6 erros de gestão financeira mais comuns nas pequenas empresas

6 erros de gestão financeira mais comuns nas pequenas empresas

Quando as pequenas e médias empresas iniciam no mercado, têm uma série de procedimentos e tarefas para seguir. Ter uma boa gestão financeira é de suma importância para que tenham estabilidade a pequeno e médio prazo, e consiga crescer nesse período.

É importante que as empresas tenham ciência que o departamento financeiro precisa ser muito bem gerido para que o negócio se torne bem-sucedido. Claro, que aliada à uma excelente estratégia de negócio.  Mas infelizmente muitas têm dificuldade de administrar a sua gestão financeira e acabam tendo alguns problemas ao longo dos anos.

Para ajudar nessa tarefa selecionamos os 6 erros mais comuns de gestão financeira que, principalmente, as pequenas empresas cometem, confira.

Não ter controle de estoque

A falta de controle no estoque é um dos problemas mais comuns enfrentados por empresas que comercializam produtos e podem ocasionar problemas na gestão financeira. Muitas não atualizam o seu estoque corretamente e as saídas e entradas não são computadas.

O ideal que as empresas tenham em planilhas ou até mesmo programas para esse controle, evitando que sobre mercadorias ou até mesmo falte. Com essa melhoria, a tendência é que não se tenha gastos emergenciais.

Não ter um bom gerenciamento do lucro

É muito importante que uma empresa tenha uma boa gestão financeira no gerenciamento de seus lucros para que o valor seja sempre reinvestido e o negócio possa crescer. O ideal é que a empresa saiba o que exatamente pode gastar e como melhor gerenciar o dinheiro em caixa.

6 erros de gestão financeira mais comuns nas pequenas empresas - Ecotelecom - Vivo Empresas

Não saber separar as finanças pessoais das empresariais

Um dos erros mais comuns dos pequenos empresários é a falta de gestão financeira nas contas pessoais e empresarias, deixando tudo no mesmo montante. É importante que os empresários não confundam as suas finanças e deixem sempre tudo separado para que não se gaste mais do que o previsto e acabe tendo prejuízos na empresa.

Não gerenciar o fluxo de caixa

Quando você decide abrir uma empresa é ideal que planeje os próximos passos e tenha um fluxo de caixa de pelo menos 6 meses, pois como alguns tipos de negócios não conseguem retorno imediato, com esse valor a empresa consegue pagar os seus colaboradores e também as contas.

Nos primeiros meses, é importante realizar um acompanhamento de mais perto e analisar onde o projeto pode melhorar.

Não ter um bom plano financeiro

Antes de abrir qualquer empresa, o ideal é que o investidor tenha um bom planejamento financeiro, para que caso ocorra algum problema saiba perfeitamente como agir.

Não saber como cobrar

Um dos problemas das pequenas empresas é que não sabem exatamente como realizar a cobrança pelos seus trabalhos ou produtos. Muitas vezes, acabam se desvalorizando e tendo prejuízos. O ideal é que ela tenha uma boa margem de lucro sobre o serviço oferecido.

A Ecotelecom oferece vários serviços que podem melhorar a comunicação da sua empresa, conheça todos:

Ecotelecom

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, possui uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu