Saiba como a instabilidade de sinal de internet prejudica a empresa

Saiba como a instabilidade de sinal de internet prejudica a empresa

Sua internet está com instabilidade de sinal? Não consegue abrir os e-mails, enviar arquivos maiores, ou até assistir a filmes por streaming ou jogar videogame? O problema pode estar na operadora, que não oferece uma banda de qualidade, ou em seu ambiente de trabalho, com aparelhos que podem provocar interferências.

Antes de ligar para a assistência técnica, realize alguns testes e avalie se o problema está em sua empresa. Para ajudá-lo, neste post, vamos dar algumas dicas para solucionar possíveis interferências e obter uma boa conexão. Confira!

O que é a instabilidade de sinal e por que ela ocorre?

A instabilidade é a ausência de um sinal constante e seguro de conexão.

Para ser estável, ele depende de inúmeros fatores — como o número de usuários online ao mesmo tempo, os tipos de arquivos acessados, a localização e configuração dos roteadores, a topologia das redes, se a internet é de cabo de cobre ou fibra ótica etc. Tudo isso influencia no tráfego das informações.

Quais são os problemas causados?

Dentre os problemas causados, estão a falha na conexão, dificuldade para abrir páginas, demora e erro para fazer downloads e uploads, problema para assistir a vídeos ou visualizar imagens etc.

Em resumo, o fluxo de tarefas fica muito lento ou inexistente, atrasando os processos de trabalho dentro da empresa.

O que pode ser feito?

Para encontrar uma solução, muitas vezes, é preciso que um técnico realize diversas avaliações. Porém, há alguns passos que podem ser feitos pelo próprio usuário.

Atualize o firmware

Firmware são configurações que fazem o computador funcionar. Por isso, se houver programas desatualizados ou trabalhando de forma incorreta, sua máquina terá problemas de desempenho.

Assim, o primeiro passo é verificar se todos os programas estão atualizados.

Altere as configurações do modem

Às vezes, por conta de alguma instabilidade, o modem não opera como deveria. Observe as luzes que acendem e veja se estão todas funcionando.

Se necessário, reinicie as configurações para retornar ao desempenho normal. Para isso, desligue o aparelho, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente. Se não souber configurá-lo, solicite suporte técnico da operadora.

Examine os cabos

Cabos danificados alteram a transmissão do sinal de internet. Por isso, veja se não estão quebrados, embolados ou desencapados, e use presilhas de plástico para separá-los e evitar que estraguem.

Utilize senha

Se a sua internet não tem senha, ela pode ser alvo de hackers e de pessoas que roubam seu sinal, dificultando a qualidade da conexão.

Use senha com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, mas personalize-a de forma que você se lembre dela depois!

>>Como encontrar bons planos de telefonia para a empresa?<<

Saiba como a instabilidade de sinal de internet prejudica a empresa - Ecotelecom

Coloque o roteador em posição estratégica

A conexão da internet é wi-fi? Então, deixe roteador e repetidores em um local onde o sinal possa ser distribuído para todos os cômodos, evitando que portas, paredes e móveis interfiram.

Opte, também, por utilizar aparelhos compatíveis com o sinal de rede emitido.

Mude de provedor

O número de usuários interfere na qualidade e velocidade da conexão. Uma possibilidade é modernizar sua internet, contratando a opção de fibra ótica, que oferece um serviço de maior qualidade e estabilidade com 100% de velocidade.

Opte pela internet dedicada

Muito utilizada no ambiente empresarial, a internet dedicada oferece o serviço total contratado, evitando perda de produtividade e oscilação de sinal.

Instalada por fibra ótica ou rádio, ela pode ser integrada à telefonia VoIP, reduzindo custos e falhas nas ligações. Além disso, qualquer problema terá suporte 24 horas da empresa contratada.

>>5 coisas que você precisa saber sobre a internet por fibra ótica<<

Como obter a internet dedicada?

Para contratar a internet dedicada, é preciso avaliar os serviços oferecidos pelas operadoras, como:

  • velocidade de banda — quantidade de megabits, gigabits e terabits ofertada e entregue 100% para sua empresa;
  • disponibilidade do servidor — tempo de sinal disponível, sem quedas;
  • atendimento — suporte para resolver qualquer problema;
  • IPs fixos — links dedicados para que a empresa instale servidores próprios (com acesso externo) ou o próprio site.

Como vimos, a instabilidade de sinal da internet pode prejudicar o fluxo de trabalho da sua empresa. Porém, muitas vezes, o próprio usuário pode resolver esse problema, sem precisar esperar pelo técnico da operadora.

Gostou deste texto? Se quiser saber mais sobre como melhorar a internet do seu negócio, entre em contato conosco!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu