You are currently viewing Afinal, o que é PABX e como ele se difere do PABX IP?

Afinal, o que é PABX e como ele se difere do PABX IP?

A realização das atividades cotidianas de uma empresa depende, fundamentalmente, de uma boa comunicação. Falhas nesse setor prejudicam o desempenho do negócio, gerando, inclusive, resultados ruins. Para que isso não aconteça na sua empresa, é importante que você saiba o que é PABX e como ele pode melhorar a comunicação com colaboradores e parceiros.

Essa central conectada a uma operadora de telefonia em linha direta funciona, basicamente, como um telefone residencial comum. A grande diferença fica por conta da possibilidade de conexão com linhas internas — os chamados ramais.

Além disso, o PABX permite atendimentos simultâneos sem a necessidade de diferentes linhas. Mas existem algumas maneiras de se conseguir isso. Tudo vai depender do tipo de central. O PABX IP, por exemplo, conta com recursos específicos, como os ramais virtuais.

Ficou em dúvida se sua empresa precisa de um PABX ou de um PABX IP? Então, siga a leitura do post e descubra as diferenças entre eles.

O que é PABX?

O PABX — analógico ou digital — recebe linhas convencionais por meio de operadoras de telefonia fixa. Entre suas funções estão:

  • controle das chamadas externas e internas;
  • identificador de chamadas;
  • chamadas em espera;
  • permissões de chamadas diferentes para cada ramal;
  • reuniões feitas pelo telefone;
  • bloqueio de chamadas a cobrar.

Além dessas funções, o PABX digital conta com recursos mais modernos, que eliminam ruídos e melhoram a qualidade das ligações, por exemplo. Ele também permite a discagem direta para ramal (DDR) e a conexão a linhas fixas.

>>Como escolher seu sistema PABX<<

Afinal, o que é PABX e como ele se difere do PABX IP - Ecotelecom

Como o PABX se difere do PABX IP?

O PABX IP — também conhecido como PABX virtual — conta com muitos outros recursos disponíveis. Isso porque ele funciona a partir de uma rede unificada em uma interface, como um provedor.

Ele é configurado por meio do browser de internet. Trata-se, portanto, de uma solução baseada na nuvem, o que possibilita o acesso a partir de qualquer lugar. Sendo assim, sua instalação acaba sendo muito mais rápida e seu uso mais simples, podendo, ainda, ser customizado de acordo com as necessidades da empresa.

Confira algumas outras diferenças entre esses dois tipos de PABX.

Gravação de chamadas

No PABX, esse recurso é disponibilizado somente com o auxílio de equipamentos externos e, mesmo assim, há um limite na quantidade de linhas e ramais que terão acesso ao gravador.

Já no PABX IP, a gravação de chamadas é um recurso nativo, que pode ser configurado e acessado de maneira simples.

>>Saiba como preparar sua equipe para a transformação digital aqui!<<

Acesso a ramal remoto

A capacidade ilimitada de ramais é outra diferença do PABX IP. O PABX, tanto o analógico quanto o digital, não conta com essa possibilidade. Além disso, como o PABX IP é virtual, podem ser configurados ramais remotos, o que permite que as equipes de diversas filiais realizem chamadas gratuitas.

Outra grande vantagem do PABX IP — que a estrutura clássica do PABX não permite — é que um vendedor que está na rua, por exemplo, pode receber chamadas de sua central. Para isso, basta interligar seu smartphone por meio de um aplicativo.

Integração com CRM/ERP

Com o PABX IP ainda é possível consultar ou encaminhar informações para softwares externos, como CRM (Customer Relationship Management) ou ERP (Enterprise Resource Planning), integrando e automatizando processos, rotinas e cadastros já existentes.

Essa função é pouco utilizada no PABX analógico ou digital, já que as integrações disponibilizadas são proprietárias, limitadas e não podem ser customizadas.

Enfim, existem diferentes tipos de PABX, cada um com suas características, mas sempre com o objetivo de organizar e melhorar a comunicação da empresa.

Agora que você já sabe o que é PABX e como ele se difere do PABX IP, fica mais fácil descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Este post tem 2 comentários

  1. Pabx

    Exatamente o que eu procurava, muito obrigada

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.