Quais são os principais tipos de discador automático para call center?

Quais são os principais tipos de discador automático para call center?

A rotina de um call center geralmente é de muito stress. Isso devido à grande quantidade de ligações recebidas e feitas, além da necessidade de lidar com todo tipo de reação e problemas relacionados aos clientes. Ademais, muitas vezes os atendentes se veem diante de contratempos que poderiam ser sanados com a ajuda da tecnologia. E o discador automático para call center pode ser a solução nesse sentido.

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma ferramenta que faz chamadas de maneira automatizada, com a finalidade de estabelecer um fluxo contínuo de ligações para cada atendente de contact center.

Existem, no mercado, algumas modalidades de discadores que podem confundir. Por isso, explicaremos neste texto quais são os principais tipos e suas funcionalidades. Continue acompanhando e boa leitura!

Preditivo

Esse é um discador automático que prevê quando o atendente vai estar disponível, iniciando múltiplas chamadas antes mesmo de ele desligar a ligação atual. Dessa maneira, quando a ligação é desligada, o agente recebe uma próxima chamada em poucos instantes.

Mas como ele faz isso? Bom, o sistema preditivo tem os indicadores da operação call center como base, principalmente o tempo médio das chamadas. Ele também usa os cálculos matemáticos e as regras do algoritmo preditivo para deixar a ligação seguinte “no ponto”, assim que o agente fica disponível.

Poder

Diferentemente do que acontece no sistema de discagem Preditivo, no Power aguarda-se o momento em que o agente estiver disponível e faz as múltiplas ligações. Assim, alcança uma chamada efetiva o mais rápido possível.

Esse é um sistema muito usado no mercado que tem, em algumas tecnologias, a detecção de sinalização a fim de detectar as ligações efetivas. Isso garante que os agentes recebam apenas os contatos bons.

Manual

Um sistema que ainda é utilizado em parte dos call centers. O operador é o agente das chamadas nesse formato. Ele tem total gestão de qual número pretende ligar, em que momento e quantas chamadas deseja fazer durante o seu expediente de trabalho.

Em call centers de atendimento VIP que tenham consultorias pessoais com um grau elevado de personalização no atendimento, esse pode continuar sendo um tipo de discador utilizado.

Visualizar

Esse sistema de discagem é usado, preferencialmente, em operações com uma quantidade menor de ligações e com índices maiores de qualidade e assertividade. Isso acontece porque, antes da ligação, o agente visualiza todos os dados do contato do mailing e faz a discagem.

O discador só dispara a ligação assim que o agente estiver pronto e pressionar o botão discar. Sendo assim, a eficiência das operações vai depender do nível de envolvimento e da análise dos relatórios.

Agentless ou URA Reversa

Esse é um modelo de discador automático para call center bem diferente, que usa uma URA de atendimento assim que a ligação é completada.

Dessa forma, após a interação do cliente com essa URA, as ligações são transferidas para uma fila de espera e encaminhada para atendimento com operadores. Tal sistema é muito usado em campanhas eleitorais, mensagens de utilidade pública e no governo.

Discador inteligente

Um dos princípios do discador inteligente é apenas ligar para os clientes que solicitaram contato, portanto, não disparam ligações sem esse critério. O mais relevante nesse discador é o momento ideal para fazer a chamada para o cliente que está interessado no serviço ou produto.

É muito usado em empresas do segmento de educação e serviços e em SAC e-commerce, por exemplo. Ele conta com filtro para evitar ociosidade do atendente.

Os discadores automáticos se encontram entre as primeiras respostas quando pretendemos melhorar a produtividade nos contact centers com o auxílio da tecnologia. São ferramentas que otimizam todo o trabalho, agindo a favor do negócio.

Enfim, o discador automático para call center fornece relatórios com informações que mostram se as metas foram atingidas e os pontos que merecem ajustes. Isso permite tornar as suas campanhas bem-sucedidas, mantendo a qualidade do atendimento na excelência.

E então, gostou do texto? Quer aproveitar a visita em nosso blog para continuar aprendendo? Então leia também o texto “Como fazer uma boa gestão de equipe de vendas? Confira aqui”.

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