Afinal, o que é SAC 3.0 e quais são os seus benefícios?

Afinal, o que é SAC 3.0 e quais são os seus benefícios?

Sua empresa já está pronta para o SAC 3.0? Não sabe ao certo o que é isso? É o uso da tecnologia para entender o comportamento de seus consumidores, permitindo que preste um atendimento personalizado e automatizado. São máquinas e softwares trabalhando juntos.

Se você compreender o conceito e aplicá-lo corretamente, seu consumidor terá uma experiência satisfatória em relação à sua empresa.

A análise dos dados é crucial para estudar todos os canais de atendimento, desenhar o perfil de cada consumidor para entender semelhanças e diferenças entre eles, auxiliando, assim, nas estratégias e na forma de aplicá-las. Isso pode afetar, inclusive, a cadeia de negócios, com custos menores e vendas maiores.

Quais os desafios para o SAC 3.0?

Segundo informações do blog E-Commerce News, 78% dos empresários encontram dificuldades em mensurar os dados de atendimento ao cliente porque se gasta muito tempo para fazer isso. E como a avaliação não está sendo bem feita, 98% estão insatisfeitos com os resultados que obtêm, devido à falta de uma plataforma indicada para o processo. Softwares específicos fazem cruzamentos das informações com resultados precisos.

A tecnologia tornou-se o meio para aproximar empresas e consumidores e, por consequência, produtos ou serviços pelos quais os clientes buscam.

O que traz de vantagem?

Tantas mudanças podem trazer muitas inseguranças, mas veja quantos benefícios são proporcionados:

  • o conhecimento do cliente em suas compras, a sua interação com a empresa, a sua opinião sobre os produtos e serviços oferecidos;
  • esse contato permite que o marketing tenha um relacionamento mais próximo com o consumidor, transformando a relação entre cliente e empresa;
  • uma vez implantado, sua marca sairá na frente devido à carência do mercado em se preocupar exclusivamente com o cliente;
  • os indicadores servirão como metas para as equipes, orientando os objetivos a serem alcançados;
  • as redes sociais, os aplicativos de smartphones e os marketplaces tornam-se uma extensão de sua loja virtual para comercializar seus produtos;
  • com os dados sobre os clientes em mãos, sua empresa poderá oferecer novos produtos ou serviços e um pós-vendas de qualidade.

Como implantá-lo?

A busca por um maior relacionamento com seus clientes faz com que o “boca a boca” ocorra visando novas oportunidades de negócios, por isso é importante sua inserção. Para isso, é importante:

  • treinar sempre sua equipe para saber operar corretamente o sistema, mantendo-o atualizado;
  • estender o treinamento aos departamentos de finanças, marketing e ouvidoria, todos que fazem parte do processo para poder solucionar as dúvidas dos consumidores;
  • encaminhar o cliente para o setor que realmente resolverá o problema dele;
  • otimizar e monitorar todos os processos de atendimento com agilidade e qualidade;
  • investir em softwares que armazenam dados dos contatos dos consumidores, gerando relatórios e acompanhamento dos acontecimentos;
  • desenvolver conteúdos que respondam as dúvidas dos seus consumidores;
  • estar nas redes sociais para trabalhar a sua presença online.

Estudos realizados pelo Procon de São Paulo constataram que a maior parte das reclamações contra as empresas é devido à demora ou não entrega de mercadorias adquiridas. Não faça parte dessa estatística.

Aqui você aprendeu sobre a importância do SAC 3.0, suas vantagens e como implantá-lo. Impacte positivamente seus consumidores, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo.

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