Otimização do tempo

Primeiramente, pode parecer que a mobilidade corporativa prejudica o foco dos funcionários e a produtividade em razão de eles não estarem mais presos a um modelo de trabalho tradicional. Porém, isso não é verdade.

Na realidade, essas soluções possibilitam alto controle e gestão da jornada de trabalho beneficiando o acompanhamento das tarefas realizadas por cada um dos colaboradores e a visão global sobre o crescimento das equipes ao longo do dia. Isto se torna viável, por exemplo, depois de implementar um cronograma de atividades compartilhado com todos os membros da equipe e atualizado em tempo real.

Aumento da produtividade

A integração de dados, a automatização e o mapeamento de processos, as análises e a mensuração de resultados em tempo real, entre outras possibilidades são consequências diretas da utilização estratégica de tecnologias. Dessa forma, é indiscutível que esses benefícios possam ser tangíveis ao investir em mobilidade corporativa para a organização.

Pense na unificação de fornecedores, por exemplo. Esse conceito pode ser explorado em empresas que trabalham com frotas em diferentes partes do país. A tecnologia impulsiona e padroniza os processos além de aumentar a produtividade naturalmente.

Proteção de dados

A mobilidade corporativa dispõe de vários recursos criptografados para dificultar invasões maliciosas, que possam roubar ou afetar informações e dados da empresa. Os dispositivos móveis trabalham com recursos na nuvem, o que dificulta qualquer ação externa capaz de prejudicar o trabalho, diferente de modelos tradicionais hospedados em servidores internos.

Os dados e as informações de uma empresa são totalmente sigilosos e devem ser invioláveis independentemente do seu segmento de atuação. Para tal, a mobilidade corporativa precisa ser padronizada por meio da utilização de dispositivos próprios ou por meio de soluções de cloud computing.

Isso significa utilizar tecnologias capazes de intensificar a segurança dessas informações que trafegam digitalmente em velocidade e volume impressionantes. Por exemplo, um controle digital de manutenção de veículos deve ser acessado por quem tem contato com esse setor, direta ou indiretamente.

Para isso, é preciso contar com uma solução móvel que aumente a proteção dos dados ao serem editados ou consultados por meio de um dispositivo móvel.

Visão sobre o futuro

Preparar seu negócio para as novas tecnologias da mobilidade corporativa é estar sempre um passo à frente da concorrência e junto às perspectivas modernas de trabalho. Uma vez que as equipes estejam adaptadas ao modelo móvel de trabalho, evitam-se treinamentos constantes toda vez que um recurso inédito for necessário.

Além disso, os próprios colaboradores podem oferecer grande contribuição para o processo, dando sugestões para otimizar ainda mais a mobilidade corporativa.

Maior agilidade

Já parou para pensar em quanto é possível economizar com a mobilidade corporativa por meio de aplicativos de trade marketing? O gerenciamento de promotores e vendedores não precisa mais ser presencial, por isso auxilia os líderes de equipes a fazer tudo — conceder funções, analisar os resultados, habilitar os colaboradores — sem precisar ir de um ponto de venda para o outro. Também é possível receber o feedback dos promotores em tempo real, possibilitando os melhores resultados.

Enfim, as vantagens da mobilidade corporativa para a sua empresa são inúmeras. Seu negócio pode lucrar muito ao trabalhar de maneira mais otimizada com o uso de dispositivos móveis. Lembrando que a terceirização do setor de TI pode ajudar bastante na ampliação da mobilidade e na otimização da produção, visto que ferramentas digitais como a nuvem e os softwares avançados são usadas.

Agora que você entende melhor sobre mobilidade corporativa, já pode entrar em contato conosco e conhecer os serviços que oferecemos. Basta acessar a nossa página!

Deixe uma resposta

Fechar Menu