Redução de custos para pequenas e médias empresas: 6 dicas importantes!

Redução de custos para pequenas e médias empresas: 6 dicas importantes!

Em tempos de crise econômica, é muito comum que donos de pequenas e médias empresas tomem algumas atitudes visando diminuir os custos. O foco, portanto, deve ser no controle dos gastos e na economia de dinheiro. No entanto, a redução de custos para pequenas e médias empresas nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando não há planejamento.

Uma gestão de custos responsável é essencial para conseguir realizar essa tarefa e garantir qualidade no serviço ou produto. Assim, é possível reduzir o preço final e tornar o negócio cada vez mais competitivo.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas importantes para que a redução de custos seja aplicada na sua empresa da maneira mais eficiente possível. Continue lendo e confira!

1. Conheça todos os seus custos

Algo que não se deve fazer em qualquer ação efetiva de redução de gastos em uma empresa é tomar atitudes impensadas, sem fazer uma análise de todo o processo.

É aconselhável ter uma visão geral de todos os gastos mensais do negócio. Faça uma lista e anote todos os custos, até mesmo aqueles menos importantes, que acontecem poucas vezes.

Liste todos, pois assim será possível conhecer todos os gastos e as despesas, o que vai ajudá-lo no momento de buscar alternativas para aplicar a redução. Atitudes como essas fazem com que nenhum recurso importante seja cortado, evitando prejuízos para a empresa.

2. Estude o seu fluxo de caixa

Após conhecer os custos, o ideal é fazer uma avaliação das finanças do seu negócio. Como assim? É simples. Basta conhecer bem o fluxo de caixa, ou seja, o registro de tudo aquilo que entra e sai da empresa.

Ao fazer uma análise geral, você vai perceber, por exemplo, que um dos produtos ou serviços não tem tanta saída quanto esperava, gerando prejuízos. Nessa etapa é bastante prático e seguro que a empresa conte com uma ferramenta ou apps que façam o controle do fluxo. Assim, não será preciso gastar tempo fazendo o levantamento manualmente.

>> Por que o clima organizacional é importante para sua empresa? <<

Redução de custos para pequenas e médias empresas: 6 dicas importantes!

3. Envolva os integrantes da sua equipe

Esse é um momento em que todas as pessoas da equipe precisam se envolver. O assunto é redução de gastos, logo, para ter um resultado efetivo, é essencial que cada um faça a sua parte na diminuição de despesas de consumo.

Para tanto, o ideal é que haja uma conversa franca com toda a equipe, explicando a situação financeira da empresa e expondo todas as metas que devem ser atingidas. Essa é uma maneira de convidar os funcionários a colaborarem.

4. Faça um gerenciamento das faturas de telefonia/internet

Algumas despesas como telefone e internet podem ser reduzidas. Não quer dizer que a empresa terá que fazer ligações controladas ou usar menos a internet. Existem outras soluções para melhorar esses hábitos de utilização.

Por exemplo, uma excelente alternativa é procurar uma operadora e selecionar um plano que atenda às necessidades empresariais, já que existem planos otimizados que realizam a gestão da melhor maneira possível. Escolha sempre bons prestadores de serviços para o seu negócio!

>> Quais são os desafios da gestão de telecom? <<

5. Escolha uma boa operadora e uma excelente empresa

Os grandes diferenciais de uma empresa que presta serviços de atendimento, consultoria e vendas para telefonia está no trabalho oferecido, na credibilidade e na competência. Por isso, é muito importante optar por uma que tenha, reconhecidamente, a melhor experiência em atendimento.

Para verificar a excelência da empresa, é recomendado fazer uma pesquisa de satisfação dos clientes no “reclame aqui” e analisar a reputação da empresa de acordo com os comentários.

6. Armazene os documentos online

Um gasto muito comum em diversas empresas é com itens de escritório. O papel e os custos com impressão, por exemplo, podem ser substituídos pelo armazenamento em nuvem de documentos. Você economiza papel e tinta de impressora de uma vez só.

São dicas como essas que fazem a redução de custos para pequenas e médias empresas ser efetiva e ter resultados incríveis, sem precisar perder qualidade ou sobrecarregar os recursos.

Gostou deste texto? Então aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim, você recebe as nossas atualizações direto na sua caixa de entrada!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Este post tem 27 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu