Devo atender o meu cliente por Whatsapp?

Devo atender o meu cliente por Whatsapp?

Com a correria do dia a dia, os aplicativos de mensagens instantâneas chegaram para facilitar, não somente o lado pessoal, como também o profissional.

Devido a isso muitas empresas vêm optando por trazer aplicativos como o WhatsApp para o ambiente corporativo, para que o contato com o cliente se torne mais ágil e eficaz. Mas será que as empresas estão fazendo certo em atender os seus clientes por esse aplicativo?

Um cliente que entra em contato com uma empresa pelos aplicativos de mensagens instantâneas, buscam uma resposta mais rápida e a resolução do seu problema.

Para as empresas isso trouxe mais facilidade, já que muitas podem fazer negócios por ele, como aumentar as suas vendas e também deixar os seus clientes muito mais próximos.

No entanto, é importante ter alguns cuidados para que esse atendimento seja feito de forma eficaz e profissional. Com a cara da empresa. Separamos alguns pontos importantes para que você possa tirar suas dúvidas e se deve ou não atender os clientes por esse meio, confira!

Vantagens
As vantagens de atender os clientes via WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea são muitas e vão além da agilidade:

Atendimento pessoal e rápido: pelas mensagens chegarem instantaneamente do momento que é enviado, se você estiver online poderá responder a mensagem imediatamente sem deixá-lo em uma fila de espera.

Informação passada de forma mais clara: esses aplicativos permitem o envio de fotos, áudios e vídeos. O que facilitam ainda mais a comunicação.

>>Veja também: Você conhece os principais erros na gestão telecom? Veja aqui!<<

Não tem custo: um dos maiores benefícios do WhatsApp é que ele não tem custos, basta apenas ter um chip de qualquer operadora para usá-lo livremente.

A versão do WhatsApp Business, por exemplo, conta com diferenciais em relação à conta normal, e é perfeito para as pequenas e médias empresas.

É mais uma opção para o cliente: o bom de contar com esse tipo de aplicativo é que ele se torna mais um canal de atendimento ao cliente, entre os já tradicionais como o e-mail e o telefone.

Desvantagens
Apesar das várias vantagens, a utilização também conta com algumas desvantagens. Em menor número, claro, mas que pode fazer você repensar no seu uso em seu negócio:

Não é possível medir a satisfação do cliente: se você não questionar o cliente como o atendimento foi, não será possível verificar o grau de satisfação.

Cliente pode entrar em contato em momentos de lazer: se você usa o mesmo telefone pessoal para os negócios, poderá passar por situações em que o cliente entra em contato em momentos em que você não está trabalhando. O ideal nesse caso, é ter um aparelho exclusivo para a empresa.

Fora essas três questões, os aplicativos de mensagens instantâneas podem ser de grande valia para o seu negócio.

Eles auxiliam na resolução de dúvidas de forma fácil e sem burocracias de perda de e-mail ou telefonemas não atendidos. O cliente ficará mais satisfeito e a possibilidade de novos negócios será ainda maior.

>> Saiba mais: Por que o protocolo de atendimento é tão importante?<<

A Vivo Empresas possui planos de internet com uso de Apps como WhatsApp, Easy Taxi, Waze e Cabify sem descontar da franquia. Se conecte de forma mais veloz com os seus clientes, clique no link abaixo:

Ecotelecom

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu