Afinal, qual é a hora certa de migrar para a fibra ótica?

Afinal, qual é a hora certa de migrar para a fibra ótica?

O setor de tecnologia avança constantemente, por isso, você deve analisar se já não está na hora de migrar para a fibra ótica a internet de sua empresa. Em termos de conectividade, ela é uma ciência de ponta comparada às redes de fios de cobre.

Uma internet de qualidade tem de ter infraestrutura compatível em desempenho e capacidade. É a aposta do futuro batendo na sua porta. Entenda sobre a fibra ótica e qual o melhor momento de investir neste processo!

O que é a fibra ótica?

A fibra ótica é a tecnologia de internet que transfere volume de dados por pulso de luz. O cabo é de vidro, plástico ou outro tipo de material elétrico, é fino e flexível. Conta com camadas protetoras (materiais isolantes) e núcleo (filamento de vidro). A velocidade média para o consumidor está entre 50 e 100 Mb/s, conforme o pacote adquirido, mas pode ser ainda maior.

Como funciona essa tecnologia?

É no núcleo da fibra ótica que é feita a transmissão da luz. Por meio da refração do vidro, transporta milhões de informações de ponta a ponta. O núcleo tem uma refração mais elevada que, aliando ao ângulo da fibra, permite a reflexão total. Além disso, tem proteção externa de plástico e abaixo dela, uma camada de fibra mais robusta, para evitar torções e impactos.

Ao implantar a fibra ótica em sua empresa, é necessário fazer a adequação dos equipamentos de ponta, pois a fibra ótica não tem limite de transmissão de dados — o que determina a quantidade são os equipamentos ligados à rede.

Os cabos de cobre têm 94 quilos, em contrapartida, os de fibra ótica são mais finos e leves, pesando 3,6 quilos. Sua espessura facilita a implantação em calhas, canaletas e conduítes.

Essa tecnologia está ligada a Gigabit Passive Optical Network (GPON), e a gestão ocorre no centro da rede, levando as conexões aos imóveis dos assinantes.

Existem dois tipos de fibras óticas que se modificam de acordo com a fonte luminosa e quantidade de sinais emitidos, são elas:

  • a monomodo: que emite um sinal de luz por vez, geralmente a laser, pois seu núcleo é pequeno e para grandes distâncias. Devido à banda larga ser maior em largura, há menos perda de luz. Essa tecnologia é mais cara e necessita de técnicas específicas;
  • a multimodo: é recomendada para transmissão de dados a distâncias curtas; são usados LEDs para emissão. Com diâmetro maior, podem ser emitido vários sinais ao mesmo tempo. A multimodo é muito usada para redes domésticas.

>>Link dedicado x Internet Banda Larga: Qual a melhor escolha?<<

Afinal, qual é a hora certa de migrar para a fibra ótica - Ecotelecom

Quais as vantagens da fibra ótica?

A fibra ótica tem sido responsável por uma melhora significativa na internet e transmissão de dados. Conheça os benefícios para aperfeiçoar o seu negócio.

Não sofre interferência eletromagnética

Os cabos com fibras óticas não sofrem interferências meteorológicas e nem eletromagnéticas, devido ao cabo de internet ser de vidro. Não há a influência do cabo de energia — que é metálico com o cabo de fibra —, mesmo estando em uma única tubulação.

Transmite dados com mais qualidade

A fibra ótica evita a latência, ou seja, o delay, pois sua eficiência na transmissão de dados é próxima à velocidade da luz. Ela se adequa aos ambientes, aos materiais e à distância, para que os dados se desloquem com qualidade, tanto na voz quanto na imagem.

Garante, ainda, que o downloads e uploads sejam feitos na mesma velocidade, e as ligações por VoIP, com qualidade nos áudios.

Oferece mais velocidade de transmissão

Ela é 31% mais ágil que a internet de cabo de cobre. Na fibra ótica, a velocidade, geralmente, é de 50 a 100 Mb/s — podendo atingir até 1 Tb/s. A degradação do sinal de luz começa a ter perdas após 40 quilômetros; já no cabo de cobre, é a partir de 100 metros.

Garante mais economia

A implantação (embora tenha um custo maior do que o cabo de cobre) apresentará, depois, economia. Você conectará diversos dispositivos sem precisar de outros equipamentos para auxiliar. Poderá conectar smartphones, smartvs, tablets, notebooks, aparelhos de jogos, etc., sem prejudicar a velocidade e estabilidade da internet.

Quando se deve migrar para fibra ótica?

É preciso estar atento aos sinais que a internet dá quando você precisa de mais serviços e ela não corresponde às suas necessidades, confira:

Ofertar serviços

Para oferecer mais serviços aos seus clientes, é preciso aumentar a banda de internet. Por exemplo, vender serviços de TV com interatividade e alta definição, segurança eletrônica, videoconferência, serviços on demand em TV, música, transporte, etc. A infraestrutura da fibra ótica suporta serviços robustos sem perda de qualidade.

Satisfazer os clientes

A fibra ótica não sofre interferências meteorológicas e eletromagnéticas. Assim, as taxas de transmissão de dados são altas, sem perda de qualidade em nenhuma situação, trazendo mais satisfação aos seus clientes.

Realizar manutenção

Queda de sinal constante, navegação lenta, demora em fazer downloads e uploads são problemas que atrasam o bom andamento do trabalho e causam transtornos e gastos na manutenção.

Com a fibra ótica, os envios das informações são ágeis, seguras, sem influência de nada e tem uma vida útil maior que a internet a cabo — se tornando, dessa maneira, mais econômica.

>>Conheça as vantagens da mobilidade corporativa para o seu negócio!<<

Aumentar os usuários

A fibra ótica atinge dezenas de quilômetros, garantindo a qualidade de sinal. Isso facilita a conectividade entre os conversores e sinais repetidos simultaneamente, alcançando mais clientes com menos equipamentos. A redução de custos permite expandir seus serviços, sem trazer problemas de indisponibilidade e instabilidade aos clientes.

Ao migrar do cabo de cobre para fibra ótica, sua empresa perceberá de imediato a evolução tecnológica e o quanto poderá melhorar na oferta de serviços. Um detalhe importante é que, se o cabo da fibra ótica estiver ligado diretamente no computador ou notebook, não haverá perda nenhuma de sinal. Já quando usado pelo wi-fi, a perda ocorre, porque a luz é convertida em ondas de rádio mas, mesmo assim, ainda é muito melhor do que a internet anterior.

Por isso, pondere se já não está na hora de migrar para a fibra ótica e pesquise quais empresas podem oferecer o serviço que sua empresa precisa. Hoje, você pode aprende sobre a internet de fibra ótica, seu funcionamento, vantagens e formas de avaliar se a internet que usa está adequada.

Tem mais alguma dúvida? Estamos à disposição para esclarecer e deixar você bem informado. Basta entrar em contato com a nossa equipe!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu