Conheça 4 dicas para deixar o roaming de dados mais acessível

Conheça 4 dicas para deixar o roaming de dados mais acessível

Quantas vezes você já utilizou seu celular hoje? Pode ser uma ligação, acessar suas redes sociais, ver sua caixa de entrada do e-mail, fazer o download de uma apresentação ou enviar o relatório do último mês para sua equipe. Se você não estiver em seu escritório, pode fazer tudo isso utilizando o roaming de dados.

Esse conceito é próprio da telefonia móvel. Ele diz respeito à capacidade de envio e recebimento de dados por meio das redes móveis, quando você está fora do alcance que a sua operadora oferece. Isso é feito por meio de um acordo de roaming que as operadoras fazem entre si.

Para facilitar o entendimento: imagine que você tem seu celular com código (11) da cidade de São Paulo, mas vai viajar para Recife que tem o código (81). O roaming de dados vai passar a ser utilizado assim que a área mudar.

Você pode até não usar muito — ou pensar que não usa, por desconhecer —, mas uma hora ou outra você ou alguém da sua equipe precisará fazer qualquer uma das ações que mencionamos lá em cima. Então, confira as funcionalidades do roaming de dados e 4 dicas de como economizar, se precisar utilizá-lo.

Funcionalidades do roaming de dados

Sua rotina pode exigir uso constante da tecnologia para a realização das suas atividades. Com o roaming de dados é possível utilizar a internet do seu celular em outros estados ou países, mesmo que a sua operadora não tenha cobertura no local. Isso ocorre por causa do acordo entre empresas de telecomunicações.

O roaming de dados permite que você realize qualquer ação que faria se estivesse em um ambiente com acesso à internet. Baixar ou enviar arquivos, fazer ligações de curta ou longa distância, acessar qualquer página na internet e assistir a vídeos são as principais funcionalidades.

>>Saiba tudo sobre mobilidade corporativa<<

Conheça 4 dicas para deixar o roaming de dados mais acessível - Ecotelecom

4 dicas de como tornar o roaming de dados mais acessível

Economizar dinheiro sempre é uma boa escolha. Por mais que a opção dos dados móveis pareça ser a mais apropriada para determinadas ocasiões, saber como otimizar o uso é a chave para não ser surpreendido. Veja como!

1. Confira com antecedência os pacotes de roaming de dados disponibilizados pelas operadoras

Verifique com as operadoras como funcionam e quais são os custos dos planos de roaming de dados. Compare-os entre si e escolha um que seja adequado à realidade do seu negócio. Normalmente, a cobrança é feita separadamente na fatura de quem possui plano pós-pago.

Então, é importante verificar, previamente, os preços e a quantidade de tempo cobrados, a fim de planejar os gastos a mais na conta e realizar os alinhamentos necessários.

2. Dê permissão de uso somente aos colaboradores que viajam pela empresa

Conscientize-os sobre desativar o roaming quando não estiverem usando. Algumas atividades, como sincronização automática e fechamento correto de aplicativos, também interferem diretamente no uso de roaming de dados. Você pode ainda planejar se é mais válido sugerir a compra de um chip pré-pago local, caso o tempo de permanência do profissional for muito extenso.

3. Utilize wi-fi

Pense se as tarefas podem aguardar até que um computador ou o acesso à rede wi-fi estejam disponíveis. Essa espera pode ser útil para baixar ou enviar arquivos pesados, que consumiriam muitos dados que não serão utilizados prontamente. Veja se vale mais a pena pagar para utilizar o wi-fi em um cyber café, cafeteria ou hotel. Mesmo tendo esse gasto, se for adquirido com um pacote pelos dias utilizados, possivelmente ele saia mais em conta do que o pagamento do uso de roaming.

>>O que analisar ao contratar uma prestadora de serviços de telefonia?<<

4. Use um software que faça o gerenciamento da utilização do roaming de dados

Esses sistemas indicam em quanto está o uso de dados e qual é a melhor opção para os seus usuários. Dessa forma, será possível gerenciar melhor essa utilização. Dependendo do sistema, existem aplicativos que podem ser instalados gratuitamente no celular para enviar alertas de como está o uso da internet móvel, wi-fi e roaming.

Essas dicas para deixar o roaming de dados mais acessível são para que você não tenha problemas com o valor da fatura ao recebê-la ou fique sem acesso à internet porque seu pacote de dados terminou.

Gostou do nosso conteúdo? Então não pare por aqui e descubra também se fazer a portabilidade do celular é uma opção vantajosa!

Confira agora mesmo todos os nossos planos de Internet Móvel + Aparelho, clique no botão abaixo e saiba mais detalhes !Planos de Internet Movel Vivo Empresas Ecotelecom

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu