Vendendo pelo telefone: como usar esse canal para aumentar as vendas?

Vendendo pelo telefone: como usar esse canal para aumentar as vendas?

Já parou para pensar que o telefone pode ser um grande aliado às vendas em sua empresa? Por meio desse canal é possível expandir o alcance dos seus negócios a um custo de investimento relativamente baixo.

Entretanto, para se assegurar de que esse investimento lhe trará o retorno esperado, é necessário ter atenção em alguns pontos.

Acompanhe essa leitura para descobrir as melhores estratégias sobre vender pelo telefone.

Ofereça treinamentos e incentivos ao time de vendas

O pessoal responsável pela comunicação com os possíveis clientes deve agir de maneira humanizada, de forma que o potencial cliente se sinta confortável com a conversa.

A impressão que o operador passa é a impressão que o ouvinte terá da empresa como um todo. Por isso é muito importante que o time de vendas se sinta motivado e seguro em sua função.

Defina seu público alvo

Esse é um passo crucial para ter sucesso ao vender pelo telefone: saber com quem falar. Sendo uma empresa ou uma pessoa física, certifique-se de que está ligando para alguém que possui uma demanda ou interesse em seu produto/serviço.

Uma boa forma de fazer isso consiste em aliar os times de marketing e de vendas. O pessoal do marketing traz as informações para sua empresa, e o pessoal da venda parte para a ação.

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Faça o planejamento

É interessante definir previamente como será conduzida a abordagem ao possível cliente. A conversa deve seguir um tipo de script, mas apesar disso, deve ser fluida e harmônica. No script devem estar inclusas as informações mais relevantes que possui sobre o cliente potencial, sobre o produto que está a oferecer e como você pode ajudá-lo.

A utilização de gatilhos de venda também pode influenciar no processo de negociação. Eles são pequenas frases utilizadas nos minutos iniciais da conversa com o intuito de atrair a atenção.

Vendendo pelo telefone: como usar esse canal para aumentar as vendas?

Persista, mas não insista

Por muitas vezes, as empresas erram nesse quesito de persistir VS insistir. Tudo isso pela questão de como é feita a abordagem com o cliente. É importante saber diferenciar ambas.

A persistência é a melhor ferramenta dos profissionais e empreendedores bem sucedidos, o oposto da insistência. É necessário persistir em clientes que você acredita ter potencial, por mais que a resposta dele, inicialmente, seja negativa.

Geralmente empresas insistem em alguns possíveis clientes apenas com o intuito de cumprir metas, fazendo com que a imagem da instituição fique ruim devido à insistência. Além disso, estará perdendo tempo que poderia ser investido em potenciais clientes.

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Mantenha um bom relacionamento

É importante estabelecer um relacionamento com seus clientes desde o momento em que ele demonstrou interesse pelo seu produto/serviço até o pós-venda. Não apenas pelo telefone, mas também por outros meios de comunicação como a internet, usando e-mail ou redes sociais.

Quando se mantém um vínculo com a clientela, é muito provável que ela volte a lhe procurar quando for preciso: seja para adquirir um novo produto, ou para tecer comentários sobre as vendas já efetuadas.

O telefone ainda é um ótimo canal para divulgar seus produtos e alcançar seus clientes. Com planejamento e inteligência, vender pelo telefone pode ser uma maneira muito útil e produtiva para aumentar suas vendas.

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