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IoT: dispositivos conectados asseguram distanciamento de colaboradores

IoT: O isolamento social obrigou muitas empresas a organizarem suas equipes às pressas para o home office, modelo que teve boa aceitação entre os executivos. No entanto, aos poucos, as companhias se organizam para o retorno ao modelo presencial, mesmo que de modo híbrido.

Esse movimento implica na subutilização de alguns espaços físicos, o que demandará das companhias um esforço extra para otimizar os escritórios. Para isso, precisarão garantir que os locais de trabalho ofereçam às equipes toda a segurança necessária, seguindo à risca as orientações de higiene e proteção impostas pelos órgãos de saúde.

Neste artigo verá  quais soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) podem ser implementadas para estruturar um ambiente adequado aos profissionais.

IoT: dispositivos conectados asseguram distanciamento de colaboradores - Ecotelecom | Vivo Empresas

Como a IoT pode ajudar na modernização dos escritórios

Em julho, o Gartner divulgou uma pesquisa destacando que, até 2022, 60% dos profissionais em regime de trabalho híbrido priorizarão o retorno presencial a escritórios inteligentes, equipados com tecnologias capazes de assegurar seu bem-estar.

Ambientes inteligentes podem fazer os funcionários se sentirem mais seguros”, Gavin Tay, vice-presidente de pesquisa do Gartner

Um dos caminhos apontados pelo Gartner para tornar o escritório confortável e livre dos riscos de contaminação pela Covid-19 é apostar em soluções capazes de monitorar a saúde dos funcionários constantemente.

Por isso, a IoT está cada vez mais em evidência. Como exemplo, sensores podem analisar os movimentos de cada colaborador e detectar se o distanciamento mínimo obrigatório está sendo cumprido.

A tecnologia foi largamente utilizada por países como China e Alemanha para desempenhar funções semelhantes – e os resultados obtidos foram bastante positivos.

Além disso, ainda de acordo com o relatório do Garter, é possível “treinar” assistentes virtuais para torná-las agentes de promoção do bem-estar. Um aplicativo desenvolvido para este fim pode ser instalado pelos times, que passarão a receber avisos importantes sobre hábitos de higiene e informações relacionadas.

Recursos baseados em IoT ainda conseguem monitorar a qualidade do ar em tempo real e informar, por meio de dispositivos móveis, a situação às equipes. Estes são alguns exemplos citados pela pesquisa como possibilidades de modernização e adaptação dos escritórios nessa nova fase pós-isolamento.

“Estratégias com foco na modernização das instalações e na experiência do usuário moldarão as demandas de tecnologia”. Gartner, julho de 2020.

IoT como fator de proteção

Minimizar o contato físico e estabelecer o distanciamento social foram duas das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do coronavírus.

Tais orientações devem permanecer em alta nos próximos meses, o que já obriga as organizações empresariais a pensarem em maneiras de viabilizar esse novo direcionamento.

Assim, recursos tecnológicos baseados em IoT podem ser implementados no ambiente corporativo para ajudar gestores de pessoas a se organizarem nessa esfera, uma vez que asseguram ganhos em eficiência, automação e produtividade.

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Com a ajuda da internet das coisas, os espaços podem ser avaliados em tempo real, favorecendo a agilidade na correção de problemas.

Até 2027, o mundo terá 41 bilhões de dispositivos conectados, diz o estudo The Internet Of Things 2020, divulgado em março de 2020 pela plataforma Business Insider Intelligence. Tal indicador assegura que não se trata de futurismo, mas de soluções reais e adequadas ao contexto em que vivemos.

Soluções eficientes

O Marketing Dinâmico, da Vivo Empresas, por exemplo, disponibiliza monitores em locais estratégicos para a exibição de mensagens personalizadas, com uma linguagem visual customizada para cada instituição cliente.

Além disso, todo o conteúdo é atualizado em tempo real. A ferramenta é eficiente para evitar a exposição desnecessária das equipes.

Aliás, assim como a minimização da proximidade física é uma das premissas da pandemia, a conectividade tem se destacado como um elemento-chave nesse novo cenário (e essencial, também, no período pós-crise). Sendo assim, é inevitável disponibilizar canais de comunicação que vão além do meio físico.

Para isso, o Social Wi-Fi, outra solução da Vivo Empresas, oferece acesso gratuito à internet a visitantes, fornecedores e clientes. Ou seja, viabiliza o envio de informações entre diferentes públicos, reduzindo o contato. É possível utilizá-la nos escritórios para transmitir mensagens de comunicação interna, por exemplo, ou avisos dos Recursos Humanos, entre outras aplicações que reduzem o contato.

Essa comunicação ocorre por meio do Captive Portal, plataforma capaz de conectar todos os envolvidos.

Monitorar é fundamental

Seja em escritórios ou em ambientes comerciais abertos ao público, o monitoramento não deve ser flexibilizado para preservar a saúde de todos os que circulam pelo local. E, ao que indica a pesquisa do Gartner, esse cuidado já está sendo reconhecido por profissionais e companhias de diferentes segmentos.

Realizar esse acompanhamento de maneira efetiva e constante é um desafio, que pode ser simplificado com a Internet das Coisas.

Com esse intuito, o serviço de locação de Equipamentos de IoT, da Vivo Empresas, permite que as organizações façam a gestão dos ambientes de maneira remota.

Com baixo custo de manutenção, será possível realizar o controle de acesso ao ambiente em datas e horários não autorizados.

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Além disso, o sistema possibilita a integração de diferentes recursos, como câmeras e sensores de presença, em uma mesma plataforma de gestão. Os ambientes poderão ser monitorados em tempo real pelo celular ou tablet.

A seleção de dispositivos inclui câmeras, alarmes e sensores, tais como:

  • Smart Central: gerencia a comunicação entre os sensores e facilita a configuração do sistema (possui sirene embutida);
  • Sensor de Movimento: detecta a presença de movimento em ambientes internos e envia notificações para o celular cadastrado;
  • Sensor de Abertura: quando instalado em portas, janelas ou gavetas, detecta sua abertura e notifica o proprietário em tempo real;
  • Smart Câmera Wi-Fi: monitora todo o ambiente e também envia notificações em tempo real em casos de ações suspeitas;
  • Smart Câmera 360 Wi-Fi: monitoramento em alta definição, com cobertura de 360º em menos de três segundos. Tem visão noturna e microfone.

Ademais, a equipe da Vivo Empresas ainda proporciona ao cliente a realização de um estudo sobre como otimizar o layout do escritório para atender às recomendações da OMS.

Oportunidade de receita adicional

De acordo com o estudo, profissionais que não desejam trabalhar remotamente serão os primeiros a se beneficiarem. E aqui está mais uma possibilidade de negócio. Dessa forma, as empresas poderão alugar salas ou espaços para colaboradores de outras empresas que não estão satisfeitas com o home office. Seria uma espécie de coworking.

As organizações podem oferecer espaços de escritório vazios para fornecedores, apresentando-os como saudáveis ​​e inteligentes, sustentáveis ​​e capazes de serem gerenciados a partir de tecnologias e ferramentas adequadas”. Rashmi Choudhary, analista de pesquisas do Gartner.

Conclusão

O uso de soluções de IoT para promover a saúde e o bem-estar de colaboradores – e dos ambientes de trabalho em geral – é apontado como uma forte tendência.

Assim, companhias que aderirem aos recursos baseados nessa tecnologia conseguirão resguardar suas equipes, agilizar atendimentos e até mesmo gerar uma renda extra.

Diferentes ferramentas podem ser empregadas para isso – desde câmeras de monitoramento a sistemas de comunicação digital. Nesse novo cenário, implementar dispositivos conectados em seu parque tecnológico e fazê-los trabalhar em favor da produtividade e da saúde dos times será essencial.

Atenta a esse movimento, a Vivo Empresas mantém um portfólio abrangente nessa área, com soluções desenhadas para atender às novas necessidades do mercado.

Além disso, oferece soluções completas de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI e Gestão de Tecnologia.

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Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

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