Pesquisa de satisfação: você sabe como fazer pelo telefone?

Pesquisa de satisfação: você sabe como fazer pelo telefone?

Você, empreendedor, com certeza deseja ter uma clientela satisfeita com seus produtos e serviços, não é mesmo? Mas, como saber se seus clientes estão realmente satisfeitos? Uma das maneiras de identificar é por meio de uma pesquisa de satisfação pelo telefone.

Ao fazer essa pesquisa você vai saber quais são os pontos fracos e fortes da sua empresa e onde precisa mudar. Isso permite avaliar o negócio de forma que aperfeiçoe estratégias.

Então, como fazer seu cliente participar de maneira positiva de uma pesquisa de satisfação? Confira conosco nesta leitura as melhores estratégias a serem utilizadas.

Atendimento humanizado

Sabemos que a tecnologia ajuda muito as pessoas no dia a dia, mas ela também diminui a interação humana, deixando tudo mais robótico. Desse modo, ter um atendimento humanizado permite ter mais proximidade com o cliente.

Isso porque é por meio dessa pesquisa de satisfação que muitos casos de insatisfação com a empresa podem ser revertidos, pedir desculpas por inconvenientes causados e afins. Ao ser realizada por uma pessoa, mostra o diferencial entre as pesquisas feitas por máquinas.

Investir no treinamento da equipe que vai trabalhar com a pesquisa de satisfação é fundamental para um bom atendimento e bons resultado, de maneira que o cliente se sinta especial e valorizado.

Técnica de Rapport

A técnica de rapport já é uma forma utilizada entre as relações de amizades existentes. Isso porque nada mais é do que você falar de maneira amigável com o seu cliente, dar espaço caso seja necessário e manter o tom de voz o mais próximo do que ele está utilizando.

Isso é um ponto positivo a ser usado, pois o cliente sente-se mais confortável durante a ligação, já que o outro o respeita. Isso demonstra que há empatia e compreensão da posição do consumidor, que sente mais segurança para expressar a sua opinião na pesquisa de satisfação por telefone.

Questionário objetivo

Ter um questionário objetivo e sucinto é ideal para a eficiência na pesquisa de satisfação feita pelo telefone. Atualmente as pessoas não querem gastar muito tempo em ligações. Por isso, um ponto importante é fazer perguntas objetivas e que o cliente pode responder de maneira rápida e eficaz.

Se as questões feitas demoram muito tempo para serem respondidas e a ligação se prolonga, isso pode gerar irritabilidade e até mesmo levar o cliente a interromper a pesquisa no meio.

Encontre o melhor momento para falar com o cliente

Da mesma forma que falamos sobre a importância de a pesquisa ser objetiva e clara, as questões não devem demandar muito tempo. Também é necessário pensar no melhor momento para falar com o cliente.

Ao ligar e fazer a saudação, é preciso explicar qual o motivo de estar realizando aquela ligação. Também é necessário perguntar ao cliente se é possível fazer a pesquisa naquele momento ou se seria melhor retornar a ligação em outro horário.

Necessário dizer que é importante para a empresa entender a satisfação dos clientes em relação ao produto ou serviço adquiro. A pesquisa permite redirecionar a atenção para pontos que precisam ser melhorados e aqueles em que a empresa pode continuar investindo.

Enfim, a pesquisa de satisfação por telefone é uma ferramenta útil para as empresas avaliarem sua posição no mercado. Para isso, é necessário que seja realizada por profissionais qualificados, que fazem uso de uma linguagem humanizada e se mostram próximos do seu cliente.

Este post foi útil para você? Quer saber mais sobre assuntos como este? Acompanhe a gente nas redes sociais FacebookLinkedInYouTube e fique por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

Fechar Menu