Como uso inteligente de tecnologias digitais guiará sua empresa em 2021

Como uso inteligente de tecnologias digitais guiará sua empresa em 2021

O uso de tecnologias digitais está cada vez mais presente no mundo dos negócios. Do varejo às indústrias e até mesmo no agronegócio, inovações como IoT (sigla do termo original em inglês, Internet of Things) e a Inteligência Artificial ganham destaque, principalmente, por possibilitar a otimização de processos e a redução de custos.

Além disso, o manejo inteligente dos dados gerados a partir dessas soluções pode ajudar no desenvolvimento de estratégias corporativas mais alinhadas ao cenário econômico atual.

Assim pode incluir (mas não se limitar) a um planejamento voltado para o cliente. Isso porque, seja para a implementação de mobilidade e flexibilidade no negócio, ou para a criação de uma estrutura resiliente – esse último sendo especialmente importante – muitas companhias não estavam preparadas para uma crise como a causada pela pandemia.

Logo, é preciso ter um olhar atento às novas necessidades que surgiram após o primeiro grande impacto da COVID-19, bem como entender o momento de reestruturação que muitos empreendedores estão vivendo.

Assim, separamos algumas das principais tendências de tecnologias digitais que guirão de pequenas a grandes empresas nos próximos anos.

O impacto econômico das tecnologias digitais

Inegavelmente, a pandemia resultou em uma rápida evolução digital tanto para as companhias que já estavam integradas ao ambiente digital quanto para as que ainda eram voltadas à estrutura física.

Porém, mais do que isso, houve como consequência uma mudança cultural que exige a digitalização em diversos setores. Um bom exemplo é o do trabalho remoto que, segundo o estudo Predictions 2021, da Forrester Research, aumentará 300% em comparação aos níveis pré-COVID.

Outra situação que ilustra bem essa adaptação ao “novo normal” ocorreu já no período inicial de isolamento. Na época, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira transação via e-commerce, como mostra o levantamento da Ebit/Nielsen de julho de 2020.

Dessa forma, fica evidente que, no âmbito profissional, entram em cena a busca constante por processos ágeis, eficientes e flexíveis, além do atendimento instantâneo por meio de uma série de canais digitais.

Como uso inteligente de tecnologias digitais guiará sua empresa em 2021 - Ecotelecom Vivo Empresas

Por conseguinte, apesar do impacto econômico causado pela COVID-19, muitas organizações pretendem investir em tecnologias digitais mesmo no momento de recuperação econômica. De acordo com um artigo do IDC, 65% do PIB mundial deve ser digitalizado até 2022.

“Os investimentos em tecnologia feitos durante a pandemia garantirão que o ‘Próximo Normal’ que emerge seja muito diferente da economia pré-COVID. De fato, em 2022, 70% de todas as organizações globais terão acelerado o uso de tecnologias digitais, transformando os processos de negócios existentes para impulsionar o envolvimento do cliente, a produtividade dos funcionários e a resiliência dos negócios.”

Jyoti Lalchandani, vice-presidente do IDC

A previsão é de que os investimentos nessa transformação digital cheguem a cerca de US$ 6,8 trilhões entre 2020 e 2023.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.