You are currently viewing Skype ou voIP: quais são as diferenças e qual escolher?

Skype ou voIP: quais são as diferenças e qual escolher?

No vasto campo da telecomunicação e de suas variadas possibilidades em razão das inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, vários gestores podem ficar na dúvida sobre qual o melhor serviço para escolher. Skype ou VoIP, eis a questão!

Muito utilizados por empresas, tais sistemas estão entre os preferidos para realização de atendimentos aos clientes, reuniões, treinamentos ou até mesmo para esclarecer pendências com fornecedores.

No entanto, apesar da proximidade entre o Skype e o VoIP, existem várias diferenças. Você sabe identificá-las? É o que mostremos neste post. Portanto, continue lendo e saiba fazer a melhor escolha para seu negócio!

O que é o Skype?

O Skype é um software que realiza a transmissão de mensagens, áudios e vídeos entre duas pessoas ou mais. Trata-se de uma categoria VoiP específica, com a qual os usuários podem fazer videoconferência ou audioconferência.

Com ele, também é possível compartilhar arquivos, podendo ser utilizados em diversos meios de comunicação, como celular, computador, tablet ou TV.

O sistema garante a segurança dos usuários por ser criptografado, além de ter bom desempenho, qualidade de imagem e áudio. O download é gratuito, mas é preciso que você conte com uma máquina com boa configuração tanto de placa de vídeo quanto de processador.

Skype ou voIP: quais são as diferenças e qual escolher? - Ecotelecom

O que é o VoIP?

O VoIP é um sistema de ligação via Internet voltado para empresas que fazem vários atendimentos ao mesmo tempo, sendo muito requisitado para call centers e telemarketing.

Esse meio de telefonia contribui com a otimização de atendimento, agilizando os contatos com clientes, fornecedores e até mesmo com colaboradores dentro de uma corporação.

Trata-se de um sistema que funciona por meio de um número de IP, responsável pela definição do código de sua Internet banda larga. É econômico, pois faz ligações a destinos distantes com valores locais, além de contar com vários planos voltados para necessidades distintas.

Quais são os prós e contras?

Apesar de serem bem similares, ambos os sistemas possuem aspectos positivos e negativos, que devem ser bem analisados para suprir adequadamente a realidade de cada empresa, assim como seus objetivos comunicacionais.

Em relação ao Skype, podemos citar como ponto favorável a gratuidade da instalação e os preços baixíssimos das ligações. Além disso, ele pode ser acessado por vários dispositivos.

No entanto, o Skype não conta com um suporte e nem é possível fazer várias ligações ao mesmo tempo, ou seja, seria impossível utilizá-lo em um call center, por exemplo.

Já o VoIP soluciona exatamente essa pendência: o sistema consegue reunir em uma central várias ligações, oferecendo inúmeras possibilidades. É possível gravar as conversas, destinando segurança jurídica à empresa, além de realizar encaminhamentos de chamadas e ainda fazer com que várias ligações ocupem um mesmo espaço.

Porém, o sistema precisa ser pago para ser instalado. Você ainda precisa possuir uma Internet banda larga, com rapidez e eficiência para destinar qualidade às ligações. Assim, caso a rede saia do ar, o VoIP também fica sem funcionalidade.

Skype ou VoIP? Qual escolher?

Diante dos argumentos apresentados, você pode se questionar: escolho Skype ou VoIP? A nossa dica é bem simples: conheça a realidade da empresa e suas necessidades.

Se o dia a dia corporativo exige muitas reuniões, treinamentos com pessoas que estejam distantes e contatos com fornecedores, o Skype resolve a demanda.

Agora, se você faz vários atendimentos a clientes, vende produtos, mantém inúmeros contatos comerciais diariamente e ainda realiza ligações diversas, opte pelo VoIP.

Skype ou VoIP, já escolheu o melhor para seu negócio? Então, compartilhe este post agora mesmo em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.