O que você precisa saber sobre internet 4G e 4G Plus?

O que você precisa saber sobre internet 4G e 4G Plus?

É surpreendente a maneira com a qual a tecnologia se desenvolve. Ela está em constante movimento, sempre buscando novos horizontes e tentando suprir as demandas da sociedade moderna. Nesse contexto está inserida a novidade da internet 4G, 4, 5G e 4G+.

O telefone celular — que há pouco nem existia — hoje é um equipamento indispensável para uma vida considerada “normal” nas cidades. Seja para checar os e-mails, fazer ligações, assistir filmes, ouvir músicas, navegar pelas redes sociais ou se atualizar sobre a situação do país, as pessoas o utilizam. E é preciso uma internet de qualidade para dar suporte a essa nova categoria de usuário.

Por meio dessa leitura, navegue pelo mundo da internet móvel e entenda como se encontra o atual estado dessa tecnologia revolucionária!

As gerações 2G e 3G

Essas siglas se referem às gerações da tecnologia de internet móvel. Cada uma delas apresenta um diferente conjunto de especificações técnicas, mas para o consumidor a principal diferença é a velocidade e estabilidade de conexão oferecidas.

As redes 2G foram muito utilizadas na década de 90 e utilizam o padrão GSM (General Standart for Mobile communications). Essas redes ocupam, no Brasil, as faixas de 900 e 1900 Mhz e sua velocidade de transmissão de dados pode variar entre 40 e 500 Kbps.

Atualmente, as redes 3G são as mais utilizadas no Brasil. Foram lançadas no início dos anos 2000 e utilizam a tecnologia IMT-2000. Elas costumam ser transmitidas por meio das faixas de 1900 e 2100 Mhz, mas há operadoras que utilizam 900 e 1700 Mhz — algumas especificações variam de operadora para operadora. A velocidade oferecida é de no mínimo 200 Kbps, podendo chegar a alguns Mbit por segundo!

>>Link dedicado x Internet Banda Larga: Qual a melhor escolha?<<

O que você precisa saber sobre internet 4G e 4G Plus - Ecotelecom

As novidades da internet 4G

Com o passar do tempo a tecnologia se aprimora e quando essas essas mudanças alcançam um patamar elevado, diz-se que mudou a geração. A internet 4G foi inaugurada há poucos anos no Brasil e sua velocidade pode alcançar inéditos 300 Mbps, porém, em média, a rede fica em torno dos 20 Megabits por segundo.

A tecnologia utilizada pela quarta geração é denominada LTE (Long-Term Evolution) e para ela são reservadas as frequências de 1800 e 2500 Mhz, onde não há mais 2G. Com o fim da transmissão analógica de televisão, essas redes passam a ser canalizadas também pela faixa de 700 Mhz.

O mais recente 4G Plus/4,5G

Os nomes mudam conforme a tecnologia avança. A internet 4G+ (oferecida pela operadora Vivo) e a 4,5G (oferecida pela Claro) são baseadas no padrão LTE-A ou LTE Advanced. A grande sacada consiste na utilização de multi antenas.

Com esse novo padrão, os celulares modernos são capazes de combinar entre duas e cinco faixas de transmissão de dados, sendo capazes de aumentar a quantidade de dados recebidos/enviados. O que acontece é que dentro desses celulares há um conjunto de antenas que se comunicam com as antenas instaladas em algumas cidades pelas operadoras.

O padrão LTE Advanced (4G+) promete oferecer velocidades que alcancem pelo menos o dobro da internet 4G. Para utilizar essa tecnologia, seu telefone celular deve ser compatível, e isso normalmente é informado na parte superior de sua tela. E também devemos lembrar que nem todas as cidades brasileiras possuem sua cobertura.

>>5 coisas que você precisa saber sobre a internet por fibra ótica<<

A utilização dessas novas redes

Assim como a internet 2G já está praticamente obsoleta e as pessoas estão majoritariamente na transição 3G/4G, é muito provável que cedo ou tarde muitos de nós utilizaremos as redes do padrão LTE Advanced.

As vantagens são claras: internet de alta velocidade e boa estabilidade de conexão devido ao acesso a várias frequências. A questão do custo varia de acordo com a operadora. Normalmente, a internet móvel é custeada a partir da quantidade de dados transmitidos — os pacotes de dados.

Caso a fatura do celular não esteja clara, é importante saber como proceder. E lembre-se de prestar atenção ao contrato firmado com a operadora, para que não haja problemas posteriores.

Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de assuntos relacionados à internet 4G e outras tecnologias! Estamos no FacebookLinkedin e YouTube.

Confira agora mesmo todos os nossos planos de Internet Móvel + Aparelho, clique no botão abaixo e saiba mais detalhes !Planos de Internet Movel Vivo Empresas Ecotelecom

Deixe uma resposta

Fechar Menu