5 coisas que você precisa saber sobre a internet por fibra ótica

5 coisas que você precisa saber sobre a internet por fibra ótica

A internet por fibra ótica oferece o que há de mais avançado em termos de conectividade para o consumidor. Graças a essa tecnologia, a internet em alta velocidade ganhou mais espaço nas empresas de todo o mundo na última década.

Os benefícios desse tipo de cabeamento resultaram em aumento de demanda e, consequentemente, na redução de custos para sua implementação.

Neste artigo, você vai conhecer as vantagens dos cabos de fibra ótica e entender por que a conexão tende a ser mais rápida.

O que é fibra ótica

Os cabos de fibra ótica são maços de fios de vidro revestidos por duas camadas de plástico reflexivo, cujos núcleos são envolvidos com um material isolante de ondas eletromagnéticas. Com isso, impede-se a interferência de outras redes, garantindo alta performance nas conexões.

Na extremidade dos cabos de transmissão de dados digitais, uma fonte oscila entre ligar e desligar e viaja ininterruptamente, ocasionando “reflexão total interna”.

Como funciona

Sistemas baseados em fibra ótica conseguem transmitir bilhões de bits de dados por segundo e podem levar múltiplos sinais ao longo da mesma fibra, por meio de cores distintas. Finos como um fio de cabelo, os cabos de fibra ótica carregam informação por longas distâncias.

Há dois tipos principais de cabos:

  • Monomodo: utilizado para sinais de longas distâncias e só pode atender um atributo por vez. Isso significa que possui uma única fonte de luz e um diâmetro maior. Seu manuseio é mais complexo, exigindo bastante técnica. Costuma ser usado para comunicação com redes locais e permite transmitir mais de um sinal por meio de LEDs e lasers;
  • Multimodo: recomendado para transmissões de curtas distâncias, garante emissão de vários sinais ao mesmo tempo. É muito utilizado em redes domésticas, por ser mais em conta.

5 informações sobre a internet por fibra ótica

1. Maior velocidade

As redes de fiação de cobre atingem velocidade de transmissão entre 768 Kb/s (kilobits por segundo) e 1.5Mbs/s (megabits por segundo), em média. Em condições ideais, essas redes atingem 7 Mb/s.

Na fibra ótica, por sua vez, as velocidades médias ficam entre 50 e 100Mb/s, com situações ideais entre 1 e 10 Gb/s. Por transmitir pulsos de luz em vez de eletricidade pela fiação, a tecnologia pode alcançar frequências maiores do que os sinais elétricos de fios de cobre.

2. Segurança

Esses tipos de condutores são mais indicados que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, não superaquecem e não são afetados por fatores ambientais, como chuva e vento. Com isso, há menos risco de incêndio e interferências.

O uso da fibra ótica também dificulta fraudes, pois é preciso ter contato físico com os cabos para ser capaz de acessar as informações transmitidas pela fibra. No caso dos fios de cobre, os sinais eletromagnéticos podem vazar, possibilitando o acesso aos dados.

3. Estabilidade

A maior vantagem da fibra ótica é fornecer internet rápida e sem falhas de sinal. Como o material usado nos cabos é o vidro, esses equipamentos são menos propensos a interferências eletromagnéticas. Isso preserva a qualidade do sinal e evita oscilações e perda de velocidade.

4. Alta resistência

Quando se utiliza o fio de cobre, a perda de sinal começa a ser perceptível depois de 100 metros. Enquanto com a fibra ótica, os efeitos da degradação do sinal luminoso só são percebidos depois de 40 quilômetros.

Outra vantagem desse tipo de cabeamento é que os fios de vidro no interior dos cabos apresentam maior resistência a danos do que a fiação de cobre, que está sujeita a desgaste por conta de oxidação e efeito das mudanças de temperatura do metal.

5. Economia de recursos

Ao longo dos anos, a internet por fibra ótica tornou-se mais acessível devido ao aumento de demanda, reduzindo custos.

Fora isso, a quantidade de energia elétrica necessária para enviar um maço de luz é dez vezes menor do que para transmitir um sinal elétrico.

A necessidade de manutenção também é menor. Logo, os gastos a longo prazo são mais compensadores.

Bem, agora você já sabe como a internet por fibra ótica funciona, que tal assinar nossa newsletter para receber, em primeira mão, conteúdo exclusivo sobre o universo das telecomunicações?

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu