Conheça as melhores práticas para o envio de SMS Marketing

Conheça as melhores práticas para o envio de SMS Marketing

O SMS marketing tem sido uma estratégia cada vez mais eficiente e praticamente um imperativo. Afinal, as mensagens são curtas e diretas, e a taxa de abertura chega a quase 100%, sendo, portanto, muito superior a dos e-mails marketing, por exemplo. Sem contar que as mensagens são lidas muito rapidamente, em no máximo 3 minutos após o recebimento.

Sabendo de todas essas vantagens, a conclusão não poderia ser outra: usar o celular como instrumento de marketing é uma ótima maneira de comunicar-se com os clientes. Mas, é preciso ter alguns cuidados para que as mensagens sejam  produtivas e úteis para o público-alvo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores práticas para o envio de SMS marketing. Confira e garanta sucesso na estratégia!

Identifique o melhor momento para o envio

Se você acordar um cliente às 6 horas no domingo, tenha certeza de que não vai conseguir um consumidor para os seus produtos ou serviços.

Não importa o quão relevante e imperdível seja a sua proposta no SMS, saiba que o seu cliente estará de mau humor por ter acordado com o aviso em horário inoportuno e, claro, não prestará atenção ao que você está dizendo.

Então, tenha sempre bom senso e envie SMS apenas em horários apropriados, ou seja, dentro do horário comercial. Saber reconhecer o melhor momento para investir em seu marketing é essencial para obter sucesso.

Atente-se ao tamanho da mensagem

Preste muita atenção no número de caracteres permitidos. Lembre-se que as mensagens limitam-se a 140 caracteres para o SMS marketing.

Atente-se, também, para a abreviatura de palavras, pois ela é permitida, desde que não comprometa a compreensão do leitor. Ao abreviá-las considere o seu público-alvo, a fim de evitar um impacto negativo na comunicação.

Tenha total atenção à ortografia

Não importa se a sua mensagem tem apenas 140 caracteres, ela precisa estar muito bem escrita. Escrever bem é um dos fatores fundamentais em qualquer tipo de marketing e, obviamente que em um texto tão pequeno, isso é ainda mais decisivo.

Afinal, já se tem pouco espaço para transmitir a informação desejada, ainda vai desperdiçar e destruir esse espaço com erros gramaticais e ortográficos?

Tenha em mente que se a sua mensagem não estiver bem escrita, os clientes não vão levá-la a sério. E ainda há outro fator que deve aumentar a sua preocupação esse ponto: atualmente, muitos golpes são aplicados via SMS.

Certamente você já deve ter recebido SMS com frases do tipo: “parabéns, você ganhou” um prêmio pelo qual nunca concorreu. Geralmente, consegue-se identificar esses golpes por meio da ortografia, uma vez que as mensagens costumam ser muito mal redigidas. Não arrisque, portanto, que os seus clientes deletem as suas mensagens, e capriche na escrita!

Vá direto ao ponto na mensagem

Por motivos óbvios, a capacidade de sintetizar é imprescindível quando se trata de elaborar campanhas em SMS.

Como já mencionamos, há poucos caracteres para transmitir a sua ideia, portanto, faça um bom uso deles. Não fique “floreando” muito e passe logo a informação que deseja transmitir ao consumidor. Clareza e objetividade são fundamentais para uma estratégia de sucesso.

Jamais faça spam

Nunca se esqueça que o seu objetivo maior é chamar atenção para algum serviço ou produto de sua marca, e chamar atenção é muito diferente de mendigar por ela ou se tornar inconveniente.

Dessa forma, evite o spam. Lembre-se que ele pode render um bloqueio ao seu número e, com isso, o contato vai se tornar bem mais difícil de ser restabelecido.

Se você estiver enviando mensagens com grande frequência, usando termos proibidos em softwares de mensagem e/ou enviando conteúdo irrelevante para os clientes (apenas focado em vendas), certamente está fazendo spam.

E, por fim, uma das melhores práticas para o envio de SMS marketing é ser sempre transparente e identificar a sua empresa no remetente das mensagens. Seguindo essas práticas citadas aqui, sem dúvidas, você vai fidelizar muitos clientes.

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