You are currently viewing Empreendedorismo: como a tecnologia amplia o sucesso

Empreendedorismo: como a tecnologia amplia o sucesso

O empreendedorismo é o grande sonho de muitos brasileiros. Contudo, conduzir o próprio negócio e se tornar um empresário de sucesso requer dedicação, atenção e a superação de vários desafios rotineiros.

Questões que envolvem a produtividade de equipe, eficiência de processos, melhor utilização de recursos e a otimização de serviços devem estar mapeadas dentro da empresa. Dessa forma, é possível criar um cenário de tomada de decisões ágil e assertivo.

Para que isso ocorra da melhor maneira, as tecnologias digitais se destacam como grandes aliadas. Com elas, as chances de prosperar crescem e a empresa pode evoluir de forma constante.

Assim, entender como as soluções tecnológicas podem auxiliar cada tipo de negócio é um dos pilares necessários para crescer e evoluir seu empreendimento. Quer saber como?

Empreendedorismo no Brasil

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é comum que existam diversos perfis de empreendedores e de negócios. A cada ano esse cenário se torna ainda maior, com mais pessoas ingressando nesse mercado.

De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado em junho de 2020, e que conta com o apoio do Sebrae,  2020, 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um negócio próprio ou em alguma empresa com até 3,5 anos de existência.

De forma geral, isso representa 38,7% da população entre 18 e 64 anos. Em outras palavras, 53,4 milhões de brasileiros trabalharão na criação, consolidação ou manutenção de um empreendimento.

Essa concentração dentro da sociedade cria um amplo cenário de formatos de atuação. Segundo estudo liderado pela Mindminers, divulgado em fevereiro de 2020, 38% dos empresários locais possuem um negócio físico, enquanto 20% estão no cenário online e 42% são donos de um modelo híbrido, que atua em ambas as frentes.

Crescimento

É importante apontar que as vendas no campo digital passam por um momento promissor. No cenário atual, pesquisa de agosto deste ano divulgada pelo BigData Corp. e pelo PayPal aponta um crescimento de 40,7% no comércio eletrônico brasileiro, puxada principalmente pelas circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19.

O levantamento ainda identificou as motivações que levaram ao empreendedorismo. Na liderança, aparece o desejo de ter mais liberdade e/ou autonomia (57%); seguido pela percepção de oportunidade (53%) e a vontade de deixar de ser empregado (35%).

Além disso, 19% se declararam frustrados com o mercado de trabalho tradicional e 18% viram o movimento como uma necessidade.

A grande parcela de atuação dentro do cenário digital amplia a necessidade da utilização da tecnologia como aliada, pois as soluções precisam acompanhar a rápida evolução dos negócios. Adicionalmente, necessitam se adaptar às novas necessidades de clientes e parceiros.

Assim, fica claro o papel central da tecnologia para melhorar o empreendedorismo ao longo da pandemia, uma vez que só essas inovações é possível crescer no comércio digital. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, houve um crescimento de 47% no faturamento do e-commerce do país durante o primeiro semestre de 2020.

Conectividade possibilita atuação constante

Mediante ao isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, a grande maioria das empresas precisou realizar investimentos para manter a operação no modelo de trabalho remoto.

Segundo levantamento produzido pela Capterra, divulgado em abril de 2020, 43% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram novas tecnologias para que suas operações se mantivessem. Além disso, outros 25% indicaram que já tinham planos de realizar tais modificações.

Entre as áreas que realizaram tais investimentos, destacam-se as empresas de: tecnologia da informação (53%), alimentação e hotelaria (50%), serviços financeiros (46%), marketing e comunicação (38%) e comércio e vendas (37%).

Empreendedorismo: como a tecnologia amplia o sucesso - Ecotelecom | Vivo Empresas

Em todos esses setores, a conectividade via redes móveis e fixas se mostrou muito importante, pois, com o distanciamento físico, a presença digital se fez ainda mais necessária e próxima.

Velocidade de internet e estabilidade de rede se tornaram primordial, uma vez que o suporte e atendimento constante a clientes e parceiros se mostram pilares importantes para a sustentabilidade dos negócios.

De acordo com relatório promovido pela consultoria Gartner, divulgado em abril de 2020, a tecnologia de ferramentas de colaboração se tornará essencial para a continuidade dos negócios, principalmente em áreas como gestão de equipes, relacionamento com clientes, acompanhamento remoto de resultados e alinhamento de processos.

Todos esses pontos necessitam de uma conexão de rede eficiente e ampla, para que os elementos do ecossistema estejam próximos e alinhados.

Colaboração favorece empreendedorismo sustentável

O estudo da Capterra também identificou que ferramentas de videoconferência, programas de assistência remota e colaboração online foram as principais soluções buscadas pelos empreendedores durante a pandemia da Covid-19.

A questão do trabalho remoto possibilita a otimização de tempo e a aceleração de projetos dentro das empresas. Em outras palavras, com os colaboradores podendo atuar juntos e simultaneamente, as demandas tomam um tempo de conclusão menor; ampliando as entregas da companhia em diversas áreas.

Um estudo produzido pela DMEXCO, divulgado em abril de 2020, identificou a importância das ferramentas de colaboração ao redor do mundo. O levantamento mapeou que, em 78% das corporações, soluções desse tipo já possuíam ampla disseminação entre os colaboradores.

Entre as mais utilizadas está o Microsoft Teams, parte do pacote Microsoft 365, que é utilizado para interação entre colaboradores, envio de arquivos e videochamadas. Para 45% dos respondentes, a solução apresentava melhores ferramentas e eram de preferência dos usuários.

Neste momento, no qual o isolamento social e a distância física fazem parte da rotina dos funcionários, essa conexão digital facilita a entrega de demandas e a resolução de problemas de forma ágil.

Internet das Coisas em prol do empreendedorismo

Outro tipo de solução importante e que estará cada vez mais presente na rotina das empresas auxiliando no crescimento delas é a IoT, também conhecida como Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português.

Um estudo produzido pela Zebra Technologies, divulgado em abril de 2020, identificou que 37% das PMEs brasileiras já fazem automação de processos por meio da IoT.

Esse tipo de operação impacta diretamente na relação com a segurança de dados, tanto na armazenagem como no tratamento. Isso significa que  as informações coletadas são parte importante das decisões corporativas.

A busca por inovação tem representatividade importante nos ganhos da empresa. Um estudo produzido pela Accenture, divulgado em novembro de 2019, identificou que as companhias que menos investiram em inovação tiveram perdas de 15% em potenciais ganhos e, até 2023, isso deve chegar a 46%.

Em outras palavras, negócios que não se beneficiam das a soluções tecnológicas tendem a perder espaço em um mercado tão competitivo.

Conclusão

Assim é possível relacionar diretamente o ganho de escalabilidade das empresas com a adoção de soluções tecnológicas da nova geração. Isso ocorre porque a inovação rompe com modelos tradicionais pouco produtivos.

A Vivo Empresas acredita que a tecnologia é a grande aliada do empreendedorismo, já que permite que novas soluções digitais sejam entregues aos consumidores, parceiros e usuários.

Para isso, contamos com um portfólio completo com serviços de conectividade baseado em redes móveis e fixas, além de soluções de IoT, ferramentas de colaboração em parceria com a Microsoft; assim como a locação de equipamentos para a infraestrutura digital necessários para apoiar a digitalização do seu negócio.

Também oferecemos soluções como Segurança, Big Data, TI, Gestão de Tecnologia e Cloud.

Atendemos às necessidades de sua companhia em prol do seu desenvolvimento constante e estável, independentemente dos desafios apresentados pelo mercado.

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Conheça também as nossas redes sociais: Instagram e Linkedin

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.