A sua empresa oferece um clima organizacional saudável? Já realizou alguma avaliação para mensurar a satisfação de seus colaboradores? Considerar esses pontos é importantíssimo, afinal, pagar um bom salário não é suficiente para garantir a motivação dos funcionários.
O ambiente de trabalho dentro da empresa comandará o desenvolvimento da mesma. Nesse contexto, as relações interpessoais são criadas por indivíduos, assim, o clima organizacional traduz o conceito de percepção destas pessoas perante o comportamento dos colegas, das chefias e diretorias. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
Como saber qual o clima organizacional de sua empresa?
Basta aplicar uma pesquisa questionando a relação da pessoa com a empresa e colegas trabalho. É primordial conhecer quais fatores motivam ou desmotivam os funcionários.
É indispensável que a avaliação seja aplicada sem a identificação dos colaboradores e realizada pela área de Recursos Humanos (RH) da empresa ou por uma organização terceirizada competente.
Desenvolva as perguntas de forma direta. As respostas podem receber notas e serem dissertativas para entender melhor o que está ocorrendo dentro da empresa.
Avalie a satisfação dos funcionários por meio da pesquisa e apresente o resultado para toda a empresa. Complementarmente, proponha metas em todas as áreas dentro de um plano de ação para solucionar os problemas diagnosticados.
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Quais as maneiras para melhorar o ambiente de trabalho?
A organização precisa analisar a sua real situação para que possa criar estratégias visando aperfeiçoar os processos dentro dos departamentos, as políticas de recursos humanos e o desenvolvimento dos colaboradores, potencializando a produtividade e o crescimento. Contudo, ela tem de estar aberta a oferecer:
- ambiente apropriado para o trabalho: organização de informações para que não se perca tempo em sua busca, mesas e cadeiras adequadas, número de banheiros condizentes com a quantidade de funcionários, espaços limpos e de fácil acesso são alguns exemplos;
- pesquisa de clima organizacional para identificar as insatisfações e aplicar ações de melhoramento por diálogo com os colaboradores, fazendo eles participarem deste processo. Uma vez que a empresa demonstre interesse em resolver os problemas deles o índice de satisfação aumentará;
- benefícios como: plano de saúde e odontológico, vale-alimentação, vale-refeição, bolsa de estudo, auxílio-creche, dentre outros. O gestor não deve encarar isto como gasto e sim como investimento, pois colaboradores satisfeitos trabalharão engajados para trazer mais clientes e resultados para sua empresa;
- metas atingíveis para que todos possam lidar com as dificuldades que encontrarão nesta jornada. Avalie a situação do mercado e as reais possibilidades de cumprir o objetivo;
- capacitação para a equipe oferecer um serviço de alta qualidade, afinal, não basta apenas exigir sem proporcionar condições. O mercado vive em constante mudança, por este motivo o investimento em capacitação deve ser contínuo tanto na questão técnica quanto pessoal dos colaboradores. Sua empresa será a maior beneficiada;
- apoio a programas sociais e incentivo para que os funcionários participem, desenvolvendo o lado humano das pessoas. Pode ser doação de sangue, visitar um asilo ou orfanato, cuidar de animais abandonados, preservar a natureza. A sociedade ficará grata por estas ações.
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Percebeu a importância do clima organizacional?
Imagine como é trabalhar em uma empresa onde as pessoas não se entendem, a chefia grita com os subordinados e o salário é ruim, sem benefícios. Quem se sentiria motivado?
Por isso, é importante realizar a pesquisa de clima organizacional, preferencialmente em períodos onde a empresa esteja atuando sem nenhum evento que possa modificar o ambiente, como a semana do pagamento ou da perda de um grande cliente. Com os resultados constantes das pesquisas será mais fácil estabelecer um ambiente saudável, motivador e dinâmico interferindo diretamente na produtividade e no bom desempenho dos negócios.
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