Uma das métricas de marketing que os empresários não podem deixar de acompanhar é o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), pois saber o quanto a organização gasta em estratégias de marketing e vendas a fim de converter potenciais consumidores em clientes é crucial para determinar o preço e moldar o próprio produto ou serviço.
Este artigo mostra como calcular esse custo que permite descobrir o quanto seu negócio está investindo para conquistar cada novo cliente. Confira!
O que é Custo de Aquisição de Cliente?
É um indicador de performance referente ao valor médio investido por um empreendimento para converter um novo cliente. Abrange o trabalho da equipe ao longo de todo o funil de vendas (atração de visitantes, nutrição dos leads, fechamento da compra).
Quanto menor for o CAC, mais vantajoso se torna o cenário para seu negócio, pois afeta a lucratividade, as metas de vendas e as ações de marketing. Confira quais outros indicadores têm relação com ele:
Retorno Sobre Investimento (ROI)
Saber quanto você gasta e ganha por cada cliente novo possibilita comparar esse valor com o seu orçamento e determinar o seu ROI.
Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV)
Tanto o CAC quanto o LTV levam em conta o ticket médio do cliente, mas o LTV também se preocupa com o faturamento total durante o tempo em que alguém foi cliente antes de abandonar a base. O ideal é que a proporção entre LTV e CAC seja 3:1 para empresas SaaS.
Monthly Recurring Revenue (MRR) ou Faturamento Mensal Recorrente
É dessa combinação de CAC, LTV e ROI que vem a maior parte do seu faturamento. Além disso, MRR e CAC são comparáveis pela métrica “Meses para Recuperar CAC”: quanto mais baixo o CAC, menor será o tempo para saldar o investimento.
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Custo de aquisição de Cliente: Como calcular o CAC ?
Um dos principais objetivos de muitos profissionais de marketing ao redor do mundo é calcular o Custo de Aquisição de Cliente e fazer com que ele tenha o menor número possível. A fórmula é muito simples:
CAC = soma dos investimentos / número de novos clientes.
Entretanto, para acertar no resultado é preciso saber o que considerar na hora do cálculo. Confira os principais fatores:
Investimentos
Considere apenas os valores aplicados diretamente na aquisição de clientes, ou seja, inclua as verbas destinadas às estratégias de divulgação, relacionamento e venda etc. e ignore, por exemplo, os custos com a área administrativa, SAC e desenvolvimento de produto. Estes são alguns exemplos do que levar em conta:
- salários dos colaboradores;
- comissões de vendas;
- treinamento da equipe;
- assinatura de softwares;
- compra de anúncios;
- materiais impressos;
- contatos telefônicos;
- aquisição de ferramentas;
- participação em eventos;
- assessoria de imprensa;
- viagens etc.
Clientes
Inclua no cálculo apenas os clientes conquistados diretamente pelos investimentos em marketing e vendas. Isso significa que a aquisição gerada por uma citação espontânea da sua marca por um blogueiro, por exemplo, não deve entrar no cálculo, já que esse canal não estava na estratégia da empresa e nenhum recurso foi investido para isso.
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Período
Estipule um período específico: pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou outra periodicidade mais coerente para o seu negócio. Uma dica: a análise mês a mês permite realizar melhorias mais rapidamente.
Passo a passo sobre o custo de aquisição de cliente
Seguindo os passos abaixo não tem erro.
- defina o período. Exemplo: do dia 1 de janeiro a 31 de janeiro;
- identifique todos os seus investimentos com marketing, vendas, e outras áreas (se houver atuação);
- faça o levantamento do número total de clientes conquistados no período definido;
- divida a soma dos investimentos pelo número de novos clientes conforme a fórmula apresentada;
- acompanhe a métrica regularmente e sempre tente diminuir o resultado.
Muito simples, não é? Com dicas deste artigo você nunca mais vai problemas para calcular o Custo de Aquisição de Cliente. Continue a visita em nosso blog e conheça 6 dicas para lidar com reclamações.
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