Fibra óptica para empresa: quais são as vantagens?

Fibra óptica para empresa: quais são as vantagens?

Você sabe o que é a fibra óptica para empresa? É uma tecnologia diferente, na qual, filamentos bem finos feitos de vidro, polímero e demais materiais se isolam e resistem a grandes correntes de energia. Para entender melhor, as informações são transmitidas por sinais luminosos que não saem de dentro da fibra, se refletem nas paredes até chegar ao destino com maior velocidade que o cabo de cobre.

Devido à segurança na transmissão de informações, os cabos de cobre vêm sendo substituídos pelos de fibra óptica. Essa mudança ocorre porque há facilidade para perder informações nos cabos de cobre. O que sua empresa contratou de velocidade, as operadoras entregam, no máximo 80%. Também, existem interferências na transmissão de dados e velocidade instável. Leia o texto e entenda bem sobre fibra óptica.

Funcionamento do cabeamento de fibra óptica

Explicando de uma forma mais técnica, porém, que dá para entender, a fibra óptica tem uma proteção externa de plástico. Abaixo dessa camada, há uma fibra de fortalecimento para evitar torções e impactos externos. Logo em seguida, está a camada de refração, que faz a propagação do feixe de luz durante o trajeto até seu destino. E, por fim, o núcleo do cabo de fibra óptica, onde é feito a transmissão dos pulsos de luz.

A fibra óptica não tem limite de velocidade de transmissão de dados, o que determina a agilidade são os equipamentos ligados à rede. Assim, ao implantar a fibra óptica em sua empresa, é preciso fazer a adequação para equipamentos de ponta.

Com a fibra óptica, diversos cabos são substituídos, minimizando o custo de implantação, pois, um cabo de cobre tem 94 quilos e o de fibra 3,6 quilos. Um benefício é que, pode ser passado por calhas, canaletas e conduítes de um imóvel antigo, devido à sua espessura. Além de oferecer segurança, quanto às descargas atmosféricas, como raio, que não encontrará na fibra um condutor para estragar equipamentos.

A fibra óptica está ligada à tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) e o gerenciamento é feito no centro da rede, transmitindo as conexões em direção aos imóveis dos assinantes. Existem dois tipos de cabos para transmissão de dados: o monomodo e o multimodo. O monomodo é utilizado para comunicações de grandes distâncias e o multimodo, para redes locais e pode ter mais de um sinal usando lasers e leds.

>>Como fazer um orçamento de TI impecável? Descubra aqui!<<

Fibra óptica para empresa: quais são as vantagens? - Ecotelecom

Vantagens da fibra óptica para empresa

A fibra óptica é a tecnologia do futuro, já se fazendo presente e com muitos benefícios na transmissão de dados. Analise!

Grande capacidade para transmitir informação

Devido à sua agilidade nas conexões, a velocidade pode atingir até 1,6Tb/s, mesmo em períodos de picos de acesso à internet, a velocidade não cai. Essa estabilidade auxilia na produtividade da empresa.

Os funcionários não terão necessidade de ficar esperando o carregamento de páginas, downloads e uploads lentos, videoconferências travando, ou mesmo, caindo, o que ocorre na internet por cabo. A tecnologia permite que você obtenha 100% da velocidade contratada.

Intensidade na potência de sinal

Com a fibra óptica, não há perda de sinal tão fácil se a pessoa se afastar do roteador ou switch, por isso, é bem indicada para imóveis grandes.

Menor atraso de informação

Para os dados percorrerem de um ponto ao outro, não há perdas no pacote da fibra óptica. Eliminando, dessa maneira, problemas de downloads e uploads, qualidade de áudio nas ligações VoIP e demais conexões.

Elimina interferências eletromagnéticas

Os fios de cobre são sensíveis à interferência eletromagnética ou raios, chegando até a queimar aparelhos. O sinal de internet com fibra não sofre alteração com essas interferências, porque o impulso é de luz e não se perde dentro do fio óptico.

Segurança nas informações

Os cabos de internet podem sem acessados por hackers para roubar informações e trazer grandes prejuízos às empresas e clientes. Para conseguir o mesmo na internet de fibra, é preciso cortar fisicamente o cabo, mas, ao fazer isso, o sinal desaparece e fica difícil o acesso às informações, garantindo a segurança dos dados.

Instalação mais fácil

Para instalar a internet de fio de cobre, é preciso passar por dentro das paredes, e com a fibra óptica, além de ser menor, sua implantação é externa ao ambiente.

Redução no consumo de energia

Os transmissores elétricos de alta voltagem que são usados nos fios de cobre são substituídos por transmissores menores, mais econômicos com o uso da fibra.

Aluguel de fibra apagada

São estruturas de fibras inativas, que podem ser alugadas por empresas para fazer uma tarefa específica, temporária, em determinado local, como backups, entrada em cloud computing (computação na nuvem) ou trabalhos com grande transferência de dados por um tempo curto.

Uso de fibra iluminada

São estruturas que já estão em uso e são oferecidas pelas operadoras. Com a fibra iluminada, é possível criar ferramentas e soluções para o mercado de serviços governamentais, medicina, computação em nuvem, big data e videoconferência. Serviços complexos, e que usam dados simultaneamente, requerem uma grande capacidade de transferência, o que é permitido pela fibra.

>>Dia da Internet Segura: 7 dicas eficientes para proteger seu negócio na internet<<

Considerações para contratar a fibra óptica

Avalie quais as necessidades de sua empresa para contratar a fibra óptica, pois sua maior vantagem está na conexão com o cabo do modem conectado ao computador ou notebook, dando estabilidade a internet, sem perda de velocidade. Agora, se você for utilizar o Wi-Fi, há uma perda considerável da velocidade, porque a luz se converte em ondas de rádio, diminuindo a agilidade.

Ainda, considerada um pouco mais cara que a internet com fios de cobre, as fibras oferecem bom custo-benefício quando sua empresa necessitar de muitos downloads ou uploads, videoconferência, segurança nas informações e agilidade no trabalho. Ao contratar um serviço de banda larga com fibra, pesquise as operadoras de sua cidade quanto à cobertura da rede, quantos megabits são oferecidos e os preços.

Faça um comparativo, para escolher qual tem as melhores condições e os menores índices de reclamação, ponto importante para que não tenha problema de atendimento quando houver algum imprevisto. Entendeu quais as vantagens da fibra óptica para empresa? É uma tecnologia que está em expansão e tem obtido grande investimento por parte das operadoras na estrutura.

Se precisar de mais informações sobre a melhoria de comunicação de sua empresa, entre em contato com a Ecotelecom para fornecermos todas as orientações necessárias.

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu