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Vendas no exterior: saiba quais recursos você precisa para ampliar sua operação

Fazer sucesso em seu segmento de atuação é, sem dúvida, o objetivo de todo empreendedor. Agora, quebrar a barreira nacional e ampliar as vendas no exterior é um desafio ainda maior .

Para se preparar para essa nova etapa, a qualidade do seu serviço ou produto pode não ser o suficiente para se diferenciar da concorrência. Para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de toda uma operação específica – o que inclui o aprimoramento da infraestrutura tecnológica da empresa

O cenário atual, as tendências do mercado global e as melhores tecnologias para o seu negócio dar certo ao navegar por novos mares são os temas deste artigo.

Vendas no exterior: do Brasil para o mundo

O ano de 2020 trouxe desafios impensáveis para empresas de todos os setores.

Com isso, planejamentos de longo prazo tiveram que ser alterados do dia para a noite, assim como os modelos de trabalho foram ressignificados para diversas categorias profissionais.

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Mesmo assim, apesar do cenário desafiador, a nação tem dados animadores para quem pretende aumentar as vendas no exterior ou entrar neste mercado:

  • No ano passado, a balança comercial do País observou um superávit de US$ 50,9 bilhões. Ou seja, o Brasil exportou mais do que importou.
  • Esse valor representa uma boa alta em comparação com a balança de 2019, que testemunhou um superávit de US$ 48 bilhões;
  • Ao todo, em 2020, foram US$ 209,921 bilhões em exportações e US$ 158,926 bilhões em importações.

Para Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, “a forte resiliência das exportações brasileiras foi muito influenciada pelo ritmo de recuperação da região asiática, sobretudo a China”.

Esse padrão difere muito do observado no resto do mundo, onde o volume exportado foi mais duramente atingido que no caso brasileiro e a recuperação ocorre mais claramente a partir de maio de 2020.”

Olhando para 2021, os dados são bons para quem quer aumentar as vendas no exterior. De acordo com o governo, espera-se uma alta de 5,3% nas exportações e de 5,8% nas importações.

Como ampliar vendas no exterior usando a tecnologia

Para aumentar as vendas no exterior, é importante lembrar como a pandemia mudou a forma de comprar no Brasil. Dados da Report Neotrust mostram alguns insights:

  • Aumento de 112% em pedidos online somente no segundo trimestre de 2020; de 39 milhões em 2019 para R$ 82,8 milhões;
  • Crescimento de 104% no faturamento do e-commerce. De R$ 16,2 bilhões para R$ 33 bilhões também neste período;
  • Deste total de vendas, os novos e-shoppers (consumidores virtuais) têm participação de 24,2%.

O Google também fala da profunda transformação da última década nos meios de pagamento, com os cartões passando a representar 39% das transações financeiras.

Essa pesquisa também viu o dinheiro vivo cair em desuso, de 46% para 31% das transações.

Em 2020, inclusive, as buscas por links de pagamento e QR Code cresceram 375% e 103%, respectivamente, enquanto downloads de aplicativos de pagamento subiram 163%.

Com o lançamento do PIX, por exemplo, há todo um novo caminho para as empresas receberem pagamentos imediatamente.

Além das transações financeiras, o Gartner cita algumas tendências para 2021 e são um excelente ponto de partida para aumentar as vendas no exterior e se preparar para o novo cenário:

  • Nuvem distribuída;
  • Engenharia de Inteligência Artificial;
  • Segurança cibernética conectada.

Conectividade para sites mais estáveis

A conectividade é importante para garantir estabilidade na hora de começar as vendas no exterior.

Sistemas avançados com tecnologia de ponta ajudam a melhorar a produtividade, que é a base para a transformação digital do negócio.

De acordo com o Gartner, a hiperautomação, ou seja, a capacidade de deixar automatizado o maior número de atividades possível em uma companhia, é uma das tendências para 2021.

Isso só é possível, contudo, quando há o suporte de uma rede de equipamentos interligada realizando essas operações de maneira extremamente ágil, apoiados por uma conexão de ponta. Para exportar, o ganho de eficiência alcançado por essa automação se torna um diferencial de extrema importância.

A estabilidade do site da companhia, assegurada por uma boa rede, ainda é crucial para quem quer vender para fora do Brasil, pois permite evitar problemas como carrinho abandonado.

Quando se pensa em exportações, a competitividade aumenta significativamente e detalhes como o tempo de carregamento da página da empresa passam a ser cruciais.

Essa tecnologia ainda permite que profissionais trabalhem com mais mobilidade, o que é essencial quando se pensa em expandir.

Cloud para atuação à distância

De acordo com previsão do Gartner, os investimentos da TI corporativa em nuvem pública devem continuar avançando. Com isso, o investimento em serviços de cloud deve aumentar 18% em 2021.

Com essa tecnologia, é possível que um funcionário que esteja no exterior, por exemplo, possa acessar, simultaneamente, os mesmos arquivos de quem está em território brasileiro. Isso traz um ganho de mobilidade para a equipe que pode se tornar uma importante vantagem competitiva.

Além disso, essa solução permite elasticidade na capacidade de armazenamento de dados com facilidade, o que ajuda a comportar cargas extras de informações vindas de operações, transações e realização de serviços em novos mercados.

Entenda mais sobre os diferentes tipos de nuvem e qual o modelo ideal para reduzir custos e se beneficiar dessa tecnologia para expandir para fora do Brasil:

  • Nuvem privada: é um espaço virtual exclusivo feito sob demanda para as necessidades específicas de uma companhia e onde os dados são hospedados de maneira privada.
  • Nuvem pública: a infraestrutura é dividida com outras empresas. Seus dados, claro, estarão protegidos por dispositivos de segurança. A analogia é parecida com um prédio comercial: é como se você alugasse um escritório em um prédio, onde várias pessoas têm acesso ao edifício, mas você controla quem entra no seu escritório.
  • Nuvem híbrida: é o melhor dos dois mundos, onde você pode deixar dados mais sensíveis em uma nuvem exclusiva, enquanto outros dados podem estar em uma nuvem pública, trazendo flexibilidade e escalabilidade para que a empresa contrate exatamente o que precisa;
  • Multicloud: a vantagem do multicloud é trabalhar com diversos provedores, assim a empresa tem sempre a melhor solução à sua disposição. Quando se há mais de um provedor, é mais fácil de reduzir riscos, porque o tempo de resposta entre o servidor é menor e o multicloud costuma trazer valores mais atrativos.

Segurança da Informação para trazer proteção

Por fim, a segurança da informação é necessária para dar confiança ao cliente, mas também para a própria empresa, evitando ataques hackers e outras ameaças online.

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Vale lembrar que a responsabilidade pela proteção e gestão de dados de consumidores, funcionários e fornecedores fica com a companhia, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No exterior, existem legislações semelhantes, como é o caso do RDPG (Regulamento Geral Sobre Proteção de Dados) da União Europeia, que regula, entre outras atividades, a exportação de dados para fora do território europeu.

Assim, é crítico que as empresas estejam aderentes às legislações dos países em que comecem a operar e isso passa por uma robusta estrutura de segurança.

Elencamos cinco pontos que mostram a importância em investir na infraestrutura do seu negócio:

  • Ter especialistas para gerir dispositivos e políticas de segurança;
  • Prevenir a interrupção do funcionamento da sua companhia;
  • Evitar o vazamento de informações sigilosas;
  • Manter a imagem da sua empresa;
  • Proteger-se contra o sequestro de dados.

Conclusão

Depois de toda turbulência de 2020, o ano de 2021 promete ser de águas mais calmas e um cenário melhor para investimentos.

A expectativa é de alta nas exportações, o que torna esse um bom momento para pensar em expandir para fora do país.

Na hora de focar nas vendas no exterior, é crucial lembrar-se da importância de ter uma infraestrutura de tecnologia robusta e pensada para os diversos mercados.

A competitividade aumenta significativamente quando se navega no mercado internacional. Assim, a inovação surge para facilitar diversos desafios de quem pensa em expandir para fora do país.

Assim, a Vivo Empresas conta com expertise como líder em serviços de conectividade do Brasil, além de Ferramentas de Colaboração e tecnologias estratégicas, como IoT e Big Data, locação de Equipamentos de microinformática, TI e Gestão de Tecnologia.

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Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

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