Saiba bons motivos para investir no atendimento ao cliente!

Saiba bons motivos para investir no atendimento ao cliente!

A excelência no atendimento é uma arma poderosa na sociedade contemporânea, com consumidores cada vez mais exigentes, empresas mais competitivas e margem de lucro mais apertada.

Nesse cenário, conquistar novos clientes custa 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Portanto, investir em atendimento ao consumidor pode ser o diferencial para se destacar no mercado e aumentar o faturamento da empresa.

Este post vai mostrar 5 bons motivos para você não negligenciar a razão da existência do seu negócio: o cliente. Confira!

1. Oferecer atendimento personalizado

Preços baixos já não são garantia de vendas e se posicionar à frente dos concorrentes está cada vez mais difícil. Por isso, apostar na excelência do atendimento é uma estratégia valiosa que certamente vai ser considerado pelo cliente no momento de compra de um produto ou serviço.

Estima-se que os clientes fiéis chegam a responder por até 65% das vendas de uma empresa. Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, empresas que mantêm o foco no “encantamento de clientes” garantem um exército de porta-vozes para a sua marca.

Portanto, para esses clientes, dê tratamento VIP: invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade. Vale também antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado.

2. Melhorar o relacionamento com o cliente

Um excelente atendimento é uma das estratégias mais eficazes para fidelizar o cliente. Isso porque, quando o consumidor é muito bem atendido, ele fica mais propenso a continuar comprando da sua empresa.

Para promover uma experiência agradável à sua audiência, não basta investir em uma central de relacionamento. É preciso que os atendentes “ouçam” verdadeiramente o que a clientela tem a dizer para, só então, oferecer a solução ao problema detectado. Ou seja, deve haver um interesse genuíno em atender suas necessidades.

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3. Prevenção e solução de problemas

A maior perda de clientes está relacionada a problemas no atendimento. Comentários negativos nas redes sociais e postagens sobre o atendimento das empresas em sites como o “Reclame Aqui” influenciam diretamente a imagem das marcas e a decisão de compra dos consumidores.

Por isso é fundamental oferecer um excelente atendimento. Isso quer dizer se empenhar em resolver todo e qualquer problema, o mais rápido possível.

Um alerta que deve ser considerado: jamais subestime seu cliente ou seja negligente quando algo o aborrecer, por menor que possa parecer o motivo de seu descontentamento.

Caso contrário, o potencial de viralização é enorme em função da grande quantidade de pessoas e facilidade no compartilhamento de informações que a internet dispõe.

4. Diferenciação estratégica

Na prática, uma cultura empresarial do bom atendimento reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado, segmentação de marketing, entre outras.

Então, comece recrutando e treinando uma boa equipe. Ter sensibilidade, saber calar os pensamentos, ouvir e se colocar no lugar do outro são habilidades essenciais para lidar com pessoas.

Além disso, é preciso manter o foco no público certo. Portanto, direcione as ações estratégicas de sua empresa às pessoas certas para garantir um atendimento de qualidade.

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5. Questão de sobrevivência

Em um mercado acirrado qualquer deslize pode afetar a reputação da sua empresa, refletindo nas vendas. Lembre-se que a internet potencializou as reclamações dos consumidores por meio de sites especializados e a tendência é que canais como o “Reclame Aqui” sejam utilizados como referência na hora de optar por uma empresa.

Mais do que um diferencial, investir em atendimento é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa. Afinal, sem clientes o negócio não tem motivo para existir. As empresas que realmente se preocupam com seus clientes têm maior potencial de crescimento, desde que coloquem recomendações deste artigo em prática. Então, mãos à obra!

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