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Transformação digital em TELECOM: as principais tendências

Desde meados do século XX, os serviços de telecomunicação vêm se mostrando fundamentais para a infraestrutura econômica do mundo. O fato é que, seja por meio de fibra ótica, satélites ou mesmo do rádio, transmitir informações de forma segura a longa distância aproxima pessoas, mercados e culturas.

Com a popularização da internet e a aproximação do setor com a TI, há muitas transformações sendo feitas e, como consequência, temos hoje algumas tendências de transformação digital em TELECOM.

E não é novidade nenhuma, nos dias de hoje, dizer que a inovação tem trazido uma série de tendências que vão desde a computação na nuvem e o uso de dispositivos móveis até a internet das coisas no marketing.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste post as principais tendências em curto e médio prazo que garantem uma modificação profunda no uso das telecomunicações para as empresas. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!!

1. Cloud Computing

Uma realidade totalmente consolidada é a computação na nuvem. Trata-se do uso da infraestrutura baseada na rede mundial de computadores para armazenar, transmitir e processar dados.

Nesse sentido, uma das soluções mais populares para as empresas é o armazenamento de informações na nuvem, fazendo a troca dos servidores físicos pelos que são baseados em data centers de grandes corporações. O acesso pode ser feito por meio de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.

2. Cloud Service Management no Telecom

Contratar um serviço de corretagem na nuvem é uma excelente solução para melhorar as telecomunicações das empresas. Na prática, contudo, é possível aproveitar ainda mais potencialidades da Cloud Computing a partir do uso do CSM (Cloud Service Management), um sistema de gerenciamento na nuvem.

O CSM parte da ideia de que as organizações não precisam saber programar para utilizar a tecnologia. Na verdade, basta que elas configurem os serviços considerando as suas necessidades.

Aí é que surge esse sistema de soluções integradas e diferenciadas, incluindo a gestão, a interface de acesso e a transmissão de dados, sem falar na transição do sistema de comunicação tradicional para outro baseado na nuvem.

O propósito maior é fazer com que as organizações não precisem de investimentos massivos para criar e gerir esse tipo de ambiente.

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Transformação digital em TELECOM: as principais tendências - Ecotelecom

3. Internet das Coisas no Telecom

O aumento das soluções baseadas na nuvem tem uma pequena ligação com outra tendência de TELECOM e TI: a Internet das Coisas (IoT). Ela aproveita a internet para intensificar o uso de equipamentos simples.

Sejam geladeiras, relógios ou tênis, a ideia é apenas uma: captar informações sobre os usuários e aplicar esses dados para prover experiências mais eficientes de uso ou de compra.

Acredite ou não, é um fato: a IoT tem mostrado cada vez mais diferentes impactos nos negócio, principalmente no marketing.

As locadoras de veículos, por exemplo, já começaram a apostar em soluções inteligentes para os automóveis, fazendo com que as pessoas que alugam os carros em uma cidade diferente recebam informações sobre restaurantes, hotéis e pontos turísticos diretamente no painel do carro.

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4. Servidores virtualizados no Telecom

Por mais que estejam em alta todos os serviços de armazenagem na nuvem, os servidores físicos ainda são considerados ferramentas importantes para o mundo corporativo. Afinal, são robustos, estáveis e capazes de aprimorar o potencial das organizações para gerir informações internas e, até mesmo, acessar os serviços de TELECOM.

E há uma grande novidade no setor: os chamados servidores virtualizados. A finalidade deles é centralizar o trabalho que era feito por máquinas diferentes, aumentando significativamente os custos de TI. Atualmente, uma organização precisa de apenas poucos equipamentos ou até mesmo um único para gerir todo o ecossistema de storage e servers de forma mais econômica.

Tal solução tende a ser incorporada por setores que precisam de processos diferenciados para a armazenagem e a integração com serviços de TELECOM, como instituições financeiras e bancos, além da área farmacêutica e médica.

Assim, é possível perceber que as principais tendências de transformação digital em TELECOM são indispensáveis para que as empresas realizem um excelente trabalho e garantam resultados satisfatórios.

O que achou deste post? Gostou e quer saber mais sobre esse setor na companhia? Então aproveite a visita e leia também o texto “área de telecomunicações: por que investir nesse setor da empresa?”.

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