O que é auditoria em TELECOM? Fique por dentro!

O que é auditoria em TELECOM? Fique por dentro!

As empresas que prestam serviço de auditoria em TELECOM têm sido cada vez mais procuradas, devido à extensa lista de reclamações por cobranças indevidas no Procon.

A auditoria TELECOM consiste em uma análise minuciosa das faturas de telefonia pagas, com objetivo de identificar possíveis incorreções com base nas condições contratuais para que possam contestá-las junto à operadora. Enfim, trata-se de um processo extremamente necessário dado o número de linhas e faturas existentes em uma empresa.

Ficou interessado? Continue a leitura deste post e descubra tudo o que você precisa saber!

Como funciona a auditoria em telecomunicações?

O serviço de auditoria em TELECOM, normalmente, é oferecido pelas empresas que trabalham com gestão de telecomunicações. Basicamente, é realizada a partir de um software que estuda e analisa as contas telefônicas de uma empresa para entender se todas as cobranças estão corretas. O consumo é verificado de acordo com as tarifas que foram contratadas junto à prestadora de serviços.

Por meio dessas auditorias, na maioria das vezes, são identificados erros de cobranças, discrepâncias ou uma inadequação do plano atual às necessidades da organização.

Havendo irregularidades, os valores são contestados junto à operadora pela empresa que realizou a auditoria, sempre embasada na regulamentação da Anatel, que define os direitos dos clientes e deveres das prestadoras de serviço.

Que tipos de problemas uma auditoria TELECOM pode resolver?

Diminuição de custos

Evitar pagamentos excessivos de taxas e encargos indevidos embutidos à fatura é um dos principais objetivos de uma auditoria. Ela pode encontrar linhas desativadas, contratos desatualizados (que podem ser renegociados), baixar custos e desafogar o orçamento da organização.

Automatização de processos

A empresa tem a oportunidade de gerenciar todas essas notas por meio de um sistema que atua de forma centralizada e automatizada.

Essa metodologia permite manter todas as despesas em ordem e servir como prova, caso seja necessário, para possibilitar o ressarcimento de pagamentos indevidos, ajudando a instituição a economizar, contribuindo para melhorar o fluxo de caixa e garantir rentabilidade.

Qual é a hora certa de contratar?

Fique atento se o valor pago sobe mês a mês sem uma explicação plausível. Este é o momento de contratar uma empresa de gestão de telecomunicações.

Esse serviço também pode ser adquirido em situações de expansão ou retração do negócio, isto é, ao elevar ou diminuir o número de linhas, servindo para evitar o pagamento por contratos ociosos ou pedir um ajuste no atual para que a organização não pague valores exorbitantes sem necessidade.

Dicas importantes

Fique de olho nos dados de faturamento fornecidos pelas operadoras. Essa é uma maneira simples de obter informações necessárias tanto para a auditoria quanto para o controle de gastos.

Por meio dos relatórios de cumprimento de contrato de telefonia fixa e móvel é possível acompanhar se os serviços prestados estão de acordo com os compromissos firmados.

Em caso de celulares e serviços cancelados, guarde os protocolos de cancelamento para contestar se a operadora continuar cobrando dois meses após o pedido de contestação. Esse é um período razoável, que garante que a linha foi cancelada por completo.

Auditoria não é consultoria

Não confunda auditoria com consultoria, pois um profissional de consultoria possui ligações com a operadora de telefonia, enquanto a auditoria é trabalho à parte, cujo responsável vem de uma companhia externa e não tem nenhum tipo de vínculo com a prestadora de serviços em telecomunicações.

Em suma, fique atento, pois essas informações são essenciais para qualquer gestor.

Agora você já conhece como a auditoria em TELECOM funciona, conheça também 4 benefícios desta ferramenta!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu