Quer ser uma empreendedora digital de sucesso? Aposte na tecnologia

Quer ser uma empreendedora digital de sucesso? Aposte na tecnologia

Saiba como a tecnologia acelera o negócio e impulsionar sua jornada como empreendedora digital de sucesso.

Neste artigo, te damos dicas sobre como ser uma empreendedora digital de sucesso. Além disso, você verá como funciona esse tipo de negócio e o que deve fazer ao lançá-lo no mercado. O texto também te mostrará:

  • Como uma profissional que atua no meio digital deve agir.
  • Características que não podem faltar em uma excelente empreendedora digital.

O relatório Empreendedorismo Feminino no Brasil, feito pelo Sebrae, apontou que o país tem a sétima maior proporção de mulheres entre empreendedores que estão começando um negócio agora. A comparação foi feita com outros 48 países. Além disso, elas ainda respondem por 34% das 27,4 milhões de pessoas que trabalham por conta própria.

Um estudo feito pela BCG identificou que as startups fundadas por mulheres geram mais receita do que as criadas por homens. Ou seja, são ótimas opções para os investidores. Mas o que fazer para a sua empresa seguir pela mesma linha de sucesso? É o que mostramos a seguir.

O que é empreendedorismo digital?

Antes de partir para as dicas, é importante você saber mais sobre empreendedorismo digital. O tipo de negócio consiste em criar uma empresa que depende da internet para sobreviver. Pode haver a entrega física de um produto, mas o processo de compra acontece por meio da web.

Nesse sentido, por exemplo, é possível ter um e-commerce, produzir cursos online ou trabalhar com produção de conteúdo para diferentes plataformas. Ou seja, há diversas – e promissoras – possibilidades de atuação.

Uma das grandes vantagens de ser uma empreendedora digital é o fato de precisar, geralmente, de uma infraestrutura menor. Pense em uma loja, por exemplo. Montar um espaço físico exige maiores investimentos e mão de obra do que um e-commerce. Isso não quer dizer que você não irá investir, mas o tempo, os investimentos e até mesmo o horário de trabalho são outros.

Muitas das atividades, por exemplo, podem ser realizadas remotamente. Por isso, a economia. Você não precisa gastar com aluguel do espaço, deslocamento de funcionários, entre outros. Mas para que as atividades funcionem bem, é ideal ter uma boa conexão de internet.

Em todos os casos, empreender não é uma tarefa fácil. Exige tempo, investimento, paciência, conhecimento, estudo e muito jogo de cintura. Reunir todas essas características é essencial para uma gestora se destacar e fazer a empresa crescer. Para alcançar esse equilíbrio, é necessário ter muita dedicação.

Qual o segredo do sucesso do empreendedorismo feminino?

Não há uma fórmula mágica. Fases como pesquisa de mercado e elaboração do plano de negócio, por exemplo, são muito importantes.

Com tudo certo e definido, você precisa mostrar para o público, que na internet tende a ser muito maior, e por isso o desafio é se consolidar como especialista no assunto. É o que chamamos de “autoridade”. No entanto, conquistar esse título é algo que exige empenho.

Quer ser uma empreendedora digital de sucesso? Aposte na tecnologia - Ecotelecom - Vivo Empresas

Por exemplo, digamos que uma pessoa quer atualizar o roteador e não sabe como fazer. Então, ela digita no Google “como atualizar um roteador” e, assim, encontra um tutorial. Ela gosta tanto do material que, na próxima vez que for procurar algo, em vez de buscar na internet, vai direto para o seu canal.

Ou seja, ela reconheceu que o serviço que você prestou foi bom. É assim que se forma uma autoridade no assunto. Por isso, entregue conteúdo de qualidade. Pesquise, grave vídeos com convidados, tente fazer palestras sobre o tema. Você irá se transformar em uma referência, o que será muito benéfico para o seu site.

Este é um outro ponto que evidencia a importância de ter uma conexão de qualidade, já que será através dela que serão entregues estes conteúdos. Como o ideal é trabalhar com um cronograma de publicação, não se pode correr o risco não conseguir publicar por conta de uma queda de rede.

Estimule-se

Uma característica de uma boa gestora é a de conseguir estimular toda a equipe. No entanto, isso não é o suficiente para uma empreendedora digital. Explicamos o motivo: você também deve buscar a própria motivação,mesmo quando há obstáculos, buscando novas oportunidades sempre.

Uma empreendedora digital deve ser incansável e acreditar no potencial do negócio e de si mesmo. Caso aconteça algum problema no meio do caminho, o que é comum, não desista. Estimule-se, analise como conseguirá resolver, peça opiniões e siga em frente!

Saiba ouvir críticas

É essencial saber ouvir críticas. E transformá-las em algo benéfico para o sucesso do negócio. Você deve estar aberta a isso, uma vez que no ambiente digital é algo recorrente.

Não jogue, de cara, uma crítica no lixo. Avalie o que é possível fazer com ela, analise onde você pode ter errado e o que consegue melhorar daqui para frente. Além disso, peça a opinião das pessoas, justamente para receber esse tipo de retorno.

Pergunte para os seus colaboradores, familiares, amigos e profissionais que atuam na área. Com certeza será um conteúdo bastante rico.

Reconheça os erros

É importante reconhecer quando alguma atitude ou decisão que você tomou está errada. Não insista nos erros. Muitas vezes, vale muito mais dar dois passos para trás, por exemplo, para depois conseguir dar muitos deles para frente. A humildade, certamente, é uma grande característica de uma empreendedora digital.

Saiba avaliar oportunidades

O universo digital é muito rápido. Mudanças, parcerias e novos negócios surgem a cada dia – e você precisa estar ciente de tudo. Uma notícia no jornal, por exemplo, pode dar indicadores das preferências do seu público. E você consegue tomar decisões pautadas nesse tipo de conteúdo.

Quer ser uma empreendedora digital de sucesso? Aposte na tecnologia - Ecotelecom - Vivo Empresas

Por isso, é importante ter atenção, estar bem informada e buscar conhecimento sempre. Outra boa maneira de ficar de olho nas oportunidades é fazer contatos. Ser bem relacionada é uma das características mais importantes.

Escolha as melhores ferramentas

Você só será uma referência se conseguir se destacar. Além de ter uma ótima equipe, também é preciso ter ótimos serviços e ferramentas tecnológicas. A internet, por exemplo, é a primeira que deve ser considerada. Um negócio, sobretudo na esfera digital, precisa de uma boa conectividade – e disponibilidade. Por isso, é fundamental avaliar as opções e contratar aquela que está de acordo com os seus objetivos.

Identifique onde está o seu público

O meio digital é bem amplo. Neste cenário, é fundamental você saber identificar onde está o seu público. Afinal, você precisa se comunicar com ele. Verifique, então, se o melhor caminho é ter um canal no YouTube ou manter um blog, por exemplo.

Ser estratégica para saber chegar até os seus clientes em potencial faz de você uma empreendedora digital de sucesso.

Batalhe!

Nunca desista! Nem mesmo quando tiver percalços. Saiba reconhecer os erros, mas siga em frente. Mantenha a calma e batalhe, pois o meio digital pode render bons frutos.

E aí, o que achou do texto sobre empreender com sucesso? Siga o nosso perfil nas redes sociais e se mantenha atualizado. Estamos no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.