Conheça as 4 melhores práticas de rapport no call center!

O termo pode até soar estranho, mas o seu significado é bem conhecido no mundo das vendas. Rapport nada mais é do que uma palavra francesa que significa “criar uma relação” ou “trazer de volta”, ou seja, trata-se da empatia com o consumidor.

Sabendo que o rapport no call center é uma excelente prática para melhorar a rentabilidade da sua empresa, nada melhor do que aprender algumas técnicas que a ajudarão a crescer ainda mais.

Quer fica na vanguarda do seu segmento? Então veja algumas práticas de rapport que farão a diferença no dia a dia do seu negócio!

1. Seja humano

Um dos principais erros de profissionais que atuam em call centers ou serviços de atendimentos aos clientes é agir como robôs. As pessoas estão cansadas deste tipo de tratamento e cancelam rapidamente a ligação. Portanto, um eficiente rapport no call center exige que o gestor ofereça um treinamento voltado à humanização na comunicação. 

Quanto mais próximo você conseguir chegar no cliente, maiores serão as chances de convencê-lo. Assim, todos os processos de uma venda poderão ser concretizados com maior eficácia. 

2. Apresente clareza ao cliente

Ser claro na comunicação é fundamental para obter sucesso em um serviço de call center. Para isso, a objetividade dos argumentos dos funcionários da sua empresa deve vigorar durante toda a conversa, demonstrando claramente todos os itens do serviço oferecido, valores, vantagens e possíveis promoções.

O ideal é surpreender o cliente com uma informação preciosa. Por isso, os gestores devem estimular os funcionários a se expressarem da melhor forma possível. Uma dica é pedir que treinem com amigos e familiares sobre os produtos vendidos ou que avaliações sejam feitas antes de ocorrer o contato direto com o seu público-alvo. 

Afinal, o treinamento lapida os talentos em direção à excelência, ou seja, ofereça cursos e motive os colaboradores a sempre buscarem o aperfeiçoamento profissional.

3. Use a escuta reflexiva

Inúmeros clientes recebem ligações de call centers na defensiva e logo encontram desculpas para se livrarem do atendente. No caso de soluções de problemas, geralmente se exaltam e querem uma resposta rápida.

Tudo vai exigir uma boa dose de paciência no rapport no call center. Uma dica eficaz é fazer com que seus funcionários ou prestadores de serviço coloquem em prática a escuta reflexiva.

Trata-se da arte de saber escutar quem está do outro lado da linha, compreendendo os seus problemas e necessidades, ou seja, o momento é de promoção de um laço afetivo.

Com isso em mente, faça de tudo para manter um relacionamento saudável com o seu cliente, deixando com que ele fale tudo o que precisar. 

4. Pesquise o contexto na hora da call

Quando o seu colaborador for realizar uma ligação, é importante informá-lo antes sobre uma prática essencial: a realização de uma pesquisa sobre o perfil do cliente e também o contexto da situação a ser negociada.

Caso seja uma cobrança, por exemplo, motive o funcionário a coletar todos os dados antes de efetuar a ligação. Dessa maneira, certamente novas oportunidades poderão surgir. Isso porque o conhecimento auxilia na comunicação, aumentando o grau de satisfação do consumidor junto à empresa.

Diante das nossas dicas, você pode perceber que o rapport no call center é essencial no relacionamento saudável com o cliente, ponto primordial para vender mais, criar vínculos e ainda fidelizar quem já está recebendo os seus serviços.

Ficou instigado com este post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e ajude seus amigos a colocar o rapport em prática!

Deixe uma resposta

Fechar Menu