Volta às aulas 2021: saiba por que a tecnologia é aliada do ensino

Volta às aulas 2021: saiba por que a tecnologia é aliada do ensino

A tecnologia aplicada à educação nunca esteve tão em pauta. Recursos digitais são capazes de garantir dinamismo às instituições de ensino, além de terem sido cruciais para a continuidade dos estudos durante a pandemia. Aliás, pesquisas realizadas por casas de renome, como Pearson e Instituto Península, mostraram que esse período provocou mudanças irreversíveis no setor.

Ou seja, ferramentas, soluções e novos modelos, como o híbrido, provavelmente serão incorporados às rotinas das escolas. Na volta às aulas 2021, portanto, estará à frente quem se preparar para esse novo formato. Mas o que será preciso para isso? É o que contamos a seguir.

Volta às aulas 2021: previsões para os novos tempos

O estudo Global Learner Survey, elaborado pela empresa britânica Pearson, revelou que 80% das pessoas acreditam que a pandemia promoveu impactos irreversíveis aos ensinos fundamental, médio e superior. Quando se trata da digitalização da educação, o índice é ainda maior: 90% pensam que a aprendizagem online não será posta de lado depois que a crise sanitária acabar.

Uma pesquisa divulgada em dezembro de 2020 pelo Instituto Península mostrou que tal percepção também é recorrente entre os educadores. Para 44% deste grupo, o futuro da educação está atrelado ao ensino híbrido, modelo que combina aulas presenciais e online.

Esse cenário, entretanto, já faz parte do presente. Na volta às aulas 2021, as escolas se preparam para um retorno totalmente diferente dos anos anteriores. A experiência adquirida ao longo dos meses de distanciamento social mostrou que os recursos tecnológicos, além de contribuírem para a segurança, também são importantes ferramentas de aprendizagem.

Incorporá-los à rotina, portanto, deixou de ser um diferencial para algo mandatório. Para estar alinhado às novas expectativas para o setor, uma instituição educacional precisa ter, de acordo com estudo de tendências para 2021 realizado pela consultoria Gartner:

Volta às aulas 2021: saiba por que a tecnologia é aliada do ensino - Ecotelecom Vivo Empresas

#1. Educação remota

Por um tempo ainda indeterminado, o  ensino remoto será mantido na maioria das escolas e universidades, mesmo com a reabertura das instituições. Assim, a previsão é de que parte das aulas seja ministrada a distância, para garantir o distanciamento social e manter o compasso da transformação digital. Nesse sentido,  um excelente serviço de conectividade é fundamental.

Isso porque essa tecnologia é a responsável pela virtualização de programas, softwares, sistemas e dispositivos, de modo que possam ser acessados a partir de qualquer lugar do mundo.

Trata-se de um elemento essencial para a fluidez na comunicação entre todos os atores envolvidos no processo educacional (alunos, familiares, colaboradores e professores).

A independência do ambiente físico requer o uso de tecnologias específicas para suportar essa nova versão dos negócios“.

Desse modo, a conectividade se consolida como a base que permite o uso de elementos essenciais para essa nova era digital, privilegiando o uso de aplicações  ferramentas de trabalho e de colaboração.

Além disso, toda a operação será mais eficiente se os equipamentos utilizados forem sempre atuais. É um grande passo rumo à disponibilidade e ao aumento da produtividade das equipes. Essa modernização, no entanto, depende de investimentos, que podem ser minimizados se a instituição optar pela locação de dispositivos.

O aluguel de computadores, por exemplo, pode ser  enquadrado como despesa operacional (OPEX) e, assim, ser descontado do Imposto de Renda. Dessa forma, libera-se o fluxo de caixa para outras iniciativas  prioritárias.

#2. Dispositivos conectados

É importante que as instituições de ensino saibam extrair toda a potencialidade dos gadgets ligados à rede. Considerando-se, ainda, o ensino híbrido, além de contar com máquinas e tablets com capacidade de processamento adequada para as aulas online, a tecnologia também é fator fundamental nas aulas presenciais.

Para isso, é possível instalar câmeras e sensores nas salas de aula e áreas comuns para garantir que as medidas de distanciamento social sejam cumpridas.

Dessa forma, dispositivos inteligentes baseados em Internet das Coisas – ou IoT (sigla de Internet of Things) contribuem para a manutenção da saúde e do bem-estar de todos os envolvidos. Isso porque esses equipamentos são capazes de monitorar a ocupação de espaços, gerando dados em tempo real.

#3. Segurança

Proporcionalmente, o aumento da exposição digital amplifica a ocorrência de crimes virtuais diversos, tais como o roubo de dados. Por isso, o Gartner recomenda que todos os tipos de negócios, incluindo as escolas, reforcem suas estruturas de cibersegurança. Ou seja, que elaborem uma estratégia específica para garantir a segurança cibernética.

Além da implementação de ferramentas específicas para isso, os gestores devem estabelecer o uso de recursos protegidos por criptografia e outras importantes camadas de segurança.

Volta às aulas 2021: saiba por que a tecnologia é aliada do ensino - Ecotelecom Vivo Empresas

#4. Nuvem

As soluções em cloud permitem aulas remotas, o uso integrado de documentos e plataformas, a realização de cursos online e as interações, em tempo real, entre alunos e professores. Ou seja, é uma tecnologia prioritária para a evolução da educação neste cenário cada vez mais digital.

Além disso, ao migrar as cargas de trabalho para a nuvem, gasta-se menos com hardware, manutenção e armazenamento.

Conclusão

Já não restam dúvidas de que a volta às aulas 2021 será atípica. Isso porque a pandemia acelerou a transformação digital das instituições educacionais e mostrou que é capaz de impulsionar o uso da tecnologia na educação.

O modelo de ensino híbrido já é uma realidade, quando permeado por elementos que o viabilizam, como serviços de conectividade, ferramentas de trabalho e de colaboração, assim como das soluções em nuvem.

Além disso, equipamentos com capacidade de processamento adequada e dispositivos conectados, podem potencializar a segurança e a produtividade no modelo presencial.

Atenta a esse movimento, a Vivo Empresas vem fomentando a digitalização do setor educacional, comum portfólio abrangente e repleto de soluções desenhadas para atender às novas necessidades do segmento. Para isso, oferece serviços de Conectividade, aluguel de Equipamentos, Cloud e Segurança da Informação, além de Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI e Gestão de Tecnologia.

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.