Segurança na Internet? Descubra as melhores práticas!

Segurança na Internet? Descubra as melhores práticas!

A maioria das organizações ainda falha em desenvolver estratégias realmente eficientes voltadas à segurança na internet, e esse despreparo pode ocasionar enormes prejuízos financeiros e até danos à reputação do negócio.

Golpes como o Ransomware exigem que as companhias tomem providências para proteger dados relevantes. Neste post você conhecerá as melhores práticas para resguardar as informações de sua empresa e dos seus clientes. Acompanhe!

Possíveis ameaças à segurança de dados

As pequenas e médias empresas são alvo de 65% dos ataques dos hackers exatamente pela vulnerabilidade de sua infraestrutura de TI.

No entanto, um estudo divulgado pela revista Forbes revela que apenas 24% das companhias têm um plano de resposta a incidentes que as possibilitariam retornar ao status anterior após um ataque por malware.

As fraudes online, na maioria das vezes, ocorrem por meio de uma tentativa de conseguir dados pessoais ao se passar por uma pessoa ou empresa. É muito provável que você já tenha sido alvo de phishing ao receber e-mails com promoção e informações falsas ou ao acessar algum site suspeito enquanto navegava pela internet.

Porém, os riscos à segurança na internet também podem surgir por meio de sistemas e de aplicativos vulneráveis e desatualizados. Uma das maneiras adotadas para realizar esse tipo de ataque é o SQL Injection, que utiliza falhas básicas dos sistemas que armazenam a base de dados das organizações.

Outro golpe recorrente é Ransomware, no qual o criminoso rouba os dados para criptografá-los, tornando-os inacessíveis aos usuários. Para liberá-los, é exigido o pagamento de um resgate, normalmente feito em bitcoins. Por isso é chamado “sequestro” de dados.

Portanto, é preciso estar alerta. A internet pode ser extremamente segura para o uso corporativo, desde que a empresa adote estratégias de segurança da informação.

Nos próximos tópicos apontamos as principais táticas para combater os inimigos citados acima. Confira!

Segurança na Internet? Descubra as melhores práticas - Ecotelecom

Tenha um antivírus

Utilize um antivírus em todos os equipamentos e faça varreduras regularmente para encontrar ameaças que possam comprometer a segurança de suas informações online. É possível escolher entre versões gratuitas, como Avast e AVG, e pagas, como McAfee, Bitdefender ou Kaspersky.

Além disso, é extremamente importante que o antivírus esteja sempre atualizado e configurado conforme a política de segurança da empresa, pois novos malwares são desenvolvidos todos os dias e sua organização corre o risco de não reconhecer uma ameaça.

Adote a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas consiste em digitar um código após realizar o login para que o acesso ao serviço seja autorizado. Normalmente o código é enviado por SMS, mas pode ser emitido por aplicativos e tokens.

Dessa forma, mesmo que alguém descubra sua senha, não poderá acessar a conta sem o código de verificação.

Bloquei o acesso a sites nocivos

Utilizar ferramentas que evitem o acesso a sites nocivos é outra prática recomendada. Nesse sentido, o Lumiun é uma boa alternativa para o controle de acesso à internet em pequenas e médias empresas, pois demanda baixo investimento e é de fácil implementação e gerenciamento, se comparado a outras opções existentes.

>>Veja 3 motivos para você investir agora em infraestrutura de TI<<

Faça backup de todos os dados relevantes

Realize um backup diário de dados financeiros ou informações de clientes e produtos/serviços e mantenha as cópias seguras e armazenadas em, pelo menos, dois locais diferentes.

Para os dados dos computadores e outras informações importantes, uma cópia semanal devidamente guardada garante a recuperação dos dados em caso de perdas.

O Google Drive e o Dropbox são boas alternativas para armazenamento em nuvem, pois efetuam backups automáticos, além de possibilitar o acesso de qualquer local ou dispositivo via internet.

E você, conhece algum método de segurança na internet? Deixe seu comentário no post. Vamos adorar interagir com você!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu