O faturamento de uma empresa tem relação direta com a gestão da equipe de vendas, pois os vendedores são a linha de frente do seu negócio.
No entanto, gerir essa força de vendas exige algumas práticas capazes de impulsionar os resultados, como adotar metas ambiciosas (mas realizáveis), padronização dos processos, entre outras medidas. A seguir, vamos mostrar algumas dicas eficazes para obter alta performance nesse sentido. Acompanhe!
Padronize os processos de vendas
Todas as etapas de venda precisam ter um roteiro do que é preciso ser feito para que o objetivo principal daquele estágio seja alcançado. Para padronizar os processos você deve determinar os seguintes procedimentos:
- O que seu vendedor fala no telefone;
- O que seu vendedor apresenta em uma reunião com o cliente;
- Quais os argumentos na hora de uma negociação.
Seja em uma ligação, durante uma negociação ou fechamento do negócio, é preciso assegurar que todas as etapas de venda tenham o mesmo padrão, independentemente de quem estiver atendendo o cliente.
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Selecione perfis diferentes de vendedores
Todo gerente comercial está empenhado em contratar os melhores talentos disponíveis no mercado. No entanto, formar uma equipe apenas com os vendedores mais experientes e ávidos por bater metas pode transformar o negócio em uma verdadeira disputa de quem é o melhor, deixando os resultados em segundo plano.
Por isso, às vezes é mais aconselhável um vendedor mediano e com senso de trabalho em equipe, do que um excelente e individualista, por exemplo. Assim, contratar pessoas com objetivos e ambições alinhadas com os da organização é o primeiro passo para organizar uma equipe de alta performance.
Planeje as tarefas com antecedência
Planejar o dia com todos os detalhes antecipadamente é imprescindível. Para isso, inclua o horário para almoço, pausas para o café e pequenas reuniões com a equipe. Reserve também um tempo para resolver possíveis imprevistos e problemas urgentes que podem surgir durante o expediente.
Para que o planejamento funcione, os vendedores precisam entender que tudo o que foi escrito no papel, ou seja, que está determinado na rotina de vendas, precisa ser concluído. Logo, as tarefas não podem ser postergadas. Entendido isso, a gestão fica muito mais tranquila e os vendedores têm tempo suficiente para realizar todas as suas obrigações.
Tenha um plano de metas realista
Não trace metas ambiciosas demais que não possam ser cumpridas, e sim, objetivos que a equipe possa realizar, de fato, com parâmetros claros e bens definidos. Além disso, toda e qualquer decisão a esse respeito deve ser dialogada, de forma democrática e transparente com todo o grupo. Afinal, são os colaboradores que concretizarão o que for decidido.
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Incentive a produtividade
Mostre para cada um de seus colaboradores as suas forças e pontos que precisam ser melhorados para que a sua equipe siga progredindo. Também é importante comemorar quando os resultados (mesmo que pequenos) forem alcançados. Isso faz com que sua equipe de vendas se sinta ainda mais parte do negócio.
Ao colocar as dicas deste post em prática, você vai conseguir organizar seu dia a dia e gerenciar sua equipe de vendas da maneira mais adequada, obtendo os melhores desempenhos e resultados.
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