Advogado do futuro: como a tecnologia auxilia o cotidiano do escritório

Advogado do futuro: como a tecnologia auxilia o cotidiano do escritório

O advogado do futuro é conectado e tem as ferramentas digitais como verdadeiras aliadas para prestar um melhor atendimento aos clientes. Tais características tornaram-se ainda mais evidentes com a pandemia e a necessidade de trabalho remoto.

Nesse sentido, conhecer as tecnologias disponíveis, a maneira como suportam uma atuação mais ágil assim como os parceiros mais capacitados para apoiar a transformação digital do escritório, tornaram-se fatores preponderantes para o sucesso do trabalho dos advogados.

Panorama do setor

Um estudo conduzido pela AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs & Legatechs), em agosto de 2019, identificou que as chamadas Lawtechs – startups dedicadas ao desenvolvimento de soluções para a área de advocacia – cresceram 300% em dois anos, alcançando a marca de 150 empresas no País.

Empresas mais tradicionais do setor também avançam na digitalização de seus processos rotineiros. Um levantamento conduzido pelo Centro de Ensino em Pesquisa e Inovação (CEPI), da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), divulgado em dezembro de 2018, ressaltou que 90% dos escritórios de advocacia entendem como relevante o uso de softwares em suas áreas de atuação.

No entanto, menos de 50% utilizam ferramentas digitais para auxiliar em atividades jurídicas e apenas 25% para geração automática de documentos.

Justiça conectada

Além de manter-se sempre atualizado em relação às mudanças nas leis que regem sua área de especialidade, o advogado do futuro também precisa ficar sempre antenado nas inovações tecnológicas pertinentes à sua rotina.

Na nova era digital, as demandas da sociedade impõem padrões distintos das tradicionais. Por isso, o mercado jurídico precisa se adequar a essa nova realidade, permeada por relações de trabalho e pessoais diversas.

Desta forma, o conceito de “advogado do futuro” está diretamente atrelado às premissas do futuro do trabalho. Em outras palavras, sua atuação se tornará cada mais eficiente com a inclusão da tecnologia em suas atividades diárias. E isso também se refletirá em uma maior conexão do escritório com órgãos de justiça e potenciais clientes.

A busca pelo aprimoramento no uso da tecnologia em prol da advocacia favorece a rotina de escritórios, mas também se aplica diretamente a outras instâncias do mercado. Assim principais instituições do setor caminham neste sentido para digitalizar processos e tornar a área mais eficiente.

O projeto Escritório Digital, liderado pela CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tem por objetivo possibilitar a consulta de processos e o acompanhamento de ações por meios virtuais. Para isso, os tribunais estaduais precisam estar integrados, assim como os escritórios de advocacia.

Atualmente 15 destas instituições estaduais já dispõem do serviço. Veja quais são no mapa abaixo:

Advogado do futuro: como a tecnologia auxilia o cotidiano do escritório - Ecotelecom Vivo Empresas

Para facilitar o trabalho

O Relatório Justiça em Números 2019, elaborado pela CNJ em agosto do ano passado, destacou que desde 2013 o número de processos autuados eletronicamente saltou de 30,4%, no primeiro ano de análise, para 83,8%, em 2019.

Além disso, o mesmo levantamento identificou que em 2018 ocorreu uma queda de 8,8% no custo da estrutura judiciária brasileira. Isso tem relação direta com a expansão dos processos digitais no Brasil.

Segundo análise do Fórum Econômico Mundial, divulgada em abril de 2020, existem dez principais tendências que foram impulsionadas pela pandemia da Covid-19. Entre elas estão Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e conectividade móvel e fixa de alto rendimento. Desta forma, atuações como o trabalho remoto, vendas via internet, telemedicina e atuação de escritórios de advocacia irão necessitar da estabilidade das redes para a troca de dados, por exemplo.

Para o  advogado do futuro, acompanhar a evolução tecnológica do setor será, cada vez mais, um aspecto inerente ao seu trabalho.

Para isso, os escritórios precisam investir na atualização de seu parque tecnológico, buscando soluções capazes de suportar o aumento do tráfego de dados e das cargas de trabalho ganhar produtividade e eficiência.

IoT para automatização de processos

Advogado do futuro: como a tecnologia auxilia o cotidiano do escritório - Ecotelecom Vivo Empresas

A Internet das Coisas, do inglês Internet of Things, vem ampliando rapidamente a sua presença no mundo corporativo. Por meio dela, diversos dispositivos se conectam e criam um ecossistema inteligente, que tem como essência a automação de processos.

Uma pesquisa da Logicalis, de março de 2020, identificou que, para 76% dos executivos entrevistados, até 2024, a IoT terá importância “alta” ou “muito alta” para os negócios.

No setor da advocacia, essa tecnologia posicionará o conceito de advogado do futuro de forma relevante, tornando-o parte da rotina. Como, por exemplo, permitindo que processos digitais e conectados possibilitem homogeneidade das ações, qualificação dos resultados e ampliação da eficiência.

Com processos digitalizados e automatizados por meio da internet das coisas, temas como agilidade em questões de burocracia, proteção de dados e a atuação conectadas com as constantes mudanças de políticas públicas possuirão maior assertividade.

Para isso, a Vivo Empresas oferece soluções de IoT baseadas na conexão M2M (machine to machine), que possibilitam a inovação tecnológica de escritórios. A solução permite o melhor gerenciamento de dados e monitoramento de informações em tempo real, inserindo um ganho de produtividade e inteligência para o negócio permitindo acesso a dados e atualizações sem a necessidade da presença física ou envio de documentos físico, por exemplo.

O advogado do futuro é colaborativo e conectado via Cloud

Com a globalização, o alcance as das empresas rompeu fronteiras físicas. E as soluções em Cloud ganharam mercado ao possibilitar acesso remoto a informações e sistemas, com camadas extras de segurança e agilidade.

No Brasil, esse cenário está em evolução e começa a se tornar parte relevante da rotina dos escritórios de advocacia.

Uma pesquisa produzida pela BSA, em janeiro de 2019, listou os 24 países que lideram o mercado de Tecnologia da Informação (TI) mundial. O Brasil saltou da 22ª posição em 2016 para a 18ª em 2018.

Além disso, os investimentos em Cloud ao redor do mundo também foram analisados pelo estudo. Em 2015, os valores correspondiam a US$ 67 bilhões. A projeção para o final de 2020 é alcançar a marca de US$ 162 bilhões, um crescimento de 241,8%.

Outro estudo conduzido pela SAS Brasil, em abril de 2019, apurou que 80% dos executivos acreditam que as operações de suas empresas estarão baseadas em Cloud nos próximos 12 meses.

Para ajudar os escritórios de advocacia a se estruturarem em meio a este cenário, a Vivo Empresas oferece soluções em Cloud que se adaptam às necessidades de cada operação, possibilitando uma atuação robusta e flexível. Além disso, permitem que as informações de clientes e parceiros tenham segurança nos processos de armazenamento e gerenciamento.

Com um amplo portfólio virtualizado, proporciona integrações completas, que se refletem diretamente no aumento da produtividade. Entre elas, os pacotes Microsoft 365, com ferramentas de trabalho colaborativas e presentes na nuvem.

Conectividade para escritórios e profissionais

Advogado do futuro: como a tecnologia auxilia o cotidiano do escritório - Ecotelecom Vivo Empresas

Três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet, de acordo com uma apuração da TIC Domicílios 2019, divulgada em abril de 2020. Esse cenário atual reforça que o acesso à web tem se tornado cada vez mais democrático. Ao todo são 134 milhões de internautas conectados no País, o que corresponde a um aumento de 41% em comparação aos últimos dez anos.

O estudo ainda identificou que os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso à rede: 99% do público navega na internet utilizando um aparelho celular.

No cenário corporativo, a conectividade se tornou fundamental para que escritórios de advocacia e seus profissionais fiquem mais próximos dos clientes se mantendo conectados independente se estão no escritório ou fora dele. Isso ocorre, pois o acesso a informações e dados se mantém constante, permitindo soluções mais ágeis.

Para melhorar a conectividade de escritórios de advocacia, a Vivo Empresas disponibiliza diversas soluções de Internet Dedicada e de internet móvel com os planos Smart Empresas, que se adaptam à necessidade de cada negócio e oferecem estabilidade e alta velocidade.

Conclusão

As tecnologias possuem impacto relevantes na produtividade, na agilidade de atividades rotineiras dos escritórios, condução de processos e no relacionamento do advogado do futuro com clientes e órgãos de justiça. Caminhar em sinergia com a tecnologia é um desafio para diversas profissões e caminhar nesse sentido possibilita maiores resultados.

Encontrar o parceiro ideal para ampliar a atuação digital de seu escritório de advocacia é primordial para o sucesso. A Vivo Empresas se dedica a oferecer as principais soluções com qualidade e eficiência.

Além de serviços de Conectividade, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga (com velocidade 4.5G e a hiperconexão de Vivo Fibra de até 1 GIGA), oferecemos um amplo portfólio de soluções tecnológicas, com as mais modernas ferramentas de Segurança da Informação do mercado.

Com mais de 1,5 milhão de clientes corporativos, disponibilizamos ferramentas relacionadas a Equipamentos, Big Data, Ferramentas de Colaboração, Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia e IoT.

Veja o que a Vivo Empresas pode fazer pela sua empresa e identifique como os escritórios podem avançar na jornada da transformação digital. Conte conosco.

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.