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Como fica o atendimento médico online no Brasil após a pandemia

O atendimento médico online não é novidade, nem a questão de sua regulamentação no Brasil que, há anos, é pauta de discussões políticas. Em março de 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a prática, mas apenas pelo prazo em que durar a pandemia pela Lei 13.989.

Apesar das longas discussões anteriores, com a necessidade da realização efetiva e emergencial do teleatendimento na esteira da pandemia de Covid-19, espera-se que, após, haja uma consolidação e aumento da atenção necessária ao assunto.

Nesse cenário, as tecnologias digitais ocupam um papel central, para que essa forma de consulta seja realizada com efetividade e segurança ao profissional e ao paciente.

Neste artigo, você vai entender como a inovação ajuda o avanço do atendimento médico online no Brasil.

A tecnologia é fundamental

Mais do que a consulta remota pontual, o atendimento médico online abrange a triagem de pacientes, a apresentação de orientações mais básicas e, ainda, o monitoramento de doentes crônicos, sem que seja preciso sair de casa.

De forma geral, o atendimento médico a distância tende a ser muito eficiente em situações como acompanhamento de exames, ajuste de medicação ou resolução de dúvidas rápidas de pacientes, dispensando a necessidade de encontro presencial.

Para a sustentação desse cenário, a conectividade e outras tecnologias digitais como as soluções baseadas em nuvem, são imprescindíveis para aproximar os profissionais da saúde de seus pacientes, seja lá onde estiverem.

Como fica o atendimento médico online no Brasil após a pandemia - Ecotelecom Vivo Empresas

Assim, uma conexão de internet de qualidade torna-se essencial para permitir a viabilização da consulta por meio de  dispositivos eletrônicos, de qualquer lugar e a qualquer hora. Com isso, garante orientação médica e acesso à informação, monitoramento, além de importantes discussões entre especialistas para tomada de decisões acertadas.

Ferramentas de trabalho e de colaboração: facilitando o atendimento médico online

E não é preciso investir em recursos muito específicos. De um modo geral, clínicas e hospitais podem se valer de aplicativos de comunicação já conhecidos, como WhatsApp e Facetime, ou oferecer ferramentas de trabalho e de colaboração mais robustas, como o Teams, disponíveis em um dos pacotes Microsoft 365 oferecidos pela Vivo Empresas

Outra ferramenta facilitadora do atendimento médico online é o prontuário eletrônico. Abrigado em ambientes de nuvem, como o OneDrive, permite que o especialista tenha acesso a todo histórico do paciente de forma ética e segura, a partir de qualquer dispositivo, a todo momento.

A prática da telessaúde também permite ao especialista emitir receitas de forma virtual, bem como atestados e pedidos de exame (Portaria nº 467, de 20 de março de 2020). Para isso, é preciso que o profissional disponha de uma assinatura eletrônica, validada por certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil.

Estruturando o atendimento médico online

Como vimos, contar com uma conexão de rede eficiente é primordial para permitir que as consultas remotas sejam estáveis, sem interrupções causadas por falhas da rede. Para isso, o investimento em um serviço de internet com ótima velocidade, como a hiperconexão de Vivo Fibra, de até 1 GIGA, assegurará o melhor custo benefício.

Valendo-se de sua expertise como líder em soluções de conectividade, a Vivo Empresas vem apoiando a digitalização de organizações de saúde diversos tamanhos e setores, nos mais diferentes estágios de maturidade digital.

Além de serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e da melhor Internet de banda larga do País (com velocidade 4.5G e a Vivo Fibra), oferecemos um amplo portfólio de soluções tecnológicas , com conexões de dados dedicados, alto desempenho, baixa latência, entrega da velocidade contratada e criptografia.

As soluções em Cloud também estão entre as prioridades. Isso porque o atendimento médico online exige o armazenamento virtualizado e  seguro de documentos digitalizados, proporcionando o acesso remoto a qualquer momento.

Outro ponto importantíssimo é a segurança da informação, considerando-se que prontuários e históricos médicos dos pacientes, assim como suas informações sigilosos. Por isso, é importante procurar soluções capazes de proteger sua rede contra ciberataques, tais como o Vivo Wi-fi Seguro e o Vivo Cyber Threats.

Dados que apontam para o futuro da telemedicina

Ainda é cedo para colher resultados assertivos, mas já é possível notar um crescimento significativo nos investimentos em tecnologia para implementação e sustentação do atendimento médico online. E também na aceitação do brasileiro.

A Startup Conexa, que oferece serviços de telessaúde para operadoras, clínicas e hospitais, tem apenas três anos de vida e sentiu um crescimento intenso durante a pandemia. Segundo declaração da empresa, em agosto já havia atingido 1 milhão de consultas.

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Já a TopMed, organização consolidada no setor, viu um aumento de 700% nos atendimentos da iniciativa privada. O número de clientes quase triplicou na comparação com o ano passado. Frente a esses dados, a companhia espera um crescimento de mais de 300% até o final do ano.

A Prevent Senior, dedicada ao atendimento de idosos, principal grupo de risco da Covid-19, investiu no atendimento remoto com a criação de um espaço físico de 350 metros quadrados para que profissionais de todas as especialidades possam realizar as consultas virtuais. Em julho, o número de consultas online estava em 3 mil por dia.

Por sua vez, o Hospital Israelita Albert Einstein, que atua com telemedicina desde 2012, contabilizava, em julho deste ano, 1,6 milhão de pacientes em sua base, atendidos por meio desse serviço. Com a pandemia, as consultas remotas saltaram de 70 para 1.000 por dia.

E essa é uma tendência global. De acordo com estudo sobre o futuro do setor até 2040, divulgado pela Deloitte, nos próximos sete anos a medicina online ainda será uma tendência em alta.

Segundo relatório da Global Market Insights, a avaliação mundial do mercado da telemedicina ultrapassará US$ 175 bilhões até o ano de 2026.

Conclusão

O atendimento médico online está sendo praticado e bem-recebido pelo brasileiro, como forma de tirar dúvidas, triar pacientes, monitorar doenças crônicas conhecidas e tratar problemas simples.

Com isso, tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes ganham em comodidade, ao serem atendidos sem sair de casa. E evitando-se o deslocamento ao hospital minimiza-se, por conseguinte, a disseminação do coronavírus.

Por motivos como esses, espera-se  que a prática se consolide após a pandemia. A perspectiva é que o hospital, cada vez mais, seja um espaço de tratamento de doentes graves. Para tanto, a medicina se apoia nas tecnologias digitais, que têm se mostrado eficientes e suficientes para garantir a prática segura da telemedicina.

Cada vez mais, a Vivo Empresas vem ajudando clínicas médicas, hospitais e laboratórios de exames a avançarem em suas jornadas de transformação digital .

Para isso, oferece diversos serviços de Conectividade, locação de Equipamentos de Microinformática, Soluções em Cloud e Segurança da Informação, além de Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e de Internet das Coisas (IoT).

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Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

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