Sua internet está com instabilidade de sinal? Não consegue abrir os e-mails; enviar arquivos maiores; ou até assistir a filmes por streaming ou jogar videogame? O problema pode estar na operadora, que não oferece uma banda de qualidade, ou em seu ambiente de trabalho, com aparelhos que podem provocar interferências.
Antes de ligar para a assistência técnica, realize alguns testes e avalie se o problema está em sua empresa. Para ajudá-lo, neste post, vamos dar algumas dicas para solucionar possíveis interferências e obter uma boa conexão. Confira!
O que é a instabilidade de sinal e por que ela ocorre?
A instabilidade é a ausência de um sinal constante e seguro de conexão.
Para ser estável, ele depende de inúmeros fatores — como o número de usuários online ao mesmo tempo, os tipos de arquivos acessados, a localização e configuração dos roteadores, a topologia das redes, se a internet é de cabo de cobre ou fibra ótica etc. Tudo isso influencia no tráfego das informações.
Sinal de Internet: Quais são os problemas causados?
Dentre os problemas causados, estão a falha na conexão, dificuldade para abrir páginas, demora e erro para fazer downloads e uploads, problema para assistir a vídeos ou visualizar imagens etc.
Em resumo, o fluxo de tarefas fica muito lento ou inexistente, atrasando os processos de trabalho dentro da empresa.
O que pode ser feito?
Para encontrar uma solução, muitas vezes, é preciso que um técnico realize diversas avaliações. Porém, há alguns passos que podem ser feitos pelo próprio usuário.
Atualize o firmware
Firmware são configurações que fazem o computador funcionar. Por isso, se houver programas desatualizados ou trabalhando de forma incorreta, sua máquina terá problemas de desempenho.
Assim, o primeiro passo é verificar se todos os programas estão atualizados.
Altere as configurações do modem
Às vezes, por conta de alguma instabilidade, o modem não opera como deveria. Observe as luzes que acendem e veja se estão todas funcionando.
Se necessário, reinicie as configurações para retornar ao desempenho normal. Para isso, desligue o aparelho, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente. Se não souber configurá-lo, solicite suporte técnico da operadora.
Examine os cabos
Cabos danificados alteram a transmissão do sinal de internet. Por isso; veja se não estão quebrados, embolados ou desencapados,; e use presilhas de plástico para separá-los e evitar que estraguem.
Utilize senha
Se a sua internet não tem senha; ela pode ser alvo de hackers e de pessoas que roubam seu sinal, dificultando a qualidade da conexão.
Use senha com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, mas personalize-a de forma que você se lembre dela depois!
>>Como encontrar bons planos de telefonia para a empresa?<<
Coloque o roteador em posição estratégica
A conexão da internet é wi-fi? Então; deixe roteador e repetidores em um local onde o sinal possa ser distribuído para todos os cômodos; evitando que portas, paredes e móveis interfiram.
Opte, também, por utilizar aparelhos compatíveis com o sinal de rede emitido.
Mude de provedor
O número de usuários interfere na qualidade e velocidade da conexão. Uma possibilidade é modernizar sua internet, contratando a opção de fibra ótica, que oferece um serviço de maior qualidade e estabilidade com 100% de velocidade.
Melhor Sinal de Internet: Opte pela internet dedicada
Muito utilizada no ambiente empresarial, a internet dedicada oferece o serviço total contratado, evitando perda de produtividade e oscilação de sinal.
Instalada por fibra ótica ou rádio, ela pode ser integrada à telefonia VoIP, reduzindo custos e falhas nas ligações. Além disso; qualquer problema terá suporte 24 horas da empresa contratada.
>>5 coisas que você precisa saber sobre a internet por fibra ótica<<
Como obter a internet dedicada?
Para contratar a internet dedicada, é preciso avaliar os serviços oferecidos pelas operadoras, como:
- velocidade de banda — quantidade de megabits, gigabits e terabits ofertada e entregue 100% para sua empresa;
- disponibilidade do servidor — tempo de sinal disponível, sem quedas;
- atendimento — suporte para resolver qualquer problema;
- IPs fixos — links dedicados para que a empresa instale servidores próprios (com acesso externo) ou o próprio site.
Como vimos, a instabilidade de sinal da internet pode prejudicar o fluxo de trabalho da sua empresa. Porém, muitas vezes, o próprio usuário pode resolver esse problema, sem precisar esperar pelo técnico da operadora.
Gostou deste texto? Se quiser saber mais sobre como melhorar a internet do seu negócio, entre em contato conosco!
Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!
Sobre a Ecotelecom
Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e Notebooks, Internet Móvel e também Office 365
Pingback: Confira 4 benefícios trazidos por uma auditoria em telefonia - Ecotelecom
Pingback: 5 dicas antes de contratar um link dedicado - Ecotelecom